sexta-feira, 29 de março, 2024
26.1 C
Natal
sexta-feira, 29 de março, 2024

O país dos técnicos

- Publicidade -

Está certo que o futebol brasileiro já passou dos  100 anos de nascido. É de 1903 o primeiro amistoso com participação do “escrete“ nacional (assim chamado no tempo antigo), quando se reuniu – vejam só, em Salvador para enfrentar um combinado inglês. Tudo começou ali. Pois, do já distante 1903 até hoje mais de 60  técnicos ocuparam esse cargo n a Seleção  verde/amarelo, que a essa época tinha camisas azuis. Convenhamos, é muito técnico, já que os amistosos eram bastante espacejados. A média é de um a cada  18 meses, embora tenham passado por lá profissionais que permaneceram anos seguidos treinando a nossa seleção. Cito Telê, Zagallo, o próprio Feola, Scolari, Parreira, Flávio Costa, e vai por aí. Talvez dando um mau exemplo para os clubes, que adotam uma rotatividade maior do que os altos e baixos do time.

O baixinho Odilon

O leitor   Emerson Dantas me manda e-mail querendo dissipar uma dúvida e decidir também uma aposta. É se o cracaço  Odilon chegou a jogar no América/RN. A resposta é sim, Emerson. Aconteceu no Brasileirão de 1982, o treinador era Erandy Montenegro. Um dos jogos em que o baixinho atuou foi nos 3×0 contra o Botafogo FR, no Machadão.

O baixinho 

O América jogou com  Romildo, Ivan Silva, Joilson, Lucio Sabiá e Wassil, Gilson Lopes, Norival e Odilon, Sandoval (Curió), Mário (Didi Duarte) e Severinho. O América foi talvez o único clube onde Odilon não chegou a fazer grandes apresentações, tanto que demorou pouco tempo na equipe rubra. Essa partida aconteceu dia 10/02/82.

Audiência

No programa “Esportes em Debate”  da Globo, neste domingo às 7h o marketeiro e diretor presidente da Smart, prof. Tadeu Oliveira, vai falar sobre o resultado de várias pesquisas feitas este ano no Machadão  nos principais jogos do Estadual e Série “B”. O surpreendente é a audiência de 86% da Rádio Globo com a bola rolando.

Audiência (2)

Mas, a pesquisa não se destina apenas a aferir audiência com a bola rolando, porém outros segmentos que podem interessar ao torcedor e aos cartolas. Um deles, por exemplo, mostra a  perda de muitos torcedores de faixa etária jovem, prevalecendo em maior número o torcedor  chamado “quarentão”.

Audiência (3)

Apurou ainda a Smart Opinião e  Mercado, que as mulheres também se afastaram do nosso maior estádio, citando como causas a violência (principalmente após os jogos à noite) e a dificuldade em conseguir transporte depois dos jogos noturnos. O que já se esperava, aconteceu: o antigo “Geraldino”  deixou de comparecer devido o menor preço, hoje,  ser entre R$ 10,00 e 15,00 com a extinção da Geral.

Poeta Macedo 

Chico Macedo, o poeta da “Fera” está entregando à gráfica seu novo livro, cujo título é “Glosando Outra Vez”, referindo-se ao primeiro, também falando em glosa. No estilo apimentado, Macedo abre a “caixa de ferramentas” e manda brasa. Mas, têm também versos irônicos bem distantes do pornô.

Poeta (2)

Uma dessas glosas: “Neste Café São Luís tem todo tipo de artista.”  “Apesar do desconforto/nossa grande academia/e os imortais, eu diria/não têm onde cair morto. Mentem a direito e a torto/sobre mulher e conquista/o maior sexologista/ aqui seria aprendiz/ neste Café São Luís. O projeto do alecrinense Macedo é lançar seu livro poucos dias antes da eleição de outubro. Pretende reunir toda classe política nesse lançamento.

Solidariedade

Com inteira razão o jornalista Roger Miranda lança seu protesto contra a medida infeliz, que é a de proibir o acesso de profissionais da imprensa nas cadeiras especiais do Machadão. A  não ser em locais reservados, como sala de árbitros, vestiários no momento da preleção do treinador ou algum dirigente, enfermaria, tesouraria, etc. o jornalista em serviço tem todo direito de entrar para o desempenho de seu trabalho. Solidarizo-me com o companheiro Roger, por atitude tão descabida  e inoportuna.

Irresponsabilidade

Estou lendo aqui na coluna Painel FC, da “Folha de S. Paulo“ que o ala corinthiano de nome  Coelho, dono de um futebol  sem maiores recursos técnicos, cria do clube, tem salário de R$ 70 mil. Convenhamos, qual executivo brasileiro – mesmo que tenha doutorado e especialização no exterior, consegue faturar salário tão alto?  Grana alta assim é pra sanguessugas ou integrar a turma do valerioduto.

Zonal Sul 

Tendo largado no último dia 06,  os 12os. Jogos Zona Sul prosseguem realizando-se na Unidade Cidade Verde, agregando alunos de todos os colégios particulares da zona Sul, estendendo-se até o dia 18.

Projetos 

A diretoria da AABB tem promovido reuniões permanentes visando a discutir  as obras estruturantes previstas para a temporada 2007.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas