Viver
O Plantão da Globo interrompeu 'Dragon Ball Z' no 11 de setembro?
Publicado: 10:06:00 - 11/09/2021 Atualizado: 10:10:37 - 11/09/2021
Um dos desenhos mais marcantes da história, Dragon Ball Z não foi interrompido pelo Plantão da Globo durante o atentado terrorista ao World Trade Center em 11 de setembro de 2001. No entanto, certamente você provavelmente já se deparou com relatos nas redes sociais feitos por pessoas que garantem ter visto isso acontecer na época.

Reprodução



Nos últimos anos, o tema trouxe muita discussão e ajudou a popularizar o termo "Efeito Mandela" no Brasil, que tem ligação com falsas memórias proporcionadas pela mente humana.

No dia dos atentados terroristas, a programação da Globo previa o infantil Bambuluá, de Angélica, entre 9h20 e 11h55. Era dentro desse horário que Dragon Ball Z era exibido havia alguns meses. Dentro do Bambuluá, existia a TV Globinho (que deu origem ao tradicional horário de desenhos da Globo), espécie de 'emissora' fictícia em que Angélica trabalhava como âncora e tinha a ajuda de repórteres mirins na chamada de desenhos e esquetes.

Em agosto de 2017, o jornalista Diogo Cavalcante, do Diário de Pernambuco, publicou a imagem do que seria a medição de audiência da Globo no dia 11 de setembro de 2001, com o nome dos programas e seus horários de exibição.

O documento indica que Dragon Ball Z costumava ser exibido mais adiante, no horário das 11h15, e o que estava sendo exibido no horário por volta das 9h50, quando o Plantão da Globo teria entrado no ar pela primeira vez naquele dia, era Garrafinha.

Segundo o site Memória Globo, a primeira interrupção do Plantão da Globo com Carlos Nascimento durou apenas quatro minutos. A cobertura jornalística retornaria somente algum tempo depois, às 10h02, o que indica que houve mais de uma interrupção na programação naquela manhã.

Dragon Ball Z, de fato, era exibido diariamente num horário próximo ao que ocorreram os atentados de 11 de setembro, o que pode ter levado à confusão de algumas pessoas. É provável que se trate apenas de uma falsa memória amplificada pelas redes sociais - é possível encontrar montagens com o plantão interrompendo uma cena do desenho, por exemplo.

Em 2019, o Estadão contatou a Globo sobre detalhes da programação na data, mas não obteve retorno. Também não há gravações da íntegra do momento das primeiras interrupções daquela manhã na internet atualmente.

O quadro Garrafinha existia desde 1998, quando ia ao ar no programa Angel Mix. Com a criação de Bambuluá, o programa voltou a ser exibido em edições que duravam por volta de cinco minutos. Nas historinhas, a protagonista dividia a cena com seu amigo Musicão e o pinguim Fraldo.

Estadão Conteúdo




Leia também

Plantão de Notícias

Baixe Grátis o App Tribuna do Norte

Jornal Impresso

Edição do dia:
Edição do Dia - Jornal Tribuna do Norte