sexta-feira, 19 de abril, 2024
29.1 C
Natal
sexta-feira, 19 de abril, 2024

O tamanho do problema

- Publicidade -
Lauro Jardim
com Guilherme Amado e Mariana Alvim

O Ministério da Saúde calcula que o coronavírus matará 0,8% dos brasileiros que contraírem a doença, o equivalente a oito mortos para cada mil infectados. A estimativa tem por base a taxa de letalidade verificada na China: 3,5%. O percentual chinês se refere aos casos oficialmente computados, e sabe-se que a subnotificação de Covid-19 tem sido gigantesca mundo afora. No Brasil, o índice de 0,8% está relacionado ao total de vítimas do vírus, levando-se em consideração quem vai procurar atendimento e aqueles que, embora contaminados, não vão informar o problema às autoridades, seja por desconhecimento, incapacidade ou negligência.
Compras difíceis
Por causa de escassez e preços altos, o Ministério da Saúde vem enfrentando dificuldade para comprar no exterior equipamentos de combate ao coronavírus, inclusive respiradores, fundamentais para o tratamento dos infectados.

Esquema ‘TQQ’
Desde dezembro na presidência da Biblioteca Nacional, o olavista de raiz Rafael Nogueira procura seguir o chamado ritmo ‘TQQ’ de trabalho: despacha na instituição apenas terças, quartas e quintas-feiras.

Notícias ruins
Vital do Rego encaminhou à Comissão de Ética da Presidência um pedido de informações sobre o que o colegiado apurou sobre Fábio Wajngarten. O ministro é relator no TCU de um processo que investiga o chefe da Secom em questões relativas à distribuição de verbas publicitárias e eventuais conflitos de interesses em sua atuação. Vital deu um prazo de 15 dias para receber as respostas. Até onde se sabe, a tendência é que o relatório de Vital leve a Wajngarten notícias tão ruins quanto a que recebeu na semana passada ao saber que foi contaminado pelo coronavírus.
À procura
Paulo Guedes está preocupado (e com razão) com a articulação política com o Congresso. Por isso, está procurando um novo Rogério Marinho. Ou seja, alguém que, como o atual ministro do Desenvolvimento Regional fez quando o assessorava durante a reforma da Previdência, negocie e conduza com o Parlamento a agenda de reformas do seu ministério. Já fez ao menos um convite, que foi recusado.
Te cuida, 03
O Conselho de Ética da Câmara prepara um susto para dar em Eduardo Bolsonaro. Vai começar a andar o processo por falta de decoro do 03 por causa da defesa que fez de um novo AI-5.
Maia contra ataca
Rodrigo Maia decidiu processar Edgard Corona, dono das redes de academias Bio Ritmo e Smart Fit. Recentemente, veio a público uma troca de mensagens num grupo de WhatsApp em que o empresário, bolsonarista até a medula, sugeria à sua turma bancar a viralização de vídeos descendo a borduna em Maia.
Templo forte
Em conversas privadas, Rodrigo Maia tem defendido a ideia de que hoje a popularidade de Jair Bolsonaro é sustentada basicamente pelo segmento evangélico.
Notório saber
O mensaleiro João Paulo Cunha integra a equipe de advogados da ex-presidente do TJ-BA Maria Santiago, moradora da Papuda desde o final, quando caiu na Operação Faroeste por suspeita de corrupção. Cunha, um inegável especialista em práticas criminosas, se formou em Direito depois que deixou a cadeia – é, aliás, pós-graduado pelo IDP, a faculdade de Gilmar Mendes.Solta a grana

O TRF-1, em Brasília, vai julgar na terça-feira um recurso de Michel Temer contra o bloqueio de R$ 33 milhões em seus bens. Há boas chances de o tribunal acolher o pedido de Temer.

Todo cuidado é pouco
O general Santos Cruz, ex-ministro de Jair Bolsonaro, está andando armado. Tem recebido ameaças.

Agenda positiva
A Caixa decidiu dar uma nova pancada nos juros do seu crédito imobiliário. Vai reduzir entre 0,25% e 0,5% o valor do financiamento pré-fixado, cuja taxa mais baixa é de 8% ao ano. O tamanho da queda vai depender do BC ou, mais precisamente, da reunião do Copom desta quarta-feira: se a Selic for mantida, a queda será de 0,25%; se cair, a Caixa baixa mais a sua taxa também.
- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas