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O Mitsubishi Outlander 2018

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Lançado em 2001 como Mitsubishi Airtrek em vários mercados, o Outlander compartilhava a mesma plataforma do Lancer e da minivan Grandis, ambos vendidos também no mercado brasileiro. O crossover foi baseado no então conceito ASX, visto no mesmo ano. O nome seria usado futuramente em outro modelo, menor, que agora o conhecemos como ASX (RVR no Japão e Outlander Sport nos EUA). No mercado japonês, o modelo tinha um visual mais sóbrio, enquanto no internacional, a proposta era ser mais agressivo nas linhas.

O Mitsubishi Outlander se destaca, entre outros atributos,  por seu estilo elegante, sua grade frontal e novos faróis com LEDs diurnos

O Mitsubishi Outlander se destaca, entre outros atributos, por seu
estilo elegante, sua grade frontal e novos faróis com LEDs diurnos

Foi produzido apenas no Japão até 2005, quando passou para à segunda geração, que tinha um visual mais esportivo e que, pela primeira vez, adotou motor diesel 2.2 de origem PSA. Dessa vez, o Mitsubishi Airtrek passou a ser denominado mundialmente apenas como Outlander e passou a ser feito também na Holanda (NedCar) e na Rússia.

Essa geração foi muito feliz em termos de estilo e também na mecânica, adotando um V6 3.0, que não saiu mais do lineup do modelo, que também cresceu em tamanho. O mais interessante dessa segunda geração é que chegou a usar o motor diesel VW 2.0 TDI ao mesmo tempo que usava também o diesel 2.2 da Peugeot Citroën. Também adotou um novo diesel da Mitsubishi com 2.3 litros. A semelhança com o Lancer lhe rendeu boas vendas.

Em 2012, a Mitsubishi lançava a terceira e atual geração. O impacto inicial não foi bom em termos de estilo, pois parecia que o novo produto era de geração anterior àquela que estava saindo. As linhas bem arredondas e formas contidas, pareciam retroceder no tempo e para antes do Airtrek até. Esse Outlander passou a ser feito também na China e na Malásia, além de Rússia e Japão. Apesar do estilo retrô, o crossover vinha com uma tecnologia do futuro, a versão “PHEV”.

Versão PHEV
O Mitsubishi Outlander PHEV é um híbrido plug-in que foi vendido no Brasil logo de início. O crossover utiliza motor 2.0 a gasolina de 160 cavalos de potência, mais dois motores elétricos de 81 cavalos de potência cada um, montados nos dois eixos e provendo tração nas quatro rodas. O motor a gasolina atua nas rodas dianteiras e também serve de gerador para os propulsores elétricos e baterias de lítio com 12 kWh, que permitem autonomia de 52 km no modo elétrico (NEDC) e capacidade para alcançar até 120 km/h. O consumo médio passa dos 52 km/litro.

O crossover híbrido tem até 80% da carga em 30 minutos com um carregador rápido ou 3,5 h em tomada doméstica de 220V. O modelo tem três modos de condução. No entanto, devido ao seu alto preço, o Mitsubishi Outlander PHEV deixou de ser vendido no País. A terceira geração recebeu um grande facelift que deixou o estilo mais atual e sofisticado, mas sem a versão híbrida, o que é uma pena, pois ela continua no mercado internacional.

Outlander
Em sua terceira geração, mais moderno e atraente visualmente, o Mitsubishi Outlander 2018 se destaca pelos novos faróis com LEDs diurnos e projetores de LED nas opções GT Performance Pack e Diesel. Os cromados da grade central em formato de “X” chamam a atenção das pessoas e deixam o estilo mais agressivo e sofisticado.

Com lanternas de LED na traseira, o Mitsubishi Outlander 2018 tem ainda um friso cromado e para-choque bem proeminente, assim como o dianteiro. Por dentro, detalhes em tonalidade Black Wood, assim como detalhes em Black Piano e a multimídia Black Glass, que apresenta tela plana sensível ao toque, tornam o ambiente do crossover da marca japonesa bom em acabamento e luxo. O interior pode ser em acabamento bege, mas apenas nas versões GT e GT Performance Pack.

O Mitsubishi Outlander 2018 conta com duas configurações de assentos, com espaço para cinco ou sete passageiros. O crossover vem com bancos em couro, ajuste modular da segunda fileira e bancos retráteis na terceira fileira. Há um bom aproveitamento de espaço com a modularidade, garantindo assim bom volume interno para levar passageiros de diferentes estaturas ou acomodar bagagem.

Com 4,69 metros de comprimento, 1,81 metro de largura, 1,68 metro de altura e 2,67 metros de entre-eixos, oferecendo altura livre do solo de 190 milímetros e 715 litros no porta-malas (terceira fileira rebatida) ou 1.625 litros (segunda e terceira filas rebatidas), o Mitsubishi Outlander 2018 apresenta um porte médio grande.

O Outlander modelo 2018 vem com rodas de liga leve aro 18 polegadas, multimídia de 8 polegadas, faróis com LEDs diurnos, Android Auto e Car Play, entrada e partida sem chave, volante esportivo em couro, tampa do porta-malas com abertura e fechamento elétricos, teto solar panorâmico, ar-condicionado dual zone, banco do motorista com ajuste elétrico, detalhes em preto brilhante, entre outros.

Com tração dianteira ou integral, o Mitsubishi Outlander 2018 tem suspensão traseira multilink, Isofix, bancos da terceira fileira embutidos no assoalho do bagageiro, entre outros. As cores oferecidas são Coll Silver Metallic, Quartz Brown, Cosmic Blue Metallic, OrientRedMetallic, Titanium Gray Metallic, White Pearl e Black Pearl.

No novo Mitsubishi Outlander, outro destaque é o multimídia com tela plana Black Glass sensível ao toque. Ele vem com DVD, CD, DVR e MP3, bem como receptor de TV digital, Bluetooth, USB, SD Card, auxiliar e imagens de câmera de ré e do DIS (DynamicInformation System), que agrega acelerômetro, inclinômetro, bússola, aceleração lateral e ângulos de entrada e saída. O equipamento é de série em todas as versões.

Novidades
O Mitsubishi Outlander 2018 tem como novidade a versão Comfort pelo preço sugerido de R$ 151.990 e tem como atrativo, sete lugares, bem como volante esportivo em couro, rodas de liga leve aro 18 polegadas, detalhes em preto brilhante, entrada e partida sem chave, multimídia de 8 polegadas, faróis com LEDs diurnos, teto solar panorâmico, Android Auto e Car Play, tampa do porta-malas com abertura e fechamento elétricos, ar-condicionado dual zone, banco do motorista com ajuste elétrico, entre outros.

Na versão Comfort, o Mitsubishi Outlander 2018 vem equipado com motor 2.0 MIVEC de 160 cv e 20,1 kgfm com Eco Mode, abastecido apenas com gasolina, bem transmissão CVT com modo Sport e paddle shifts. A tração é apenas dianteira, mas a suspensão traseira ainda é multilink. Por enquanto, o crossover não é produzido no Brasil, ao contrário do ASX e de outros modelos Mitsubishi.

No entanto, com a presença de novos concorrentes, as chances do Mitsubishi Outlander ser feito no Brasil aumentam, embora o fim do Inovar-Auto garanta importação sem cotas ou imposição de IPI de 30%.

Com traseira bem concebida e moderna, o Outlander é destaque

Com traseira bem concebida e moderna, o Outlander é destaque

Versões
Mitsubishi Outlander 2.0

Mitsubishi Outlander 2.0 Comfort

Mitsubishi Outlander 3.0 V6 FullTecnology Pack

Mitsubishi Outlander 2.2 Diesel

Mitsubishi Outlander 2.2 Diesel FullTecnology Pack

Equipamentos
1 . Mitsubishi Outlander 2.0: de série, ar-condicionado dual zone de série, detalhes em preto brilhante, barras longitudinais no teto de cor prata, teto solar panorâmico, antena estilo barbatana, multimídia completa com tela de 8 polegadas, sensor de pressão dos pneus, sistema Eco Mode, rodas de liga leve 18 polegadas e pneus 225/55 R18, navegador GPS, Bluetooth com áudio streaming, USB com interface para smartphones, rádio, entrada para cartões SD, DynamicInformation System (DIS), com acelerômetro, aceleração lateral, bússola, inclinação frontal e altitude, entre outros.

2. Mitsubishi Outlander 2.0 Comfort/2.2 Diesel: itens acima, mais volante esportivo em couro, rodas de liga leve aro 18 polegadas, teto solar panorâmico, detalhes em preto brilhante, faróis com LEDs diurnos, entrada e partida sem chave, Android Auto e Car Play, tampa do porta-malas com abertura e fechamento elétricos, ar-condicionado dual zone, banco do motorista com ajuste elétrico, entre outros.

3. Mitsubishi Outlander 3.0 GT FTP/2.2 Diesel FTP:  itens acima, mais controle de cruzeiro adaptativo, faróis de LED, frenagem automática de emergência diante de pedestres e veículos, botão de partida Start-Stop, câmera de ré, CD/DVD, acendimento automático do facho alto, alerta de mudança de faixa, freio de estacionamento eletrônico, controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, entre outros.

Preços
1)Mitsubishi Outlander 2.0: R$ 144.990

2)Mitsubishi Outlander 2.0 Comfort: R$ 151.990

3)Mitsubishi Outlander 3.0 V6 FullTecnology Pack: R$ 184.990

4)Mitsubishi Outlander 2.2 Diesel:  R$ 181.990

5)Mitsubishi Outlander 2.2 Diesel FullTecnology Pack:  R$ 205.990

Motor
O Mitsubishi Outlander 2018 utiliza três tipos de motorização, sendo duas a gasolina e uma diesel. O 2.0 MIVEC entrega 160 cv e 20,1 kgfm. Esse motor foi desenvolvido em parceira com a Chrysler, que resultou no Tigershark hoje usado pela FCA. Ele apresenta bloco e cabeçote em alumínio, além de duplo comando de válvulas variável, sendo um dezesseis válvulas. O sistema de injeção é multiponto.

Esse propulsor 2.0 MIVEC vem apenas com gasolina e tem transmissão CVT com simulação de 6 marchas, movendo apenas as rodas dianteiras. Com ele, o Mitsubishi Outlander 2018 vai de 0 a 100 km/h em 11,1 segundos e com máxima de 193 km/h. O outro motor a gasolina é o V6 3.0 MIVEC de 240 cv e 31,0 kgfm, disponível apenas na versão GT Performance Pack.

Esse V6 tem baixa potência, mas serve bem aos propósitos do crossover, apesar de ter bons anos de mercado. Ele tem 24V e também comandos duplos variáveis nos dois cabeçotes de alumínio, mas o bloco é em ferro fundido. O sistema de injeção eletrônica de gasolina é multiponto e a bomba de combustível é de alta pressão. Com ele, o  Outlander  precisa de 8,7 segundos para ir de 0 a 100 km/h e alcança 220 km/h de velocidade máxima final.

O terceiro motor é o diesel 2.2 MIVEC, que tem quatro cilindros, bloco, cárter e cabeçote em alumínio, bem como sistema de injeção de combustível eletrônica Common Rail, intercooler e turbocompressor de geometria variável. Ele fornece 165 cv e 36,7 kgfm, esses a partir de 1.500 rpm. As versões GT e Diesel vem com uma caixa automática de seis marchas com modo Sport e adaptação ao modo de condução do motorista, o chamado INVECS-II 6ª/TS.

Desempenho
Aceleração de 0 a 100 km/h e velocidade máxima final

1)Mitsubishi Outlander 2.0 CVT: 11,1 segundos e 193 km/h

2)Mitsubishi Outlander 3.0 AT 4WD: 8,7 segundos e 220 km/h

3)Mitsubishi Outlander 2.2 AT 4WD: 12,0 segundos e 190 km/h.

A posição de dirigir é agradável e o espaço interno é generoso. O espaço para as pernas varia de acordo com o ajuste da segunda fileira. O conforto é regular para viagens longas nos assentos adicionais que, no entanto, são retráteis e liberam o porta-malas para mais bagagem em caso de cinco passageiros. Abertura e fechamento elétrico da tampa é outro destaque positivo. O teto solar é de tamanho padrão.

O propulsor diesel 2.2 do Outlander, feito totalmente em alumínio, entrega potência e excelente torque entre 1.500 e 2.750 rpm. Ele tem funcionamento suave. O interior tem um bom revestimento acústico, o que garante uma condução mais confortável em estrada ou no dia a dia.

Com disposição em baixa, o Outlander 2.2 também se mostra um carro bom para a estrada. As retomadas foram satisfatórias, tanto usando os paddle shifts quanto o modo Sport da transmissão. Rodando a 110 km/h, a rotação fica em 2.000 rpm, o que é bom para o consumo e para os ouvidos. Fizemos média cidade/estrada de 13,8 km/litro.

Na cidade, o Mitsubishi Outlander2.2 diesel tem bom comportamento. O crossover vem com suspensão bem ajustada, que filtra a maioria dos buracos e defeitos do asfalto. A estabilidade em curvas também é boa, assim como a frenagem e retomadas. A direção é leve e progressiva, atuando também com o ESP. Destaque para o pequeno raio de giro de 5,3 m, facilitando assim as manobras em locais apertados.

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