O voo livre da vida

Publicação: 2015-11-20 00:00:00
A+ A-
Yuno Silva
Repórter

O poder de síntese e a profundidade da mensagem alcançada pelo cantor e compositor paulistano Walter Franco na música “Coração Tranqüilo”, lançada em 1978, tem validade indeterminada. Nunca vai deixar de fazer sentido nem de ter relevância. E neste caso a palavra “nunca” pode e deve ser dita, pois os versos “Tudo é uma questão de manter /A mente quieta, /A espinha ereta /E o coração tranqüilo” soam como um mantra a ser exercitado. Mas não precisa sair cantarolando por aí, respirar corretamente é um bom começo para deixar a 'good vibe' fluir pelo corpo.
Mara Luquet e Ruy Marra uniram vivências na construção de um livro que aborda neurociência e afetividade
É com essa intenção, de colocar em prática dicas e sugestões que aproximam da sempre almejada qualidade de vida, que a jornalista Mara Luquet e o neurocientista e instrutor de voo livre Ruy Marra uniram forças e ideias em “Muito além do voo” (Editora Leya). A intenção dos autores, que estão em Natal para lançar o livro nesta sexta-feira (20) às 19h, na livraria Saraiva do Midway Mall, é sugerir mudanças de comportamento de forma a regular as emoções.

“Não é de auto-ajuda, diria que é um livro de psicologia e neurociência na área de 'coaching de saúde' (prática da educação, orientação e treinamento para promover a saúde e aumentar o bem-estar)”, disse Ruy Marra, um dos pioneiros do voo livre duplo com asa delta no Brasil. Ele já saltou acompanhando mais de 26 mil pessoas, e ao longo de uma década entrevistou cerca de duas mil para a pesquisa “Neurociência Afetiva”.

Recém-lançado, “Muito além do voo” foi apresentado semana passada em Brasília. Depois os autores seguiram para Porto Alegre e Rio de Janeiro. Natal é a quarta cidade desse circuito, e o lançamento em São Paulo está agendado para dia 7 de dezembro. A capital do RN entrou na lista pelo envolvimento pessoal de ambos: Ruy morou em Natal de 1985 a 1989 e Mara Luquet é habitué no litoral potiguar.

“Queria saber, em primeiro lugar, por que havia pessoas que não se adaptavam quando saiam da zona de conforto. E por que depois de passarem por um programa de treinamento (para saltar de asa delta) essas pessoas apresentavam uma mudança positiva no comportamento”, esclareceu Marra, que multiplica a “regulação das emoções ou a chamada plasticidade cerebral”.

O neurocientista e instrutor de voo livre no Rio de Janeiro acredita que “nossa saúde está diretamente ligada às nossas emoções” e defende que os estados fisiológicos interferem no pensamentos e vice-versa.

“O voo do título é uma metáfora, queremos evitar que as pessoas continuem justificando comportamentos a partir de situações passadas. Chamamos isso de 'Síndrome de Gabriela', do eu nasci assim vou ser sempre assim. O bem estar tem peso genético, e é potencializado por atividades intencionais como o altruísmo”, destacou Ruy Marra.

Ou seja, cultivar pensamentos positivos, respirar com o diafragma (e não com o tórax), seguir uma dieta saudável, praticar algum tipo de exercício e agir pensando na coletividade são atividades que podem vencer o estresse do dia a dia e o medo que paralisa – como aquele medo que dá na hora de despencar do alto de uma pedra pendurado em uma asa delta. Parece óbvio, e não deixa de ser, mas é um desafio constante manter o prumo nesses tempos de 'vida-montanha-russa'.

Treino para o salto
Jornalista, escritora e co-autora de “Muito além do voo”, Mara Luquet reforça: “O livro trata desse programa (de treinamento com práticas da neurociência) que o Ruy desenvolveu nas aulas de voo livre. Quando fui saltar pela primeira vez fiz esse treinamento e entrei em contato com as pesquisas. Tenho livros publicados na área de finanças, e no meio dessa crise econômica pensei que de alguma maneira poderia ajudar se compartilhássemos essas técnicas”.

Mara contou que no primeiro salto estava com medo, mas tranquila por ter passado pelo treinamento. “Já saltei várias vezes, aprendi a controlar o medo e as emoções com o programa”.

Mara é colunista da rádio CBN e comentarista do programa GloboNews Em Pauta. Trabalhou como editora de Investimentos e Carreira no jornal Valor Econômico e no caderno Folha Invest, currículo que a levou naturalmente a escrever livros sobre finanças – a diferença é que ela fala de forma simples, direta e até didática em alguns momentos sobre economia doméstica e assuntos correlatos como "O Assunto é Dinheiro", em parceria com Carlos Alberto Sardenberg, “O Meu Guia de Finanças Pessoais - Como Gastar Sem Culpa e Investir Sem Erros” e "Tristezas não Pagam Dívidas".

Serviço
Lançamento do livro “Muito além do salto” (Editora Leya), da jornalista Mara Luquet e o neurocientista e instrutor de voo livre Ruy Marra. Nesta sexta-feira (20), às 19h, na livraria Saraiva do shopping Midway Mall.