sexta-feira, 17 de maio, 2024
25.4 C
Natal
sexta-feira, 17 de maio, 2024

O primeiro e único ice wine do Brasil

- Publicidade -

Parece inacreditável que o Brasil, um país de clima tropical, conseguisse produzir um “Vinho do Gelo” a exemplo do que fazem Alemanha, Áustria e Canadá, mas isso de fato aconteceu e o grande feito é mérito da Vinícola Pericó, situada no Vale do Pericó, em São Joaquim – SC. A colheita de junho de 2009, aconteceu nos dias 4 e 12, sob extrema temperatura, com os termômetros registrando 7,5ºC negativos nos vinhedos, congelando a Cabernet Sauvignon (uva escolhida por sua maturação tardia), colhida antes do amanhecer e gerando um vinho do gelo extraordinário. A história da Vinícola Pericó teve início no ano de 2002 com a escolha e preparação do terroir no Vale do Pericó em São Joaquim do Sul, mas só em 2004 teve início à plantação das variedades francesas, especialmente adaptadas para os vinhedos de altitude e climas frios de inverno, todas plantadas em sistema de espaldeira para somente em 2007 iniciar primeira colheita. O ano de 2013 marca a 7ª colheita (safra) da Pericó Vinhos, e promete grandeza nos espumantes e vinhos tranqüilos que a vinícola produz em seus vinhedos localizados a 1.300 metros acima do nível do mar. O grande diferencial é a tecnologia empregada e o cuidado dos agrônomos com os vinhedos, para que as castas atinjam um alto nível de maturidade e sanidade até o momento da colheita. O Pericó IceWine, artigo de luxo da vinícola, além de um vinho muito raro para as condições climáticas do Brasil, apresenta uma qualidade extraordinária. De cor rosada, grande brilho e halo acobreado, o vinho revela-se espesso, rico em substância e açúcar residual já no visual, com um frescor proporcionado por sua natural acidez, que o torna equilibradamente perfeito na boca. Os aromas, diversos e complexos, sugerem mel, frutas em compota, frutas secas e oleaginosas que saltam da taça, incitando-nos à apreciação. Trata-se de um vinho compatível com os melhores do gênero, pioneiro e único no Brasil, que desde sua criação já ganhou inúmeros reconhecimentos e premiações da crítica especializada. Perfeito para acompanhar queijos de mofo azuis como Roquefort e Gorgonzola, sobremesas a base de peras e figos e foie gras, além de ser um vinho de meditação.   

Jantar Enogastronômico Temático Lusitano

Acontecerá no dia 29 de outubro (terça feira) no Cascudo Bistrô apenas para inscritos. Um grande passeio enogastronômico pelas iguarias e vinhos do além mar tendo como pano de fundo o fado português. Um evento promovido pelo Chef Daniel Cavalcante do Cascudo Bistrô e por este consultor. As inscrições já podem ser feitas no próprio restaurante. Reservas limitadas.

Vinho da Semana

Cenit 2007. O ponto mais próximo do Céu. É isso mesmo que quer dizer o nome desse fantástico vinho, produzido por Viña Caliterra, com 41% Cabernet Sauvignon, 39% Malbec e 20% Petit Verdot, procedentes do Vale do Colchagua. Seus 18 meses de carvalho novo, 90% francês e 10% americano, aportam-lhe rotundidade e complexidade, criando um vinho rico em substância, equilibrado e longo no final de boca. Aromas indescritíveis e estrutura a perder de vista. Perfeito para tomar já, mas quem perseverar, sentirá ainda mais prazer com este vinho em dois ou três anos. De fato uma antevisão do paraíso. Em Natal o Cenit é um exclusividade Vinhedos.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas