sábado, 20 de abril, 2024
25.1 C
Natal
sábado, 20 de abril, 2024

O legado de Geraldo Melo

- Publicidade -
Garibaldi Filho
Ex-senador da República
Quando tivemos que nos despedir de Geraldo Melo, no domingo (06/03), além do entristecimento de velarmos um amigo, também lamentamos a perda do ex-governador e do ex-senador para o Estado e o País. Geraldo Melo tinha inteligência, cultura e visão política que vão fazer muita falta. Sabedoria e capacidade de análise são escassas nos tempos que correm, não só no cenário nacional. Essas características não lhe estavam ausentes.
Mas, em um momento assim, no qual perdemos alguém com tamanha referência, é preciso ter em mente que fica um legado de realizações, ensinamentos e atuação marcante na vida pública do Rio Grande do Norte e do Brasil.
Por isso, o falecimento de Geraldo Melo nos traz muitas recordações. A participação dele foi decisiva para alavancar a minha carreira política. A vitória para Prefeito de Natal, na primeira eleição direta nas capitais após vinte anos, contou com inspiração e comando de Geraldo Melo. Sem a sua liderança, teríamos sucumbido diante da estrutura governamental que estava voltada para a então candidata Wilma de Faria, que tempos depois seria prefeita e governadora.
Com essa atuação importantíssima para o resultado eleitoral de 1985, no ano seguinte, Geraldo Melo conquistou o Governo do Estado. Essas duas campanhas eleitorais mobilizaram um exército de jovens que participavam do Instituto Varela Barca. Foram esses jovens que constituíram um  Comitê na Universidade Federal do Rio Grande do Norte na campanha eleitoral.
Essa capacidade de liderar e motivar, Geraldo Melo tinha demonstrado também no Conselho de Desenvolvimento Econômico (CDE), durante o Governo Aluízio Alves. Tudo isso refletindo os ensinamentos que trouxe da experiência do Cepal (Comissão Econômica para a América Latina) e como precursor da Sudene, credenciais que ajudaram também a contribuir para levar Aluízio Alves a realizar um governo revolucionário, com a criação da Cosern, Caern, Telern, e outras iniciativas pioneiras. 
Foi vice-governador, governador e senador e, nestes mandatos, também deixou a marca do seu estilo como líder e administrador. O talento como orador e expositor levaram a que tivesse uma participação exponencial tanto nos cargos ocupados no Executivo, tanto no Legislativo, sem esquecer que foi empreendedor na iniciativa privada e um jornalista brilhante na juventude. 
Após comandar o Estado por quatro anos, realizando uma administração icônica, com avanço social, criação do Programa do Leite, expansão do abastecimento de água, construção de novas unidades de saúde, e outras iniciativas pioneiras, ele chegou ao Legislativo, com a eleição para o Senado. 
Na Vice-presidência do Senado, chefiou várias missões no exterior, sendo notável aquela que o levou a presidir uma sessão no Senado francês. A capacidade de comunicação com o público o fez vivenciar momentos incomparáveis, quando na ocasião na qual pediu um minuto de silêncio a uma multidão que se comprimia na Avenida Bernardo Vieira, hoje Avenida Nevaldo Rocha, sendo atendido de forma verdadeiramente admirável. 
Não posso omitir que tivemos divergências em alguns momentos da vida política do Estado. Isso, no entanto, não abalou a nossa amizade; nem a admiração que sempre tive pelo líder e gestor capaz e dedicado às causas do povo potiguar. 
Cabe lembrar também a militância dele no município de Ceará-Mirim, onde exerceu a Prefeitura do Município a sua esposa, senhora Ednólia Melo.
Por tudo isso, homenagear a memória de Geraldo se constituiu um dever e, ao mesmo tempo, um reconhecimento necessário. 
*A homenagem prestada por seus filhos, nas celebrações de despedida, tendo como representante  Geraldo Melo Filho, que além da trajetória e exemplo do homenageado, assinalou a dedicação de sua irmã Renata, na assistência ao pai, foi particularmente comovente. 
Saibam os familiares, que, todos nós, potiguares, estaremos juntos na saudade de Geraldo Melo. Ao mesmo tempo, reconhecemos um legado que é permanente e precisa ser transmitido às atuais e futuras gerações, porque tem significado histórico e deve ser uma referência para o Rio Grande do Norte.
Os artigos publicados com assinatura não traduzem, necessariamente, a opinião da TRIBUNA DO NORTE, sendo de responsabilidade total do autor.
- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas