terça-feira, 23 de abril, 2024
29.1 C
Natal
terça-feira, 23 de abril, 2024

O Seridó dentro da lente

- Publicidade -

Maria Betânia Monteiro – repórter

A imagem em preto e branco de seu Benedito Santos, sentado à mesa de um bar, colocada ao lado de uma imensa parede de pedras dançantes é uma das cinquenta que compõe o livro “Cidades Seridoenses – Caicó”, do fotógrafo deste jornal, João Maria Alves. Apesar de esteticamente significativa, ela revela algo mais: o cotidiano da cidade de Caíco. Como diz a legenda, seu Benedito Santos é um boêmio octogenário, cliente do conhecido Bar de Ferreirinha. Nas palavras do jornalista Roberto Fontes, responsável pelo texto “todos os dias, no fim da tarde, ele bebe uma cervejinha pra ficar pensando melhor”. O livro é o primeiro da nova coleção do Sebo Vermelho, que vai trazer as cores e as formas do Seridó. Este primeiro volume será lançado sábado, no Colégio Diocesano, domingo no bar do Ferreirinha e dia 28 no estande do Sebo Vermelho na UFRN, durante a SBPC. Os lançamentos acontecerão sempre às 10h.

Fotógrafo João Maria Alves lança o livro “Cidades Seridoenses – Caicó”.  O livro é o primeiro da nova coleção do Sebo VermelhoO radialista Pituleira, o ex-jogador de futebol, Jeová, o Arco do Triunfo, o Eremitério São Sabas, a Casa Velha da Fazenda Samanaú são algumas das paisagens humanas e espaciais que protagonizam o livro. Elas foram selecionadas entre 400 fotografias feitas desde 1995. “Tenho um vínculo afetivo com a cidade. Sou natalense, mas gosto muito das cidades do interior, em especial as da região do Seridó”, disse João Maria. Acuado por uma timidez atípica, ele disse que o livro é importante por dois motivos. Um porque torna-se um registro arquitetônico e outro porque tem valor histórico.

É que além das fotos de tipos humanos, manifestações culturais e espaços físicos naturais e construídos, o livro traz uma legenda explicativa, contendo informações históricas preciosas, como a do Arco do Triunfo. “Monumento construído pelo bispo D. Adelino Dantas para marcar a passagem da imagem de Fátima em Caicó. Este monumento registra a passagem de Nossa Senhora de Fátima, a Peregrina, em Caicó, Gratidão do povo caicoense ao Ex.mo. Sr. Dom José Adelino Dantas pela realização da obra”, escreveu o jornalista Roberto Fontes, responsável pelo texto.

Outra imagem que chama a atenção pela sua beleza é a Galpões de algodão, “o ouro branco do Seridó, fonte de riqueza dos produtores rurais nas décadas de 1960 a 1980, o petróleo da época”, como relata Roberto Fontes.

A tiragem do livro foi de trezentas cópias, que deverão ser distribuídas pelas livrarias de Natal ao preço de R$ 30,00.

O autor

João Maria Alves é fotojornalista há 30 anos, tendo passado por várias redações de jornais no estado, também com fotos publicadas em alguns impressos do sul do país. Em 1984 o fotojornalista foi o único fotógrafo do Rio Grande do Norte a cobrir as convenções de Tancredo Neves, Paulo Maluf e Mário Andreazza, em Brasília.

João participou de várias exposições fotográficas coletivas e individuais. No exterior, suas fotos foram expostas no Café Kieselstein, cidade de Potsdan, Alemanha, em fevereiro de 2009.

No currículo do fotógrafo, também tem premiações em concursos de fotografias, destacando-se o prêmio Itaú Cultural de Fotografia sobre o tema “árvores floridas, campos floridos”. Além disso, João é um dos fundadores do Jornal da Fotografia, lançado em junho do ano passado.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas