quinta-feira, 28 de março, 2024
31.1 C
Natal
quinta-feira, 28 de março, 2024

O olho de Evandro

- Publicidade -

O Centro de Estudos e Pesquisas Juvenal Lamartine, da Fundação José Augusto, está promovendo, de hoje a domingo, no Teatro de Cultura Chico Daniel, o seminário História e Memória da Fotografia Potiguar.  É bom lembrar que amanhã, 19, é o Dia Mundial da Fotografia. A palestra de abertura do seminário, às 18 horas de hoje, ficará por conta de um dos mais importantes repórteres fotográficos do Brasil, o baiano Evandro Teixeira, quase 40 anos de oficio no Jornal do Brasil, pegando a fase de ouro do JB, aí pelos anos 60, 70 e 80.  Infelizmente o JB impresso não existe mais. Mas o trabalho de Evandro permanece para o resto dos tempos. A sua palestra tem como tema “A Fotografia no Contexto da História”.

Evandro já andou muitas vezes por terras potiguares. Fotografou muita coisa pelo Rio Grande Norte. Algumas delas que a sua lente mágica registrou por estas bandas estão em alguns de seus livros, entre eles o Fotojornalismo, editado em 1982. Um livro que se completa com textos de Otto Lara Rezende, Antônio Callado, Marcos Sá Correa e um poema de Carlos Drummond de Andrade:

“A pessoa, o lugar, o objeto / estão expostos e escondidos / ao mesmo tempo, sob a luz, / e dois olhos não são bastantes / para captar o que se oculta / no rápido florir de um gesto. // É preciso que a lente mágica /enriqueça a visão humana / e do real de cada coisa / um mais seco real extraia / para que penetremos fundo / no puro enigma das imagens.”

Há um livro-álbum de Evandro Teixeira em dobradinha com Nei Leandro de Castro, O Livro das Águas, publicado em 2002.  O mote é o Programa de Recursos Hídricos do Governo Garibaldi Filho, destaque especial para o sonho do Monsenhor Expedito, que é ressaltado por Garibaldi na abertura do livro: “Não poderia falar sobre o Programa Estadual de Recursos Hídricos do meu governo sem antes prestar uma homenagem ao homem extraordinário que o inspirou. Refiro-me ao Monsenhor Expedito Sobral de Medeiros, o pastor das águas, santo e guerreiro, que viu tornar-se realidade seu antigo e alentado sonho da democratização do uso das águas”.

O livro, projeto gráfico de Marcelo Mariz, tem mais de 100 fotografias que a lente de Evandro captou em todos os sertões do Rio Grande do Norte, passando por suas aldeias, suas igrejas e capelas, suas serras, seus campos, seus rios, seus açudes, suas adutoras, sua gente, suas cabras, suas vacas, suas pedras, seus espinhos, o céu de cada um. Por estes cantos todos, Evandro Teixeira andou por vários dias. O grande fotógrafo tem  muitas histórias para contar. Testemunha e personagem de uma fase rica, muito rica do jornalismo brasileiro.

Lendo recentemente o livro de Joaquim Ferreira dos Santos (outro grande nome de nossa imprensa), Enquanto houver champanhe, há esperança: uma biografia de Zózimo Barrozo do Amaral, anotei este trecho que transcrevo aqui:

“A redação do JB, sob a regência de Dines até 1973, e depois, até 1982, liderada por Walter Fontoura, era um divertido ninho de cobras. Raul Riff, Apicius, Villas-Bôas Corrêa, Carlos Leonam, Wilson Figueiredo, Araújo Netto, Sandro Moreira, João Saldanha, o fotógrafo Evandro Teixeira…”

Bolsa Eleição

Em sua coluna política no UOL, Josias de Souza fala assim:

– Sempre prontos a sofrer na própria pele insuportáveis vantagens, os parlamentares encontraram uma saída honrosa para a desonra que se abateria sobre eles caso insistem na ideia de borrifar R$ 3,6 bilhões do contribuinte no financiamento das eleições de 2013. Discute daqui, negocia dali, entraram no lugar do superfundo eleitoral as palavras mais belas da língua portuguesa: “Cheque em branco”.

– Ficou acertado que o relator Vicente Cândido (PT-SP) passará a borracha no trecho da proposta que destina 0,5% das receitas líquidas da União para a caixa registradora das campanhas.  Assim, o superfundo será criado, mas permanecerá vazio até que a Comissão de Orçamento de Orçamento do Congresso defina a cifra que irá recheá-lo. Amanhã, quando a opinião pública não estiver olhando, nada impede que a esperteza se junte ao cinismo para elevar ainda mais o valor do Bolsa Eleição.

– Finalmente, uma boa notícia: não houve nas últimas horas nenhum aumento na taxa de desfaçatez dos congressistas que negociam a suposta reforma política. Continua nos mesmos 100%. A votação foi adiada para a semana que vem. Falta chegar a um acordo quanto a outros pontos da proposta.

Vaga na Academia Já foram abertas, na Academia Norte-Rio-Grandense de Letras, as inscrições para o preenchimento da vaga da cadeira 7, que era ocupada pelo historiador e embaixador Nestor dos Santos Lima, falecido em junho.
A eleição do novo imortal deverá ocorrer ainda na primeira quinzena de outubro.

Homenagem
O Conselho Nacional dos Corregedores-Gerais dos Estados e da União está se reunido em Natal derna de ontem. Na reunião marcada hoje o Conselho prestará uma homenagem a Procuradora de Justiça, Zélia Madruga, ex-Corregedora-Geral do Ministério Público. O Conselho se reúne no auditório do Hotel Sears.

Violeiros Hoje tem violeiros se apresentando no pátio interno da Capitania das Artes.  O espetáculo é o “Encontro das Gerações”, juntando no palco o veterano e consagrado Pedro Bandeira, paraibano de fina estirpe da viola nordestina, e os jovens, que vão na mesma carreira, Felipe Pereira, Helânio Moreira e Amâncio Sobrinho.

Começa às 19 horas e a entrada é franca.

Violência O leitor Etevaldo Moreira de Souza manda de São Gonçalo do Amarante, onde mora, um imeio onde faz a seguinte pergunta:

“Woden, por que a Assembleia Legislativa não cria uma “audiência coletiva permanente” para se discutir, em altos termos, o gravíssimo problema da falta de segurança pública no Rio Grande do Norte? ”

E emenda com outra pergunta:
“Os deputados são ou não representantes do povo? ”

Livro Amanhã, sábado, 20, tem lançamento de livro no Sebo Vermelho: Moacyr, 90 anos bem vividos. É um ensaio biográfico do arquiteto Moacyr Gomes da Costa, escrito pelo irmão Carlos Roberto de Miranda Gomes. A partir das 9 horas.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas