O velho Tomé de Sousa

Publicação: 2021-01-28 00:00:00


Alguns compêndios dizem que Tomé de Sousa nasceu em 1501 na freguesia de Rates, em Portugal. Outros falam que o ano foi 1503. Era filho da autoridade religiosa do lugar. Entre 1546 e 1547 foi nomeado por Dom João III governador-geral do Brasil. Em 1 de fevereiro de 1548, partiu do Tejo para cá com três naus (Conceição, Salvador e Ajuda) e duas caravelas (Leoa e Rainha). Na Bahia, ao lado de Diogo Álvares Correa, fundou a cidade de salvador, inaugurada em 1 de novembro de 1549. Seu falecimento teria sido num dia como hoje em 1579.

O nome de Tomé de Sousa (às vezes com um Z no sobrenome) era frequente nos velhos livros de História do Brasil das aulas nos primário e ginásio de antigamente. Mas foi a partir de 1973, quando o jornalista paraibano Orlando Tejo resgatou a poesia de Zé Limeira, o poeta do absurdo, que Tomé de Sousa ganhou popularidade na minha geração, graças aos versos surreais e escatológicos do negro de Teixeira. O anarco-capitalista Ugo Vernomentti improvisou duas estrofes para anexar ao poema famoso. 

Verso de Zé
O velho Tomé de Souza
Governador da Bahia
Casou-se no mesmo dia
Passou a pica na esposa
Ele fez que nem raposa
Comeu na frente e atrás
E passou pelo cais
Onde o navio trafega
Comeu o padre Nobrega
E os tempos não voltam mais.

Versos de Ugo

São Tomé nasceu em Souza
Província da Palestina
Onde fizeram a vacina
Do vírus da mariposa
Moisés escreveu na lousa
O e-mail vindo de deus 
Zé Ramalho e Alceu
Cantaram para o seu povo
Jesus cozinhou um ovo
Nunca mais apareceu

Tomé de Souza inventou
O carnaval da Bahia
E naquele mesmo dia
Proibiu o rock n roll
Raul Seixas protestou
Elvis ficou nervoso
O diabo foi pra Kosovo
Abençoar comunista
Como disse um alienista
O tempo volta de novo.

Créditos: Divulgação

Oposição
O site O Antagonista tenta tirar da Folha, Globo e Estadão a narrativa oposicionista e parte para pancadas em Jair Bolsonaro. É a batalha da grande mídia para substituir os partidos, todos sem bala e sem líder para a luta de 22.

Censura
Depois de censurar perfis de direita nos EUA, o Twitter repetiu a dose com a esquerda, cancelando milhares de contas ligadas ao Antifas. Os delinquentes foram usados para tirar votos de Trump, agora estão dispensados da rede.

Ivermectina
Em fevereiro do ano passado, quando iniciou a pandemia, uma caixa do vermífugo com 4 comprimidos custava R$ 3 nas farmácias. Hoje está em média R$ 33. Natal continua entre as cidades com o maior volume de vendas.

Leite Moça
Das 382 compras realizadas pelo Governo Federal (coisa de praxe desde Deodoro e Floriano), 348 foram destinadas aos órgãos do Ministério da Educação (a máquina maior). O mundo das federais e IFs sempre foi doce.   

Assassinato
O novo presidente americano Joe Biden está prestes a assinar decreto autorizando subsídios para ONGs promoverem abortos. É um golpe medonho na nação com uma sólida cultura cristã que foi essencial para sua formação.

Viúva Negra
Considerado o primeiro filme da Fase 4 do universo Marvel nas telas, a aventura da personagem encarnada pela sempre deliciosa Scarlett Johansson terá 2 horas e 13 minutos de duração. A estreia prevista para o dia 7 de maio.

Traduzir 
No terceiro episódio da série WandaVision, a heroína cantou uma canção no idioma sokoviano, e que só teve tradução no Brasil. Diz: “Eu esperei por você e este dia chegou, meu coração se tornou um lar cheio de luz, cheio de luz”.












Os artigos publicados com assinatura não traduzem, necessariamente, a opinião da TRIBUNA DO NORTE, sendo de responsabilidade total do autor.