quinta-feira, 28 de março, 2024
24.1 C
Natal
quinta-feira, 28 de março, 2024

O que nos espera na Copa do Catar 2022

- Publicidade -

O coordenador acadêmico FGV/FIFA/CIES, Pedro Trengrouse, diz que a FIFA tem a oportunidade de entrar para a história com a realização da Copa do Mundo de 2022, no Catar. Segundo ele, além de possibilitar o entendimento no Oriente Médio, a instituição pode colocar o futebol a serviço do desenvolvimento e da paz entre as nações.

#SAIBAMAIS#”A ideia de antecipar para 2022 a ampliação do número de seleções na Copa de 32 para 48, prevista para 2026, colocando jogos em vários países da região, transformando a Copa do Catar na Copa do Oriente Médio, é boa para todos. O Catar, mantendo o mesmo número de partidas, aproveita a Copa para melhorar suas relações com os países vizinhos, a FIFA garante o sucesso da competição, que está seriamente ameaçada por esse embargo, antecipando a inclusão de mais países, fazendo mais dinheiro, reforçando o “soft power” da Copa do Mundo e, ainda por cima, podendo até ganhar um prêmio Nobel”, analisa Pedro Trengrouse.

O professor da FGV lembra que, atualmente, a principal preocupação em relação à Copa no Catar é o embargo imposto pela Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Bahrein, Egito e Iêmen, que romperam relações diplomáticas e fecharam fronteiras, proibindo aviões do Catar de transitar no seu espaço aéreo, acusando o país de “apoiar o terrorismo”. “Com isso, os voos, em número reduzido, ficam mais longos e mais caros, insuficientes para atender às demandas das equipes operacionais da Copa, seleções e torcedores em geral”, ressalta o especialista que participou da Conferência FIFA Master Alumni durante a Copa, na Rússia.

Trengrouse acredita que assim como a Rússia acolheu a diversidade, acontecerá o mesmo no Catar. Segundo ele, a enxurrada de turistas acaba interagindo e flexibilizando costumes locais. “A infraestrutura de estádios para a Copa no Catar já está praticamente pronta, pode-se esperar realmente um evento inesquecível. Não à toa o slogan deles é Deliver Amazing”,  diz.

Trengrouse observa que os torcedores brasileiros podem ficar despreocupados com a proibição de bebidas com álcool e festas nas ruas. “No Qatar já se pode beber em locais turísticos fechados como hotéis e restaurantes. Em relação aos locais de concentração de torcedores em particular, deve acontecer o mesmo que em 2014, quando a FIFA capitaneou mudanças na legislação”.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas