sexta-feira, 19 de abril, 2024
26.1 C
Natal
sexta-feira, 19 de abril, 2024

O mundo dos ricos

- Publicidade -

A concentração da riqueza mundial nas mãos de poucas pessoas, é crescente.  Se a renda mundial fosse distribuída de maneira equitativa, cada pessoa disporia de ativos da ordem de US$ 20,5 mil. Quase 90% da riqueza do mundo está sob o controle de famílias da América do Norte, Europa e dos países de renda elevada na região Ásia-Pacífico, como o Japão e a Austrália.

Quadro mundial

A concentração de renda nos países varia de maneira considerável, com os 10% mais ricos detendo 70% da riqueza dos EUA, contra 61% na França, 56% no Reino Unido, 44% na Alemanha e 39% no Japão.

Indústria

Poucas vezes, nos últimos 20 anos, a Simas Industrial, maior exportadora de balas e pirulitos do Nordeste, deixou de conceder férias coletivas aos seus funcionários. Neste final de ano, os funcionários não gozarão das férias só para dar conta das encomendas do mercado externo que voltou a ser comprador em bons volumes.

Despedida

O secretário Estadual de Turismo, Renato Garcia, deixará o governo, para retomar o comando da  empresa RGarcia Consultoria & Investimentos da estava afastado desde outubro de 2003. É uma perda para a administração pública do Rio Grande do Norte e um ganho para a iniciativa privada.

Turismo

Termina hoje na praia da Pipa, a última edição de 2006 do “Caravana Brasil”, a centésima desde 2003. A viagem  acontece desde sexta-feira  percorrendo um roteiro entre  Natal e a praia de Pipa. Integram o grupo operadores brasileiros (16, ao todo) e representantes de entidades.

1- É altamente animadora a previsão feita pelo ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior,  Luiz Fernando Furlan, de que o Conselho Monetário Nacional(CMN)  deverá promover, na sua próxima reunião, um novo corte na Taxa de Juros de Longo  Prazo (TJLP), que hoje está em 6,85% ao ano. 

2- Governo e bancos estão começando a  divergir sobre o futuro da poupança. O aumento da competitividade da caderneta de poupança frente a outras aplicações está colocando em lados opostos setores do governo – autoridades da área econômica e a Caixa Econômica Federal – e os bancos. A poupança já é uma das melhores aplicações de renda fixa.

3- A  Secretaria da Receita Previdenciária promove um encontro nacional em Natal, a partir de amanhã. Durante a reunião, no hotel Rifóles, os servidores vão discutir e elaborarão o Plano de Ação para 2007 das Coordenações Gerais de Gerenciamento de Riscos e de Pesquisa e Investigação, além de analisarem os resultados alcançados em 2006.

Investimentos

O Centro Vocacional Tecnológico de Pau dos Ferros recebeu um investimento de cerca de R$ 100 mil com a chegada de 16 computadores para os cursos de informática que serão oferecidos gratuitamente a alunos e professores da rede pública de ensino, servidores municipais e para a comunidade em geral.

Lançamento de imóveis

A construtora R. Rocha lança um condomínio residencial na BR-101, ao lado da indústria Sacoplast, com 240 unidades. O projeto inovador pela sua localização já está sendo comercializado por várias imobiliárias. A R. Rocha também prepara outros lançamentos para os próximos meses, com a proposta de atender várias faixas de renda. A Construtora Pontual lançou em Pirangi o Residencial Praia D´Ana, atrás do Maior Cajueiro do Mundo, em Pirangi do Norte. O empreendimento tem  60 apartamentos, de 55 metros quadrados cada, sendo 15 duplex, de 100 metros quadrados, com dois quartos (suíte), As vendas são da ECM Imóveis. Já a construtora Constel, em comemoração aos seus 15 anos, lança terça-feira, o  Residencial Sírius, com 288 apartamentos divididos em quatro torres, o empreendimento terá central de água quente e medidores de água e gás individuais, onde cada apartamento pagará apenas pelo seu consumo.

Réveillon

Natalenses buscam destinos internacionais para passar Réveillon, aproveitando a  estabilidade da moeda estrangeira.  De acordo com o empresário Abdon Gosson, diretor da Arituba Turismo, as agências de viagem estão esperando um crescimento de 20% nas vendas de pacotes internacionais. Os destinos mais procurados pelos natalenses são Nova York e Paris. No entanto, Madri, Roma, Barcelona e Lisboa são algumas outras opções que a Arituba também está comercializando.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas