sexta-feira, 19 de abril, 2024
29.1 C
Natal
sexta-feira, 19 de abril, 2024

O sistema de cisternas

- Publicidade -
Carlos de Souza – interino 

Já podemos comemorar. Temos perto de um milhão de cisternas de água para consumo humano no Nordeste. O problema agora é a instalação de cisternas de segunda água, que servem para o cultivo de alimentos. Pelo menos já temos 6.500 cisternas em escolas do Nordeste. O caminho é este.
As cisternas de primeira água destinam-se ao consumo humano. São instaladas ao lado das casas e têm capacidade para armazenar até 16 mil litros de água potável. Já as cisternas de segunda água são maiores, com capacidade para 52 mil litros, e são destinadas à água para produção agrícola e para matar a sede dos chamados animais de criação. Essas cisternas podem ser de uso individual ou coletivo, como no caso das escolas.

Trata-se de uma tecnologia simples e de baixo custo, na qual a água da chuva é captada do telhado por meio de calhas e armazenada em um reservatório de 16 mil litros, capaz de garantir água para atender uma família de cinco pessoas em um período de estiagem de aproximadamente oito meses.

No Rio Grande do Norte, o programa já construiu 2.455 cisternas de primeira água, em 21 municípios e 798 de segunda água. Este é um desafio que vale a pena ser levado a cabo pelo novo Governo.

O Programa tem como público alvo as famílias rurais de baixa renda localizadas no Semiárido brasileiro, região historicamente caracterizada por longos períodos de estiagem e pelas enormes dificuldades para acessar água em quantidade e qualidade suficiente. Entretanto, a partir de 2011, foram formalizadas parcerias para a construção de cisternas fora da região do Semiárido. Para participarem do Programa, as famílias devem necessariamente estar inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal.

O programa de dessalinização das águas também tem ajudado muito a essas populações periodicamente atingidas pela seca no RN. O esforço de trazer as águas do São Francisco para o solo potiguar é louvável, embora receba algumas críticas pelo custo alto das obras. Mas tudo que for feito para aplacar a sede no sertão é bem vindo. 

Segurança 
A governadora Fátima Bezerra nomeou ontem novos auxiliares da área de segurança: coronel Alarico Azevedo (comandante da Polícia Militar), delegada Ana Cláudia Saraiva (Delegada-Geral da Polícia Civil) e coronel Luiz Monteiro (comandante do Corpo de Bombeiros).
Auxílio
O Auxílio Reclusão existe desde 1933 e seu valor é variável a partir do cálculo das contribuições do apenado ao INSS, antes de ir para a cadeia.  O último salário de contribuição não pode ter ultrapassado o teto de R$ 1.319,18. Atualmente, só 7,1% das famílias de presidiários recebem este benefício. É quase impossível alguma família receber mais do o salário mínimo atual. Aquela corrente de Whatsapp, no Facebook que você recebe todo dia informando o contrário ou a informação daquele motorista de Uber, não procedem. Não é verdade.

Fakenews 
A jornalista Lúcia Guimarães postou isso no Twitter: “Para quem não sabe, Pizzagate foi a conspiração espalhada por este marginal retuitado pelo Planalto que dizia que Hillary e democratas operavam rede de prostituição sexual infantil em pizzaria de Washington. Um maluco armado apareceu lá e quase houve uma chacina”. O marginal em questão é um tal de Jack Posobiec, especialista em postar mentiras nas redes sociais.
Religião
O presidente Jair Bolsonaro sancionou hoje a lei que permite ao aluno faltar à sala de aula por motivo religioso. A nova legislação beneficia estudantes de diversas crenças, principalmente os adventistas que não podem estudar ou trabalhar aos sábados. Provas e aulas nestes dias deverão ser repostos ou substituídos por trabalhos escritos. A lei entra em vigor em 60 dias. Agora, senta aí que eu dizer quem são os autores da lei: O projeto é de autoria do deputado Rubens Otoni, do PT de Goiás e a relatora foi a deputada Maria do Rosário, do PT do Rio Grande do Sul. Tomou uma aguinha gelada?
Recado  Deu no SBT:
O presidente Jair Bolsonaro disse que os governadores do Nordeste não devem lhe fazer pedidos. Ele soube que esses governadores não vão colocar a foto dele nos gabinetes. “Eu já ouvi dizer, também não sei se é verdade, que os governadores não vão ter meu retrato em sua sala. Espero que quando venham pedir dinheiro pra mim, pelo menos digam o seguinte… Ou melhor, não venham pedir nada pra mim porque eu não sou presidente. O presidente deles está em Curitiba”. O assunto veio à tona durante a entrevista que o Presidente concedeu ao SBT, na quinta-feira”.

Cores 

A ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos Damares Alves, disse numa entrevista que meninos devem vestir azul e meninas rosa. Aí ela foi fazer umas compras num shopping em Brasília e um vendedor perguntou por que ela estava vestida de azul. A Ministra saiu do local visivelmente irritada e disse ter se sentido constrangida com a pergunta. Essa Ministra é aquela que disse ter visto Jesus trepado numa goiabeira e serviu de motivo para muita galhofa na internet. Deixa a mulher trabalhar, moçada!

Desencontros 

O secretário especial da Receita Federal, Marcos Cintra negou que o presidente Jair Bolsonaro assinou um decreto para elevar a alíquota do Imposto Sobre Movimentações Financeiras. Mesmo que o Presidente tenha afirmado isso mesmo. O Ministro negou que o Governo vá aumentar o tributo para compensar o aumento de despesas com a prorrogação de benefícios para o Norte e o Nordeste.
- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas