sexta-feira, 19 de abril, 2024
31.1 C
Natal
sexta-feira, 19 de abril, 2024

O semeador da paz

- Publicidade -

Garibaldi Filho
Senador (PMDB/RN)

Por dever de gratidão e justiça, na semana passada tive a oportunidade de ocupar a tribuna do Plenário do Senado para homenagear um dos mais ilustres norte-rio-grandenses de nosso tempo: Dom Nivaldo Monte. O motivo foi o centenário de nascimento, completados em 15 de março, deste natalense que foi Bispo Auxiliar de Aracaju, e, depois, Administrador Apostólico e Arcebispo de Natal, de 1965 a 1988. Por mais de 20 anos ele emprestou sua fé, seu talento e sua abnegada dedicação ao pastoreio dos católicos na nossa Arquidiocese.

Ainda adolescente, Dom Nivaldo entrou no Seminário de São Pedro, em Natal, sendo ordenado padre já em janeiro de 1941. Atuou no interior do Estado – São Gonçalo do Amarante e Goianinha – vindo em seguida para Natal. Foi assistente do Secretariado Arquidiocesano de Ação Social a partir de 1946. Com a morte do velho e querido Arcebispo Dom Marcolino Esmeraldo de Souza Dantas, foi nomeado para a Sé de Natal em 1965.

Tive a felicidade de conhecê-lo de perto, não só na generosidade de sua amizade, mas também porque era ele já o Arcebispo desde alguns anos quando tive a ventura de ser Prefeito de Natal. Conciliador, magnânimo, pacífico e promotor da paz entre os desavindos, era fiel à sua Igreja, e intransigente na sua fé. Tinha um corpo franzino, quase nada, voz leve e suave, olhar doce das almas ternas.

Na década de 1940, Dom Nivaldo – mal ordenado sacerdote – junto com o depois Cardeal Eugênio Sales e outros membros do clero natalense, criou a Rádio Rural de Natal e suas escolas radiofônicas. Esse esforço de educação e politização do meio rural demonstrou seus dotes e talentos de eloquência. Foi um exímio comunicador em prol não só da catequese, mas da conscientização política.

Mais do que traçar um perfil biográfico de Dom Nivaldo Monte, minha intenção, com estas breves linhas, é relembrar e saudar a memória daquele religioso que sempre foi autêntico, leal, sincero e apaixonado pela sua missão. Dom Nivaldo sempre foi um homem de diálogo, mas sem transigir com o mal e o erro. Que seu exemplo repercuta e frutifique nestes nossos tempos atuais.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas