sábado, 20 de abril, 2024
25.1 C
Natal
sábado, 20 de abril, 2024

O novo herói das Astúrias

- Publicidade -

Johannesburgo (AG) – O 7 da Espanha foi melhor que o de Portugal. David Villa esteve sempre à frente de Cristiano Ronaldo e seus companheiros, inclusive no gol que deu a classificação da Espanha diante de Portugal, ligeiramente impedido. O novo herói das Astúrias, onde é conhecido como O Garoto, joga como gente grande e é tão veloz quanto o compatriota da mesma região, Fernando Alonso. As suas atuações, com um gol a cada partida e a artilharia do Mundial (4), fizeram a imprensa da Espanha ultrapassar o Paraguai, adversário das quartas de final, no sábado, e pôr a Furia na pole position da semifinal. E já escolheram até o adversário para Villa: A Argentina. Ou melhor, Messi.

Como o jogo com a ex-colônia é dado como vitória certa, a Espanha leva a Copa da África para o confronto interno e começa a discutir quem será o melhor do Mundial: Villa ou Messi? O Espanhol lidera o ranking das apostas para levar a Bola de Ouro, seguido pelo argentino, que ainda não marcou gols, mas que é ídolo no Barcelona, time que acabou de contratar Villa, de 28 anos, por 40 milhões de euros. Os outros três principais concorrentes atuam na Espanha: Özil, Higuaím e Luis Fabiano. A menos de 24 horas de deixar o cargo, o presidente do clube catalão, Joan Laporta, comemorou o investimento mais do que o gol de Villa contra Portugal: — Villa custaria hoje mais 20 milhões de euros.

Nascido na Argentina, Messi tem mais identificação com o Barcelona do que Villa. Aos 23 anos, está no clube desde 13. Isto porque, além de reconhecer o seu talento, foi o clube catalão que concordou em pagar o caro tratamento para crescimento do ‘‘Pulga‘‘, seu apelido, que mede hoje 1,69m e ganha cerca de 900 mil euros mensais.

O Garoto, ou El Guaje, em catalão, recebe cerca de 300 mil euros por mês. Com 1,75m, começa a crescer mundialmente na carreira graças à exposição mundial com a seleção espanhola e com o Barcelona, algo que ele não tinha no Valência. Muito menos os contratos publicitários de hoje: Adidas, McDonald‘s, Giorgi, Maxibon, Cepsa e Mahou. Só temem na Espanha que Villa se transforme em Cristiano Ronaldo, e apareça mais em anúncios do que com a bola nos pés. Se depender de Villa, casado, pai de duas filhas, e que foi artilheiro da Eurocopa com os mesmos quatro gols de agora, a boemia e o individualismo improdutivo de Ronaldo foram embora da Copa junto com o jogador do Real Madrid. — O mais importante é a equipe. Nossos resultados nos últimos anos mostram que sabemos ter sucesso. Confiamos muito em nós mesmos — disse Villa.

Paraguai vive dias de Itália

Pretória (AG) – Ainda nas nuvens pela vitória nos pênaltis sobre o Japão (5 a 3), em Pretória, terça, a seleção paraguaia decidiu viver dias de “Itália” na África do Sul. Trocou a clausura da Michaelhouse Boy’s School, em KwaZulu-Natall, colégio a 600km de Johannesburgo, onde mulheres não entram, pelo animado Leriba Lodge Hotel, em Centurion, Pretoria, antiga concentração da seleção italiana.

O clima, agora, é de alegria, alegria. O técnico Gerardo Martino também escolheu como local de treinos o mesmo antes usado pela festeira equipe do colega Marcello Lippi, que se demitiu depois da desclassificação da Itália — o Southdowns College, em Pretória.

Oficialmente, a decisão foi atribuída à distância. O hotel e o campo ficam a cerca de 50km do Ellis Park Stadium, em Johannesburgo, onde o Paraguai vai enfrentar a Espanha, sábado, às 15h30m, por uma vaga nas semifinais. Mas havia tempo e logística disponíveis para o retorno à bucólica KwaZulu-Natall. No Leriba Lodge, os italianos Cannavaro, Pirlo e Cia., eliminados no vexame da derrota por 3 a 2 para a Eslováquia, viveram dias festivos em Pretória. Para a imprensa de seu país, havia até até a Casa Azurri, na vizinhança, onde eram servidos champanhe, massas finas e pizza. A opção levou o Paraguai a ficar perto da muvuca dos torcedores.

Presidente suspende a Nigéria

O presidente da Nigéria Goodluck Jonathan anunciou, através de seu porta-voz, Ima Niboro, que suspendeu a seleção nigeriana de disputar qualquer competição internacional de futebol, por causa da fraca apresentação dos jogadores durante a Copa do Mundo. Além da campanha ruim, há, também, uma suspeita de casos de corrupção dentro da Federação Nigeriana de Futebol. Apesar de citar o fato, Niboro não comentou sobre as investigações que estão sendo relizadas.

O porta-voz explicou a decisão do presidente. “O senhor presidente ordenou que a Nigéria se retire de toda competição internacional de futebol durante os próximos dois anos para permitir que o futebol do país se reorganize”, comentou Niboro. A decisão de Jonathan, porém, pode causar ainda mais problemas para o futebol do país. A Fifa não aceite que políticos tomem decisões a respeito do futebol de uma nação.

Segundo a federação máxima do futebol mundial, todas as decisões precisam ser tomadas pela federação. Com isto, os nigerianos correm riscos de sofrerem uma suspensão também da Fifa. O presidente da federação internacional, Joseph Blatter, comentou a intervenção do governo francês no futebol do país. “Eu posso te falar que interferência política será lidada pela Fifa. Não importa o tamanho do país e que tipo de interferência foi feito”, disse. No Mundial da África do Sul, a Nigéria foi eliminada conseguindo apenas um ponto, no Grupo B.

Asamoah joga contra o Uruguai

Após realizar trabalhos específicos e não participar dos treinamentos com o restante dos jogadores de Gana na segunda e na terça, o artilheiro Asamoah Gyan tratou de tranquilizar a torcida africana e praticamente bancou sua escalação para o duelo ante o Uruguai, nesta sexta-feira.

“Minha lesão não é grave. Fiquei dois dias descansando, mas acho que vou jogar. Não sinto mais dores”, avisou o atacante, que apresentou-se com um inchaço no tornozelo esquerdo depois da partida contra os Estados Unidos, mas já está focado no próximo rival. “Temos confiança na vitória, apesar de muitos dizerem que nossa equipe não iria passar nem da primeira fase. Agora que chegamos às quartas, não temos mais nada a perder”, disse ele, autor de três gols.

Autor do primeiro gol de Gana na vitória sobre os Estados Unidos, que classificou a seleção africana às quartas de final da Copa do Mundo, o meia Prince Boateng ainda não está confirmado para o duelo contra o Uruguai. Durante o jogo com os norte-americanos, o jogador foi substituído por Appiah, em razão de dores musculares na coxa direita, que ainda insistem em incomodá-lo. “Ainda não sei se estarei disponível para sexta-feira. Não sabemos a gravidade da contusão”, declarou.

O atleta ainda revelou a decepção por ter de abandonar o campo por causa de uma contusão. “Fiquei muito chateado quando percebi que teria de sair e não poderia mais ajudar meus irmãos”, comentou.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas