Pais e estudantes preparam receita de pão de abóbora
em referência ao famoso conto da Cinderela
Durante a pesquisa, os pais das crianças foram convidados a colocar a mão na massa, literalmente: um deles preparou uma receita de pão de abóbora em referência ao conto da Cinderela; outro pai fez panqueca de maçã em homenagem à Branca de Neve. Tudo com a participação ativa das crianças na elaboração das receitas. Depois, todos degustaram as delícias feitas pelos papais, que, com a participação, também comprovaram que nos dias atuais, os “príncipes” também vão para a cozinha preparar comidas e lavar a louça.
Sobre a história da Dona Baratinha e o João e o pé de feijão teve, é claro, degustação de caldinho de feijão, quando a nutricionista da escola foi à sala de aula falar sobre os tipos de feijões que vão para a nossa mesa. Para apresentar o que aprenderam com essa experiência, as crianças montaram um painel com os variados grãos de feijões para apresentar aos visitantes da exposição.
A criançada também montou a cesta da Chapeuzinho, acrescentando outros alimentos, como frutas e verduras, além dos doces. E fizeram também a releitura do livro de Bia Vilela sobre Chapeuzinho Vermelho e produziram uma sequência em quadrinhos sobre a Cachinhos Dourados. Eles também produziram a torre da Rapunzel, trançando os cabelos dela com um tecido. “O nosso objetivo foi aumentar o acervo de histórias entre as crianças e ajudar na descoberta de que vários dos contos de fadas ou fábulas, estão recheados de alimentos. A partir daí, fizemos o planejamento para as atividades, que envolveram toda a turma”, relata a professora do Grupo III, Cláudia Limeira de Sena.
“Comida” é o tema da 28ª Exposição Pedagógica da Casa Escola, sobre o qual todos os alunos – desde a Educação Infantil até o Ensino Fundamental II -, desenvolveram pesquisas para apresentar durante o evento, que atrai famílias e visitantes para prestigiar a produção da meninada. Os alunos observaram que a comida vai muito além de suprir uma necessidade básica do ser humano: impacta diretamente na economia mundial, no meio ambiente, na cultura. Ela pode ser o símbolo de um povo, de crenças religiosas, de saúde ou da atividade econômica de uma comunidade.
O assunto tem sido trabalhado nas salas de aula durante todo o ano letivo da Casa Escola, sempre de maneira diversificada e interdisciplinar. “Este tema nos surpreendeu pela sua dimensão e complexidade, tanto que, definir o que pautar, foi o primeiro desafio no processo de pesquisa dos estudantes. Esperamos que a Exposição Pedagógica seja um local de reflexão para alunos, pais e visitantes e também provoque uma mudança de consciência em relação ao planeta e à saúde, diante de um maior entendimento sobre o que se come e como come”, enfatiza Priscila Griner, diretora do Casa Escola.