quinta-feira, 28 de março, 2024
33.1 C
Natal
quinta-feira, 28 de março, 2024

O novo Barreira Roxa

- Publicidade -

Antonio Roberto Rocha
[email protected]

O Hotel-Escola Senac Barreira Roxa foi o tema principal da 76ª reunião do Conselho Regional de Turismo do Polo Costa das Dunas, realizada na terça-feira passada no Centro de Convenções de Natal. Com inauguração prevista para novembro, o equipamento permitirá que os alunos vivenciem a rotina do trabalho, com clientes e desafios reais, dentro de um ambiente monitorado pela equipe do  Senac. Participaram da reunião, entre outros, o gerente de Alimentos e Bebidas do Hotel, Márcio Basso, e o gerente do Centro de Educação Profissional, Reinalvo Orecic. Eles falaram sobre o andamento das obras, a nova infraestrutura, capacidade de atendimento e impactos positivos para o desenvolvimento do turismo do Rio Grande do Norte.

Após a modernização, o Barreira Roxa contará com novos espaços como adega, café, salão de jogos e academia de ginástica. Além disso, todas as suítes, a área de lazer, restaurante e o centro de eventos estão sendo inteiramente reformados, com novos equipamentos e mobiliário. O hotel contará com 150 leitos e centro de eventos para cerca de 300 pessoas. Nos últimos três anos, o Senac realizou cerca de 4.500 matrículas no segmento de turismo, hospitalidade e lazer no Rio Grande do Norte. Com a inauguração dos novos espaços do Hotel e a Escola Barreira Roxa, a previsão é duplicar a capacidade de atendimento.

Festival Gastronômico da Pipa
O Festival Cultural e Gastronômico da Pipa dará início ao seu tradicional concurso gastronômico na próxima sexta-feira (24), com o lançamento do Guia Oficial do Concurso Gastronômico 2018, que contará com a participação das melhores cozinhas das praias de Pipa e Tibau do Sul. O concurso tem como objetivos o aprimoramento das técnicas gastronômicas e o incentivo à competitividade, fazendo a avaliação das receitas inscritas, dos profissionais e dos estabelecimentos participantes. Este ano terá duração de aproximadamente um mês (de 24 de agosto a 22 de setembro). A competição está dividida em quatro categorias: Entrada – lanches, petiscos, tira-gostos, crepes, pizzas e sanduíches; Prato principal – almoço ou jantar; Sobremesa – doces diversos e Drinks – bebidas com ou sem álcool.

Entre os estabelecimentos participantes estão Hotel Sombra e Água Fresca, Spa da Alma, Pipa Privilege, Ponta do Madeiro, Ponta do Pirambu, Oca Toca, Pipa Lagoa, Espaço Lampião, MP Restaurante, Dall Italiano, Camarão da Fazenda, Casarão Restaurante, Chez Marília, Golfinho Restaurante e Bar, Restaurante Caxangá, Pauá Hotel Boutique, Golde’s Restaurante, Real de 14, Sunset Marinas, Creperia Marinas, Barraca da Neide, Kausai Cevicheria,  e Quintal Restaurante e Tapiocaria.

A escolha dos vencedores se dará por júri técnico. Uma comissão de técnicos visitará os estabelecimentos anonimamente para avaliação das receitas, levando em consideração os critérios de harmonia de sabor e textura, criatividade e conceito, técnica utilizada, apresentação do prato (estética) e serviço (somente para a categoria prato principal); e também por júri popular, no qual o público poderá votar através do QR Code que estará disponível em cada estabelecimento participante. Serão premiados os três estabelecimentos mais bem votados de cada categoria e também o restaurante com melhor serviço prestado. dentro da categoria prato principal.

Interiorização do turismo em foco
Terminou ontem o Encontro de Negócios Serras do Agreste Potiguar. A ação teve início na última terça-feira e foi realizada pela Secretaria Estadual de Turismo, com recursos do Acordo de Empréstimo com o Banco Mundial. O intuito foi levar desenvolvimento e sustentabilidade à região, assim como promover a interiorização do turismo. Participam do Encontro a Dandara Turismo (RN), Potiguar Turismo (RN), Acauã Turismo (RN), Luck Receptivo (RN), Anauê Receptivo (RN), Bagarim Tour (PB), Mais Brasil Turismo (PB), Trajjetus (PB) e Criativa Turismo (PB). Os profissionais do setor vivenciaram diversas experiências nas Serras Potiguares, como trilha, rapel e gastronomia. Ontem, todos os empresários participaram de uma Rodada de Negócios, apresentando ofertas de serviços para a região.

Senac-RN promove capacitação
O Governo do Rio Grande do Norte, por meio da Secretaria do Turismo (Setur), contratou o Senac para a realização de cursos profissionalizantes em 20 municípios que integram os polos de desenvolvimento turísticos do Estado. A previsão é atender cerca de mil pessoas, entre agosto e novembro. A realização dos cursos conta com financiamento do Banco Mundial, de modo que as capacitações serão disponibilizadas de forma gratuita à população.

A iniciativa está alinhada com um dos princípios orientadores do Plano Estratégico do Turismo para o Rio Grande do Norte 2018-2028, que é fornecer oportunidades equitativas para aqueles que trabalham no setor. O plano fundamenta a modernização dos profissionais de turismo, preenchendo lacunas de conhecimento, com o intuito de melhorar cada vez mais a qualidade do serviço turístico, repercutindo diretamente na competitividade do destino.

O diretor regional do Senac RN, Raniery Pimenta, explica que a escolha dos cursos ocorreu a partir de um diagnóstico detalhado dos produtos e serviços turísticos desses destinos, com apontamento do mapa de carências que tem prejudicado o desenvolvimento do turismo na região. Entre as capacitações disponibilizadas, estão os cursos de Culinária Regional, Inglês para Serviços Turísticos, Orientador Turístico Local, Boas Práticas na Manipulação de Alimentos e Técnicas para Garçom.

República Tcheca
Depois desta semana dedicada à Noruega, que gerou ampla interatividade com os webleitores, o blog e-turismo dedica a próxima semana aos encantos da República Tcheca, cujos atrativos vão muito além da bela capital, Praga. Vale a pena conferir!

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas