O maior produtor e distribuidor de conteúdo no estado

Publicação: 2021-03-24 00:00:00
Maria Emília Tavares
Subeditora TN Online

Em um ano em que informações com credibilidade foram mais importantes do que nunca, o portal da TRIBUNA DO NORTE se consolidou como o maior produtor e distribuidor de conteúdo jornalístico do Rio Grande do Norte. Nos últimos 12 meses foram mais de 16,1 milhões de acessos, além de mais de 1 milhão de pessoas conectadas nas redes sociais, posicionando o veículo como um portal de alcance regional e atraindo leitores não só no RN, mas também de outros estados brasileiros. Com isso, o Sistema Tribuna de Comunicação chega aos 71 anos como veículo de grande relevância e que serve de orientação para a população potiguar.

Créditos: Magnus NascimentoNos últimos 12 meses, o digital recebeu mais de 16,1 milhões de acessos, além de mais de 1 milhão de pessoas do RN e outros estados conectadas nas redes sociaisNos últimos 12 meses, o digital recebeu mais de 16,1 milhões de acessos, além de mais de 1 milhão de pessoas do RN e outros estados conectadas nas redes sociais

Entre março de 2020, quando a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou a covid-19 como pandemia mundial, e março de 2021, quando o Brasil vive um novo colapso no sistema de saúde causado pela doença, o portal recebeu uma média de 1,3 milhões de acessos únicos por mês. Já o número de novos usuários subiu 43,95% em relação ao mesmo período do ano anterior, chegando a 15,5 milhões. Apenas na última semana, entre as 18h da quarta (17) e 18h da quinta-feira (18), com a cobertura do novo decreto de restrições para conter a transmissão da covid-19 foram mais de 1 milhão de pageviews no portal. Os números confirmam a confiança do leitor no veículo e estudos internos mostram que o potiguar procura o portal para se atualizar  e confirmar informações postadas por outras fontes de notícias.

“Esse crescimento se deve principalmente a um pilar que a TRIBUNA DO NORTE tem: o de apostar no jornalismo profissional. Ao contrário de outros sites que existem, a TN tem um corpo de profissionais que apura informações exclusivas, que checa essas informações e que só após isso publica. É esse rigor que dá a Tribuna esse resultado e ser o líder não só no digital, como ter dez vezes mais acessos que o site que se coloca como segundo colocado no RN”, explica o diretor de redação Everton Dantas.

Para manter o leitor sempre atualizado, o trabalho começa cedo e acontece nos 365 dias por ano. A partir das 6h, a equipe da TN Online já está atualizando o portal com as primeiras notícias da manhã e segue até o início da madrugada, quando as reportagens publicadas no jornal impresso são disponibilizadas na versão digital. 

Se a TRIBUNA DO NORTE já havia inovado com a integração entre os veículos impresso e online há mais de uma década, com uma equipe de reportagem multimídia e atualizações em tempo real, em 2020 o conteúdo foi ampliado com a chegada da Jovem Pan News Natal (93,5 FM). Entrevistas feitas no estúdio da rádio são disponibilizadas no portal, além da transmissão ao vivo dos programas que fazem parte da grade da Jovem Pan News Natal e coberturas especiais, como as Eleições 2020 e a transmissão dos jogos dos clubes de futebol potiguares.

"A cobertura das eleições, durante o período de pandemia, foi um dos maiores desafios do Sistema Tribuna de Comunicação. No nosso portal, a integração com o conteúdo do rádio e jornal colaborou para termos uma cobertura ainda mais ampla, apesar das limitações na circulação de pessoas, do home office de parte da redação e da singularidade da eleição. Batemos recorde de audiência em uma cobertura, que somente no dia do primeiro turno, foi das 5h à 0h. Como sempre, o trabalho em equipe tem sido fundamental e nosso diferencial", explica Júlio Pinheiro, editor da TN Online.

Nos últimos meses, diversos projetos especiais também foram ao ar no portal da TRIBUNA DO NORTE, como o TN Business, apresentado pelo consultor Flávio Oliveira, com discussões sobre o mercado e retomada econômica para o pós-pandemia; o TN no Enem, com video-aulas, fascículos e conteúdos exclusivos para os estudantes se prepararem para o Enem 2020; além do Bora Veranear, que apresentou uma temporada sobre identidade potiguar comandado pela atriz Alice Carvalho. Esses produtos são trabalhados com uma estratégia de crossmídia, com conteúdos disponibilizados no site, redes sociais e na TV Tribuna.

Para os próximos anos, a intenção é se consolidar ainda mais em relação ao alcance e potência do conteúdo produzido pelo Sistema Tribuna de Comunicação em diversas plataformas. Além de manter a confiança dos leitores na edição impressa e TN Online, fortalecer o alcance da rádio e da TV Tribuna, que produz conteúdos exclusivos semanais que são disponibilizados no Youtube, Facebook e Instagram.

“Agora que chegamos aos 71 anos a expectativa é que a gente reforce ainda mais essa característica de produzir jornalismo profissional, além da nossa presença no digital. Para isso estamos estudando a abertura de outros canais de notícias, dando alternativas para os usuários. Esse reforço conta com o apoio da edição impressa e com a Jovem Pan News Natal, que amplifica o alcance”, explica Everton Dantas.

Redes sociais
A produção e distribuição do conteúdo produzido pela TRIBUNA DO NORTE nas redes sociais foi uma das prioridades  para garantir que o leitor se mantenha bem informado. Além do compartilhamento das principais notícias, também foram produzidos conteúdos exclusivos, como vídeos, lives, álbum de fotos e stories. Além de conteúdo relacionado à covid-19, a cobertura multiplataforma também teve grande destaque em coberturas especiais, como as Eleições 2020 e o Caso José Carlos.

Com isso, todas as redes aumentaram o número de seguidores e o engajamento. Apenas no perfil do Instagram, mais de 124 mil novas pessoas passaram a acompanhar as postagens nos últimos 12 meses. Já no Facebook, a média do alcance orgânico cresceu 21% no período, enquanto o Twitter teve crescimento em todos os índices, como impressões, visitas, menções e seguidores. “Tentamos garantir que o nosso conteúdo chegue aos leitores nas mais diversas redes, atendendo ao formato de cada uma delas e nos mantendo sempre atualizados com as redes que estão sendo mais usadas. Também trabalhamos para que, em cada perfil, a credibilidade alcançada pela TRIBUNA nesses 71 anos seja mantida”, explica Maria Emília Tavares, subeditora do TN Online.