quinta-feira, 28 de março, 2024
27.1 C
Natal
quinta-feira, 28 de março, 2024

O presidente e a primeira-dama que amavam o futebol feminino

- Publicidade -
No domingo (9) a seleção brasileira feminina de futebol inicia sua caminhada na Copa do Mundo da França. Esta edição é a que mais está recebendo atenção da mídia e da população. Em Natal, por exemplo, alguns bares vão transmitir os jogos, o que é uma iniciativa louvável. A capital potiguar, vale lembrar, tem uma longa história em se tratando do futebol praticado por mulheres.

Café Filho foi fundador do time de feminino do Centro Esportivo Natalense, há 100 anos. À direita, a equipe feminina de futebol na qual está presente a atleta Jandira Café


Café Filho foi fundador do time de feminino do Centro Esportivo Natalense, há 100 anos. À
direita, a equipe feminina de futebol na qual está presente a atleta Jandira Café

Para se ter uma ideia, o primeiro e único norte-riograndense a assumir o posto de Presidente da República, Café Filho (1899-1970), foi fundador da primeira agremiação futebolística do RN a montar uma equipe feminina. Isso foi há 100 anos atrás e o clube era o Centro Esportivo Natalense.

Sabe o que é mais curioso? Uma das jogadoras era Jandira Carvalho de Oliveira (1904-1989), que veio a se tornar esposa do Café Filho e Primeira Dama do Brasil. Essa história foi citada pelo escritor potiguar Homero Homem na reportagem “O Canguleiro João Café”, escrito para a revista Manchete em 1953. Diz o trecho da matéria: “Uma foto raríssima e curiosa: Café presidente de um ‘time’ feminino de futebol. A ‘center-half’ é dona Jandira Fernandes, esposa do vice-presidente”. Center-half era o termo usado para a função de cabeça-de-área, o volante dos dias de hoje, posição que exige força e garra para marcar.

Café Filho, único presidente do Brasil a ter sido jogador profissional, goleiro do Alecrim no caso, largou o esporte no início da década de 1920, quando se volta para o jornalismo e para as causas trabalhistas, e passa ser perseguido pela oligarquia da época. Jandira, com força e garra, o acompanha em seus exílios longe do Rio Grande do Norte. Começa assim a caminhada política de Café Filho que o levou até o posto máximo da república, quando assume o poder depois que o Getúlio Vargas comete suicídio em 1954 – e larga 14 meses depois, por motivo de saúde.

Em se tratando de futebol feminino, podemos dizer que o Brasil teve uma primeira-dama que jogou futebol na juventude, Jandira Fernandes, e ela era norte-riograndense. E seu marido, o presidente Café Filho, foi o fundador da equipe.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas