O melhor do nosso “Terroir”

Publicação: 2018-10-12 00:00:00 | Comentários: 0
A+ A-
Identidade tem sabor e história, dois ingredientes que estarão bastante presentes no Espaço Terroir, uma área de experimentações e conhecimento que pelo segundo ano o Sebrae preparou para a Festa do Boi, no Parque Aristófanes Fernandes, em Parnamirim. De 12 a 20 de outubro, o espaço receberá oficinas gastronômicas, palestras técnicas, negócios, e muitas exposições. O conceito de 'terroir' (terra em francês) define alimentos que guardam as características de determinado território. Em 2018, o foco estará totalmente nas iguarias potiguares.

Espaço volta a oferecer uma variada programação de palestras e oficinas culinárias, com chefs convidados do RN e de fora
Espaço volta a oferecer uma variada programação de palestras e oficinas culinárias, com chefs convidados do RN e de fora

O Rio Grande do Norte é o centro do Espaço Terroir em 2018. “No ano passado a gente mostrou o conceito terroir entre todos os estados do Brasil, mas agora o RN é o foco. Os produtos potiguares são a maioria e estarão em evidência por todo o local, mostrando diversas riquezas gastronômicas do estado”, afirma Mona Paula Nóbrega, analista técnica da Unidade de Desenvolvimento do Agronegócio. Esses produtos levam em consideração o relevo, o bioma (caatinga), o clima, e até aspectos culturais, como a religião.

Mona explica que o evento funcionará como um grande mostruário do que o RN tem de mais diferenciado entre seus produtos regionais. “Virão muitos produtores, empresários de outras partes do país, interessados no que  o 'terroir' potiguar tem a oferecer”,  ressalta. Entre as iguarias potiguares a serem destacadas estão os queijos de coalho e manteiga, o mel de Jandaíra, frutas nativas da caatinga, camarão, ostras, e cachaças orgânicas.

Estarão presentes 34 expositores, entre empresas e produtores rurais. Serão realizadas mais de 27 oficinas gastronômicas com chefs convidados, e mais de 70 palestras técnicas. O Espaço Gastronômico terá doces, cafés, ostras e camarões para saborear. “As pessoas poderão degustar e ao mesmo tempo saber a história e a origem do que estão comendo”, completa. Segundo Mona, o evento deve fazer um intercâmbio entre produtores de diversos estilos. Ela explica que há dois perfis de terroir no RN: “Temos aqueles que   já têm uma boa presença no mercado, como as cachaças artesanais, e aqueles que apesar de pequenos comercialmente, se destacam pela originalidade, como o mel de Jandaíra e as geleias de frutas nativas. Elas agregam o valor de serem únicas”, analisa.  

Queijos artesanais
Um dos produtos mais apreciados da cozinha regional potiguar, os queijos, continuarão tendo destaque no evento: será realizada a 2ª edição da Exposição de Queijos Artesanais, de 12 a 20 de outubro, com uma programação cheia de sabores. A abertura da sexta-feira, das 16 às 22h, vão trazer vários queijos artesanais do Brasil (Minas Gerais, São Paulo, Bahia, e o próprio RN). No sábado, terá uma cozinha show “Queijeiros do Mato”, das 14 às 18h, sob o comando de Dieguinho Caseirinho e Guilherme Capim. No domingo (14), palestra “Ser queijeiro brasileiro e chegar ao super ouro”, com Marly Leite (18 às 19h), e oficina “Montagem de mesa de queijos”, com Rossana Tarcitano (DF), das 19h50 às 21h. Dia 15 terá a palestra “Comércio de queijos”, com Falco Bonfadini, das 18 às 22h.

Da ostra ao camarão e o cordeiro, ou do queijo ao mel
Da ostra ao camarão e o cordeiro, ou do queijo ao mel, o cardápio atende a todos os gostos

Oficina de cozinha
As oficinas culinárias mostram na prática como os chefs de cozinha incorporam o terroir às suas criações. As primeiras oficinas, na sexta, terão sabor de Dia da Criança: serão todas voltadas para os pequenos, das 16 às 20h, com os mini chefs preparando cookies (Moinho Morro Branco), brigadeiros gourmet (Caroli Douces), e cupcakes com Raquel Novaes e Vivi Costa, duas ex participantes do Master Chef. No sábado, destaque para a oficina “Sensorial e produção de tortas com mel e outros produtos regionais”, às 18h, com a masterchef Raquel Novaes. Às 20h terá oficina “Temperos do Mundo”, às 20h, com o chef Sérgio Motta, da Koru Brasil.

A oficina de domingo, às 14h, será de carne suína com a Associação Brasileira de Criadores Suínos; às 16h, oficina de queijos potiguares inovadores, com o laticinista Raoni; às 18h, oficina de Luciana Câmara, da UnP, sobre o sanduíche de frango defumado com pão de macaxeira; às 20h, oficina de criação de receitas com produtos e subprodutos de aves, a cargo de Raquel Novaes. No dia 15, destaque para a oficina de cozinha sustentável com Raquel Novaes, e às 20h, a Master Chef potiguar Irina Cordeiro comandará uma oficina sobre “biomas do Brasil”. Irina volta no dia 16 para oficina sobre a Rota do Cordeiro, em que vai preparar um nhoque de queijo de cabra com filé mignon de cordeiro,  molho de rapadura e misso. Raquel Novaes vai preparar uma macaxeira rosti com cordeiro na cachaça.

Fazenda da casa
Para simular o clima de raízes interioranas que faz parte do conceito terroir, haverá no local a Fazenda Sebrae, um espaço criado para deixar o visitante em total clima campestre. Abre cedo, às 10h (como uma boa fazenda), e tem currais (com animais melhorados geneticamente), aviário caipira, empório, e hortas orgânicas. “O visitante poderá ver desfiles de animais e saber como funciona essas criações”, ressalta Mona.

Os produtos apresentados resguardam bioma, clima e aspectos culturais
Os produtos apresentados resguardam bioma, clima e aspectos culturais

Do Jesuíno ao Tubarão
 O Espaço Terroir é também uma área de grandes oportunidades para negócios, e isso tem bastante destaque na programação. A maratona de palestras técnicas abordará desde seminários para pais empreendedores até a discussão sobre a sustentabilidade da meliponicultura, e depoimento do proprietário de um restaurante regional em São Paulo, o Jesuíno Brilhante, do jornalista Rodrigo Levino. O único evento do espaço que terá acesso pago, é o do Shark Tank de Impacto, no dia 15/10, às 18h. A apresentadora Camila Farani vai falar sobre finanças sociais, investidores, e conduzir “pitchs” ao vivo – ela vai avaliar 10 negócios de impacto no estado. Tudo nos moldes do reality show de empresários. (Texto: Redação FDS).

Serviço:
II Espaço Terroir na Festa do Boi. De 12 a 20 de outubro, no Parque Aristófanes Fernandes, em Parnamirim. Inscrições para as oficinas no site.




continuar lendo



Deixe seu comentário!

Comentários