quarta-feira, 15 de maio, 2024
25.4 C
Natal
quarta-feira, 15 de maio, 2024

O legado de Chico Mendes

- Publicidade -
Carlos de Souza

Lá se vão 30 anos da morte de Chico Mendes. De lá para cá a floresta tem sofrido com o desmatamento regular para dar lugar a pasto e plantio. No próximo dia 23, bispos da igreja católica vão discutir isso no Vaticano. Então Chico Mendes continua relevante e muito.

Chico Mendes começou a trabalhar cedo nos seringais do Acre. Com 11 anos já ajudava no sustento da casa paterna. Mas também gostava muito de ler e se informar sobre as notícias do mundo fora da floresta.

Estou vendo aqui um artigo de Ricardo Carvalho, do site Bayer Jovens em que se lê: “Aos 12 anos, conheceu Euclides Távora, que havia participado de lutas políticas no Rio Grande do Norte e, perseguido pela polícia, havia se refugiado na floresta amazônica e foi bater nos seringais onde Chico Mendes trabalhava. Foi também nas infindáveis conversas com Euclides que o adolescente foi entendendo o significado e a importância da luta em defesa da terra e do meio ambiente”.

Mas na Revista do Brasil consta que Chico Mendes conheceu Euclides Távora Fernandes bem mais tarde que isso: “Alfabetizado aos 18 anos por Euclides Távora, um ex-integrante da Coluna Prestes, o jovem seringueiro aprendeu também a ler o que ocorria a sua volta. Ajudou a criar o primeiro sindicato rural do Acre, em Brasiléia, fundado por Wilson Pinheiro em 1976. Após o assassinato de Pinheiro, em 21 de julho de 1980, Chico Mendes, então vereador em Xapuri, exigiu Justiça pela morte do companheiro num contundente discurso. O então líder metalúrgico Luiz Inácio da Silva estava presente. O episódio deu subsídios para que a ditadura enquadrasse a ambos na Lei de Segurança Nacional”.

No site Memorial Chico Mendes tem muito mais informações sobre ele. “Em 1985 Chico liderou a organização do primeiro Encontro Nacional dos Seringueiros. Mais de 100 seringueiros criaram o Conselho Nacional dos Seringueiros como entidade representativa e elaboraram uma proposta original de reforma agrária: as Reservas Extrativistas”.

Entre 1987 e 1988 Chico Mendes ganhou o Global 500, prêmio da ONU, na Inglaterra, e a Medalha de Meio Ambiente da Better World Society, nos Estados Unidos e deu entrevistas aos principais jornais do mundo. Jornalistas e pesquisadores o visitaram nos seringais e difundiram suas ideias pelo planeta.

Em 22 de dezembro de 1988, em uma emboscada nos fundos de sua casa, ele foi assassinado a mando de Darly Alves, grileiro de terras com história de violência em vários lugares do Brasil.

Educação 
Deu no Estadão: Ao proibir, liminarmente, o canal de denúncias contra professores aberto pela deputada estadual catarinense Ana Caroline Campagnolo (PSL), em suas redes sociais, o ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal, afirmou que a parlamentar está “emanando chamamento” para “inibir” a “manifestação livre de ideias” na escola. O ministro suspendeu, na sexta-feira, 8, decisão de uma desembargadora do Tribunal de Justiça de Santa Catarina que, por sua vez, derrubou despacho de um juiz que vetava a publicação do “canal de denúncias” nas redes da deputada.
Água
Fique atento: Existe um Projeto de Lei que pretende obrigar as companhias de abastecimento de água a deduzir, das contas de consumidores cobrados com base em estimativa de consumo, os dias de interrupção do fornecimento. Para isso, o texto altera a Lei do Saneamento Básico (11.445/07). A proposta está em análise na Câmara dos Deputados. Os autores, deputados Weliton Prado (Pros-MG) e Aliel Machado (PSB-PR), lembram que a proposta decorre de texto (PL 4005/15) que tratava sobre o mesmo tema e foi discutido durante a legislatura passada. Segundo os parlamentares, é preciso corrigir uma injustiça. “Na prática, os consumidores acabam muitas vezes pagando por um serviço de água e esgoto que não utilizam em toda a sua plenitude.” A proposta tramita em caráter conclusivo e será analisada pelas comissões de Defesa do Consumidor; de Trabalho, de Administração e Serviço Público; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Energia 
O Brasil, os Estados Unidos e o México despontam como líderes na produção de energia eólica nas Américas, segundo dados recentes do Conselho Global de Energia Eólica (Global Wind Energy Council – GWEC, na sigla em inglês). Como um todo, as Américas do Norte, Sul e Central responderam por 25% do total da capacidade instalada global dessa energia em 2018. Segundo o GWEC, a capacidade instalada total de energia eólica nas Américas agora totaliza 135 GW – aumento de 12% em relação a 2017. A expectativa é que a procura por esse tipo de energia na região continue, e a organização prevê a adição de 60 GW em novas capacidades eólicas entre 2019 e 2023.

Saúde 

O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta voltou atrás na decisão de comprar aparelhos de eletrochoques para unidades manicomiais que voltarão a operar como antigamente. O Ministro, no entanto, mantém a decisão de ir de encontro ao movimento antimanicomial, que privilegia o tratamento dos pacientes em casa, junto com a família e atendimentos nas unidades de saúde em dias determinados.

Política 

Deu no Congresso em Foco: Os senadores Tasso Jereissati (PSDB-CE) e Kátia Abreu (PDT-TO) retiraram suas assinaturas do pedido de criação de uma comissão parlamentar de inquérito que se prestaria a investigar denúncias  envolvendo membros de tribunais superiores. O requerimento de instalação do colegiado, de autoria do senador Alessandro Vieira (PPS-SE), havia obtido o número mínimo de adesões (27 senadores) na última quinta-feira (7).
- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas