sexta-feira, 29 de março, 2024
27.1 C
Natal
sexta-feira, 29 de março, 2024

OAB aponta inconstitucionalidade da Lei Federal

- Publicidade -

Em maio de 2003, o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) ajuizou no Supremo Tribunal Federal uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI 2888), com pedido de liminar, contra o artigo 22 da Lei 9.028/95, o qual alterou as atribuições institucionais da Advocacia-Geral da União previstas no Código de Processo Civil.Segundo a OAB, desde 12 de abril de 1995, quando foi editada a lei, as sucessivas alterações na redação desse artigo, por Medida Provisória e outra Lei, provocaram um progressivo e constante aumento da competência da AGU para defender as pessoas dos agentes públicos.

#SAIBAMAIS#A entidade acusa que a cada mudança do texto legal, “foram acrescentadas novas atribuições, novas pessoas a serem defendidas por conta do erário público e por supostos danos que causaram ao próprio erário”. A ação aponta violação ao artigo 131 da Constituição Federal, que trata da AGU.  O texto do dispositivo dispõe que “a Advocacia-Geral da União é instituição que, diretamente ou através de órgão vinculado, representa a União, judicial ou extrajudicialmente (…)”.

De acordo com a OAB, a norma constitucional não permite a defesa de interesses dos servidores públicos que, por terem praticado atos em tese prejudiciais ao Estado, estão por elas respondendo. “A criação dessa verdadeira defensoria dos servidores não encontra suporte”, concluiu. O julgamento da ADI está sob a responsabilidade do ministro Gilmar Mendes.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas