quarta-feira, 24 de abril, 2024
28.1 C
Natal
quarta-feira, 24 de abril, 2024

O livro e o cinema

- Publicidade -

Woden Madruga
[email protected]

Na segunda feira imprensada, entre domingo e o feriado de terça, 21, consagrado à Nossa Senhora da Apresentação, nossa Padroeira, caiu na minha bacia das almas imeio de Valério Andrade. O veterano crítico de cinema, um dos fundadores do Festival de Cinema de Natal, coisa de trinta anos atrás, e com longo ofício sobre a sétima arte na imprensa do Rio de Janeiro e também pelas páginas desta TN, volta ao tema para falar sobre o livro de Marcius Cortez, Stanley Kubrick: o monstro de coração mole.  Foi lançado em Natal no dia 30 de outubro, depois do lançamento em São Paulo (Livraria Martins, da Avenida Paulista).

Valério abre o imeio assim: “Amigo Woden, como o livro não foi comentado na TN ou nos blogs de cinema, estou enviando a resenha publicada hoje no meu Facebook, pois, curiosamente, o livro de Marcius Cortez ainda não foi “descoberto” pelos nossos cinéfilos. ”

Segue o texto com o título “As surpresas de um livro de Cinema”:

– A primeira surpresa foi saber que “O Monstro de Coração Mole”, publicado pela Perspectiva (São Paulo), não era uma tradução americana, inglesa ou francesa. A segunda foi a revelação que o autor era brasileiro. E a terceira, maior de todas, era que ele é natalense.

– Nascido em João Pessoa, Marcius Cortez foi criado em Natal, passou pelo nosso cineclubismo dos anos 60, foi para a capital paulista (depois de uma temporada por Recife), onde participou das grandes agências de publicidade. Exerceu a crítica literária no jornal Gazeta Mercantil (SP), publicou livros, nenhum, porém, sobre cinema. E, que eu saiba, não exerceu a crítica cinematográfica na imprensa paulista, mas isso não o impediu de possuir uma cultura fílmica igual à dos melhores colunistas.

– “O Desafio de Abrir os Olhos Fechados do Cinema de Kubrick” – Nenhum brasileiro se aventurou a escrever uma biografia do cultuado e enigmático cineasta de “O Grande Golpe”. Porém, não apenas aceitou esse inédito desafio, como, o que é ainda mais notável, Marcius Cortez transformou “O Monstro de Coração Mole” numa obra indispensável sobre os filmes e a complexa e misteriosa personalidade de Stanley Kubrick.

– Além de sua visão pessoal sobre cada filme, em exaustiva e homérica pesquisa, Marcius abriu espaço para inúmeras opiniões estrangeiras. E, emoldurado a trajetória do diretor de “A Glória Feita de Sangue”, fez um amplo panorama sobre o cinema americano dos anos 50, inclusive, sobre as obras que Kubrick guardava em sua filmoteca particular.

– Não se trata, porém, de um livro para ser lido apressadamente – assim como acontece com as visões dos filmes de Kubrick – é uma obra, decidida em 14 capítulos, em 211 páginas, para ser relida e consultada. ”

Glauber Rocha
E por falar em cinema tem esta nota publicada na coluna de Ancelmo Gois, de O Globo:

“Salve Glauber!

A Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa da Bahia aprovou projeto de lei que dá ao novo aeroporto de Vitória da Conquista o nome de Glauber Rocha, homenagem a um dos filhos mais ilustres da cidade.”

Livros
Dois livros serão lançados hoje em Natal: Macaíba em Alvoroço e Deífilo Gurgel: No reino da poesia, no reino do folclore.  O primeiro será na sede da Academia Norte-Rio-Grandense de Letras, começando às 18 horas. O segundo, na mesma hora, no Temis Bar Balcão, que fica na sede do América Futebol Clube, no Tirol (av. Rodrigues Alves).

Macaíba em Alvoroço é um romance de Racine Santos, dramaturgo, autor de várias peças de teatro. Tem orelhas assinadas por Manoel Onofre Jr., apresentação de Tarcísio Gurgel e posfácio de Iaperi Araújo. A edição é da Editora Offset, capa e projeto gráfico de Mariz Comunicação Integrada.

O livro sobre Deífilo Gurgel, o poeta e folclorista, é um ensaio biográfico de autoria de Tarcísio Gurgel, seu irmão. Sai com o selo da 8 Editora e da Caravela Selo Cultural (Coleção Presença).

Do boi
A Festa do Boi, realizada em outubro no Parque Aristófanes Fernandes, de Parnamirim, está estampada em várias páginas do número de novembro da Revista Pecuária Brasil, editada em Uberaba, Minas Gerais. Trata-se de uma das publicações mais importantes da pecuária brasileira.

A revista destaca, entre outras atrações do evento, a Mostra Nacional de Queijos Artesanais montada pelo Sebrae. A Fazenda Queimadas de Baixo também aparece na edição com destaque para sua vaca Barcelona-WM, da raça Guzerá, que foi a Reservada Grande Campeã da exposição. O pessoal de lá está todo ancho.

Lixo
Quem passa pela avenida Alexandrino de Alencar, entre a Jaguarari e a Olinto Meira, se choca com o lixo acumulado na calçada da casa (fechada) de n. 655, já passa de mais de dois meses. Metralha, resto de construção, galhos secos, garranchos, garrafas, latas, pano velho, bosta, lixo, lixo, lixo.  O pedestre tem que deixar a calçada e se arriscar na caminhada pelo asfalto de trânsito intenso, pesado.

Ao lado do lixo, coisa de trinta metros, fica o prédio da Defensoria Pública da União.

Direito
O advogado potiguar Rodrigo da Cunha Lima, doutor em Direito Processual Civil pela PUC/SP, participa do II Colóquio Luso-Brasileiro de Direito Processual Civil, que acontece na Universidade de Coimbra, Portuga.

Ontem, 22, ele foi um dos palestrantes de uma das mesas do evento, falando sobre “O Contraditório no Processo Civil Brasileiro”.

Ausente
O governador Robinson Faria não participou das celebrações da Padroeira de Natal, Nossa Senhora da Apresentação, ocorridas terça-feira, 21, feriado municipal. Não foi à missa da Pedra do Rosário, no amanhecer do dia, nem à missa da Igreja Matriz da Praça André de Albuquerque, também não foi à Catedral Metropolitana.

Tampouco foi visto na procissão da tarde de terça-feira que caminhou pelas ruas e avenidas da Cidade Alta e de Petrópolis.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas