sexta-feira, 29 de março, 2024
26.1 C
Natal
sexta-feira, 29 de março, 2024

O talento de se manter no topo

- Publicidade -

PREMIAÇÃO- Andréia reforça que  premiação permite analisar a cada ano desempenho da marca

Começou a contagem regressiva para a entrega anual do prêmio Top Natal às empresas, por segmento de atividade, em primeiro lugar na lembrança dos consumidores natalenses.

A data para a cerimônia de premiação é 25 de outubro, no Ocean Palace, antecedendo a circulação da revista, tradicionalmente editada há seis anos, mostrando, uma a uma, as empresas mais lembradas na pesquisa Consul/TN. A revista TOP Natal circulará encartada na edição do dia 26 de outubro da TRIBUNA DO NORTE.

Este ano, a pesquisa abrangeu 35 segmentos de negócios e concederá 37 prêmios, pois houve um inédito empate entre duas marcas de um mesmo segmento, e também haverá a premiação da marca Top dos Tops, ou seja, aquela que recebeu o maior percentual de lembrança, independentemente da categoria.

Em três segmentos de negócios, quem estava em segundo lugar no ano passado passou para o primeiro lugar este ano.

“Não há dúvida que, pela sua credibilidade, o TOP Natal é uma ferramenta fundamental para quem faz o marketing das empresas de Natal”, afirma o diretor geral da Consult, Paulo de Tarso Teixeira.

Entre os dias 13 a 17 de julho, Paulo de Tarso coordenou pessoalmente 600 entrevistas feitas com pessoas das classes A, B e C escolhidas por sorteios múltiplos. A metodologia Top of Mind é aplicada pela Folha de S. Paulo há 17 anos. Mede a lembrança junto à população consumidora das grandes marcas nacionais. É um grande sucesso entre as grandes corporações.

Credibilidade 

 Há seis anos, a Consult em parceria com a TRIBUNA DO NORTE aplica, com sucesso, a mesma metodologia, oferecendo confiabilidade nos resultados de 95%.

Os resultados são sempre estimulantes, pois mesmo para os segundos e terceiros colocados, injetam ânimo para provocar reações.

Como se fosse uma descarga de adrenalina nas empresas de produtos e serviços, especialmente as tradicionalmente estabelecidas na cidade.

“Tudo isso mexe diretamente com o empresário local e com suas agências, fazendo com que revejam estratégias e calibrem melhor o foco em relação à realidade competitiva de seus segmentos”, diz a gerente comercial da TRIBUNA DO NORTE, Eliane Rocha. “Até para quem acompanha de perto o movimento dessas empresas é gratificante verificar a importância da pesquisa da Consult”, acrescenta a executiva.

Para a gerente de Marketing da TRIBUNA DO NORTE, Andreia Barandas, o Top Natal é um parâmetro para o mercado. “Ao longo de seis anos já é possível analisar a curva de desempenho de cada marca, o que possibilita maior acerto nas tomadas de decisão dos empresários. Os resultados evidenciam os investimentos das empresas, não apenas em mídia, mas em seus recursos humanos (treinamento, motivação e capacitação) e também no desenvolvimento e qualidade dos seus serviços e produtos”, afirma.

Empresário reconhece importância

Encarregada todos os anos de orientar, nos mínimos detalhes, todo o processo que culminará na entrega dos prêmios TOP Natal, Andreia Barandas supervisiona de perto os detalhes que dão vida ao evento, desde o cerimonial de entrega, que conta há cinco anos com o apoio da Verbo Eventos, até a elaboração da revista que circulará encartada na TRIBUNA DO NORTE no dia seguinte à premiação.

“Todos os anos colhemos sugestões e opiniões dos empresários para fazer um evento que corresponda às expectativas de quem trabalhou tanto para chegar até aqui”, diz Andreia.

 Paulo de Tarso Teixeira, da Consult, não tem dúvida que, hoje, os empresários com negócios na capital que mais recebe investimentos estrangeiros no Brasil já tomaram consciência da importância do TOP Natal .

“Não é uma premiação simplesmente, é o resultado de um ano em que manter a marca viva na mente do consumidor constituiu-se na decisiva batalha para manutenção dos negócios”, afirma.

Isso não significa – alerta ele – que as empresas que não figuraram entre os três primeiros devam desanimar ou se resignar. “Nos últimos anos, empresas de segmentos extremamente competitivos lutaram palmo a palmo e reverteram completamente suas situações no ranking”, constata Paulo de Tarso.  E acrescenta: “Alterar posições para cima ou manter a liderança são desafios que se equivalem em importância”.

Mas como apenas um pode estar no topo – quando não há inesperados empates – TOP Natal retribui ao esforço com uma revista que homenageia essas organizações. “Este ano, teremos uma festa onde as grandes atrações serão os próprios vencedores”, antecipa Andreia Barandas.

 Ao longo dessas últimas seis temporadas, 17 empresas do comércio e do serviço de Natal mantiveram-se ininterruptamente no topo da lembrança do consumidor. Com variações ora para cima e ora para baixo, todas elas exibem um ponto comum: a disciplina ao manter firmes seus objetivos de mercado. “Este talvez seja o dado mais importante da evolução do mercado publicitário de Natal”, festeja Eliane Rocha, a gerente comercial da Tribuna do Norte.

Pesquisa da Consult  foi simples e direta

“Um mercado profissional, atualizado e aberto às inovações pode ser interpretado como o resultado prático do esforço de empresários aliados ao talento de suas agências de propaganda”, diz Eliane Rocha, com satisfação.

A pesquisa, aplicada pela Consult foi simples e direta: buscou identificar  junto à população natalense o índice de lembrança (Top of Mind) de segmentos de mercado. Não foi, porém, uma tarefa simples. A abordagem, em parte, feita por critério sistemático em locais de trabalho e de fluxo do público-alvo da pesquisa, obedeceu ao rigor da não proximidade dos segmentos. E levou em consideração a proporção por área geográfica da cidade. Tudo para garantir uma margem máxima de erro permitida entre 3.3 a 3.8%.

A área de investigação foi formada a partir de entrevistados de ambos os sexos, acima de 16 anos, das classes A, B e C em toda a cidade. “O objetivo foi ouvir pessoas com algum grau de consumo, independentemente da classe social a que pertençam”, diz Paulo de Tarso.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas