sexta-feira, 19 de abril, 2024
29.1 C
Natal
sexta-feira, 19 de abril, 2024

O universo dos vinhos aperitivos

- Publicidade -

O vinho aperitivo, ou vinho de abertura, como o próprio nome sugere, é o vinho que abre uma refeição, preparando o palato para receber os antepastos e repastos, ao mesmo tempo em que em fortalece o organismo e protege-o contra eventuais alimentos e bebidas mais pesados. Numa seqüência lógica à mesa, os vinhos aperitivos, que fazem par com as entradas, são imediatamente seguidos dos vinhos de mesa, que acompanham os principais pratos da refeição, e, por conseguinte pelos vinhos digestivos, adequados às sobremesas.

Para serem aperitivos os vinhos necessitam ser leves (de baixa graduação alcoólica e pouquíssimo extrato), ser jovem e frutado (estes vinhos não passam por maturação em carvalho), ser preferencialmente brancos ou rosados, e especialmente ácidos sem ser acídulos, para estimular o apetite, preparar o aparelho digestivo para receber os alimentos e criar uma boa sinergia com alimentos mais leves do cardápio.

São inúmeros os tipos e estilos de vinhos que se enquadram nessa categoria. Em primeiro lugar os vinhos espumantes Brut, elaborados pelo método de tanque (Charmat curto), seguidos da quase totalidade dos brancos secos leves e dos vinhos rosados de curta maceração (extração). Algumas uvas brancas comuns especialmente adequadas à produção de vinhos aperitivos são a Sauvignon Blanc, a Riesling, a Chardonnay e a Chenin Blanc, mas tão importante quanto à variedade da uva é a técnica de elaboração ou vinificação empregada, pois até mesmo uvas tintas vinificadas em branco ou em tinto, dependendo da técnica empregada, podem resultar em ótimos vinhos aperitivos. Alguns exemplos de tintos aperitivos são o Beaujolais Noveaux, elaborado com a casta Gamay, e mesmo outras variedades tintas vinificadas através de maceração carbônica, técnica de vinificação rápida que extrai cor sem extrair componentes fenólicos, sobretudo os taninos das uvas tintas.

Uma taça de vinho aperitivo antes da refeição, mesmo quando está não está acompanhada de um antepasto ou de uma entrada, ativará as glândulas salivares predispondo e estimulando o organismo para a refeição, algo que além de prazeroso é também muito salutar. Uma refeição só será completa se os antepastos vierem acompanhados de um vinho aperitivo, dando ao comensal o sentido de completude à mesa, com o prato principal e a sobremesa igualmente acompanhados de seus respectivos vinhos.

Como Apreciar Vinhos Aperitivos
Sempre no início de qualquer refeição, com os pratos mais leves do cardápio, porque se tratam de vinhos igualmente leves, mas não necessariamente acompanhado de alimentos. A temperatura deverá ser condizente com o tipo de vinho em questão. Para os espumantes brut entre 6ºC e 8ºC. Para os brancos, entre 8ºC e 10ºC, e para os vinhos rosados estilo Provence, entre 9ºC e 11ºC. Todos submersos em balde com água e gelo e bebericados lentamente, sem pressa, para prolongar o prazer da apreciação. No caso de vinhos tintos aperitivos, a exemplo do Beaujolais Noveaux, a temperatura nunca deverá exceder os 15ºC (resfriado), sobretudo em local aberto e quente à luz do dia. Para controlar a temperatura nestes casos, recorra a balde com água fria apenas, retirando-o antes que a temperatura chegue aos 12ºC. Pode parecer difícil de controlar, mas você se certificará quando colocar o vinho na boca, abaixo da temperatura ideal, ele não apresentará aromas e o sabor frutado (o mais importante nestes vinhos) não se fará notar no palato.

Viagem ao Universo do Vinho Nas Principais Lojas da Cidade
Aos amantes do vinho que não adquiriram o DVD Viagem ao Universo do Vinho, informo que o mesmo poderá ser encontrado nas principais lojas de vinhos da cidade: Perlage, Vinhedos, Grand Cru, Adega São Cristóvão, Videira, Adega Natal e Wine Store, ao preço de R$ 25,00. Viagem ao Universo do Vinho esclarece em seus 04 blocos, através de uma abordagem clara, prática e descomplicada, as principais dúvidas do dia a dia dos apreciadores, revelando uma nova perspectiva na apreciação do vinho. 

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas