quinta-feira, 28 de março, 2024
33.1 C
Natal
quinta-feira, 28 de março, 2024

OAB condena suspensão de demissões

- Publicidade -

Curitiba (AE) – A seção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) no Paraná considerou um retrocesso a decisão do Tribunal de Justiça do Estado, que suspendeu a demissão de 52 parentes de 30 desembargadores. A ordem para pôr fim ao nepotismo foi emitida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). “Uma medida como essa contraria os interesses da sociedade”, reagiu o presidente da OAB-PR, o advogado Manoel Antônio de Oliveira Franco.

Franco destacou que a luta contra o nepotismo é antiga e tem como principal objetivo dar oportunidades iguais para todos ocuparem cargos no Judiciário. “Se os parentes são competentes, e eu creio que sejam, não há por que temer a realização do concurso público. Nós sempre defenderemos essa igualdade”, afirmou. Apesar disso, a OAB ainda vai aguardar uma decisão final antes de tomar qualquer medida.

Franco disse ainda que, apesar da resistência dos juízes, espera que o fim do nepotismo seja estendido: “Desejamos que o Executivo e o Legislativo também tomem medidas corajosas como essas.” A liminar conseguida no final da tarde de terça-feira contraria a resolução do CNJ, que determinava a demissão de todos os parentes de juízes empregados no Judiciário sem concurso público. A medida, agora, será analisada por um conselho especial do TJ paranaense, com 25 desembargadores.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas