quarta-feira, 24 de abril, 2024
29.1 C
Natal
quarta-feira, 24 de abril, 2024

O valor do “dever de casa”

- Publicidade -

Outra vez o Campeonato Brasileiro mostra o quanto é necessário fazer o dever de casa para um clube que planeja a ascensão. Dos cinco times que melhor atuaram como mandantes, quatro se classificaram. São eles, o Náutico  Capibaribe com uma única derrota nos Aflitos e um aproveitamento fantástico de 87.7%, vindo logo a seguir o campeão da “B”,  Atlético Mineiro com 84.2%, América/RN com 80.7 e o Sport fechando o G-4 com aproveitamento de 73.7%. O grande mérito dessas equipes foi o de assegurar pontos valiosos diante de sua torcida e, ao mesmo tempo, somar pontinhos preciosos fora de casa. No caso do América, foram 14 pontos conquistados no campo do adversário, frutos de quatro vitórias e dois empates.

Ainda o G-4

Na coluna de ontem  levantei um assunto que acabou surpreendendo até mesmo os dirigentes. Refiro-me ao detalhe de o América ter a vitória hipotética sobre os outros três clubes do G-4, superando o campeão Atlético e o vice Sport, e ainda o Náutico, segundo melhor colocado. O América somou 10 pontos, Náutico nove, Atlético oito e Sport, sete pontos. A argúcia do professor Ailton Salviano permitiu passar essa curiosidade para os leitores.

Temporada

Se há alguma desavença dentro do gramado, fora das quatro linhas as diretorias do Baraúnas e Potiguar afinam muito bem. Prova é o início da venda de temporadas para os jogos dos dois times no Estadual. Com direito de assistir a jogos do Campeonato 2007, Copa do Brasil, Copa RN e Série “C”, o adquirente paga R$ 400,00, à vista ou parcelados em quatro vezes. A garantia mínima é de 15 partidas. Se todas forem vendidas, serão R$ 192 mil.

Seleção do JC

A equipe de esportes do “Jornal do Commercio”/PE também elegeu sua seleção hipotética da Série “B”, que ficou assim formada: Eduardo (Nau), Ricardo Lopes (Itu), Dema (Pau), Durval (Sport) e Fábio Vidal (Pau), Hamilton (Sport), Makelelë (Sto. André), SOUZA (Amer), Vanderley (Gama) e Rôni (Atle). Técnico, Levir Culpi. Destaque: Fumagalli.

Timemania

Aprovada a Timemania no Congresso, as discussões sobre a  futura loteria giram agora em torno da filosofia a ser utilizada pela Caixa na formatação dos volantes. A dúvida é se deve prevalecer o lado mercadológico (com base no ranking dos mais endividados), ou o técnico. A Timemania deverá ser lançada ainda dentro dos próximos três meses de 2007.

Timemania (2)

Se a situação se inclinar pela inclusão dos clubes mais endividados, prevalecerá uma grande maioria de paulistas. O certo é que 95% de todo débito vem dos 50 maiores times do Brasil e também os 50 grandes devedores. Um assunto já virou consenso: os clubes das Séries  “A”, “B” e “C”  estarão presentes na futura loteria.

Queda

Concluídas as três Séries do   Brasileirão, duas regiões  saem profundamente abaladas: a Norte e a Sudeste, especificamente São Paulo. A região Nordeste perde dois (Fortaleza e Santa Cruz), mas ganha três com América, Sport e Náutico. O  futebol paulista  chegou a ter oito equipes na elite (40% em 1990), em 2007 terá apenas quatro. O Norte perde o Paysandu e o São Raimundo.

Queda (2)

Por Estados, o Rio de Janeiro agora está empatado com São Paulo, cada um com quatro times na “A”, seguidos por R. G. do Sul com três, Pernambuco, Paraná e Minas com dois, Goiás, Santa Catarina e RN com um, cada. São apenas nove Estados que têm clubes na “A”, e o pequenino RN está no meio.

Palmas

Do leitor Celso Farias recebo e-mail elogiando as duas edições da TN que se sucederam à conquista do América. “Tanto a de domingo, como a da terça-feira nada têm a dever aos melhores jornais brasileiros. Guardei os dois cadernos com carinho,” ressalta o leitor  Celso.

Jogo no CT

Entrevistado  ontem no programa “Globo Esportivo” 2ª edição, Gustavo de Carvalho admitiu até colocar arquibancada móvel no CT e chamar os jogos do time rubro, lá mesmo, até porque o ABC não vê com bons olhos ceder o Frasqueirão para seu rival.

Premiação

Gustavo de Carvalho, Souza e seu empresário Gilberto Donadai seguem hoje para a festa de premiação da CBF no setor de recepções da Confederação. O retorno acontece amanhã.

Salvando

Como o futebol abecedista ainda não descolou pra valer visando 2007, o  futsal vai proporcionando as alegrias, que nos últimos meses têm sido raras. Escrevo esperando que o time de Rubinho tenha ultrapassado a equipe de Russas, ontem à noite.

ABC x América

O primeiro grande ABC x América de 2007 já tem data: dia 25/02, provavelmente no “Frasqueirão”.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas