sábado, 20 de abril, 2024
28.1 C
Natal
sábado, 20 de abril, 2024

O novo ano e o guerreiro da luz

- Publicidade -

Paulo Coelho
escritor
[email protected]

Um guerreiro da luz nunca esquece a gratidão. O novo ano do guerreiro começa a cada amanhecer, e durante 365 dias passados, foi ajudado pelos anjos; as forças  celestiais colocaram  cada coisa em seu lugar, e permitiram que ele pudesse  dar o melhor de si. E foi ajudado por seus amigos, que estiveram do seu lado.

Os estranhos comentam, ao notar que o guerreiro consegue muito mais do que a maioria das pessoas: “como tem sorte!”. 

Sim, mas a sorte é outro nome para Graça. Por isso,   quando o velho ano termina, ajoelha-se e agradece o Manto Protetor a sua volta.

Sua gratidão, porém, não se limita ao mundo espiritual; ele jamais esquece dos que estiveram juntos com ele no campo de batalha.

Um guerreiro não precisa que ninguém lhe recorde a ajuda dos outros; ele se lembra sozinho, divide com eles a recompensa e as decisões para o futuro.

Aprendendo a esperar
Um guerreiro da luz respeita o principal  ensinamento do I Ching: “a perseverança é favorável”.

Mas sabe que perseverança nada tem a ver com  a insistência. Existem épocas que os combates se prolongam além do necessário, exaurindo suas forças e enfraquecendo seu entusiasmo.

Nestes momentos,o guerreiro reflete: “uma guerra  prolongada termina destruindo o próprio país vitorioso.”

Então retira suas forças do campo de batalha, e dá uma trégua a si mesmo. Persevera em sua vontade, mas sabe esperar o melhor momento para um novo ataque.

Um guerreiro sempre  volta à luta. Mas nunca  faz  isto por teimosia – e sim porque nota a mudança no tempo.

Entendendo as próprias qualidades
Um  guerreiro da luz conhece seus defeitos. Mas conhece também suas qualidades.

Alguns companheiros queixam-se o tempo todo: “os  outros têm mais oportunidade que nós”.

  Talvez tenham razão; mas um guerreiro não se deixa paralisar por isto; ele procura valorizar ao máximo as suas virtudes.

Sabe que o poder da gazela é a habilidade de suas pernas. O poder da gaivota é sua pontaria para atingir o peixe. Aprendeu que um tigre não tem medo da hiena, porque é consciente de sua força.

Um guerreiro procura saber se pode contar com estas três virtudes: habilidade, pontaria, e consciência de si mesmo. 

 Se as três estão presentes, ele não hesita em seguir adiante. Se não estão, adestra-se até que possa confiar em suas atitudes.

Aprendendo o objetivo
Um guerreiro da luz, antes de entrar num combate  importante, pergunta a si mesmo: “até que ponto desenvolvi minha habilidade?”

Ele sabe que as batalhas que travou no passado sempre  terminaram  por ensinar alguma coisa. Entretanto,  muitos  destes ensinamentos  fizeram o guerreiro sofrer além do  necessário.  Em mais de uma vez, ele  perdeu seu tempo, lutando por uma mentira.

Mas os vitoriosos  não  repetem  o mesmo erro.

Um  guerreiro não pode recusar a luta; mas sabe  também  que não deve arriscar sentimentos importantes, em  troca  de recompensas que não estão a altura do seu amor.

Por isso o guerreiro só arrisca seu coração por algo que vale a pena.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas