Natal
OAB-RN orienta consumidores sobre compras na Black Friday
Publicado: 19:07:00 - 25/11/2021 Atualizado: 19:07:48 - 25/11/2021
O dia oficial da Black Friday ocorre nesta sexta-feira (26). Apesar de muitas lojas já estarem com descontos, é na sexta-feira que acontecem as principais promoções e também é o dia em que muitos consumidores acabam caindo em golpes, principalmente com as compras pela internet. A Comissão de Relações de Consumo da OAB/RN divulgou algumas dicas para evitar ser alvo de criminosos. 

Adriano Abreu


O presidente da comissão, advogado Pedro Petta, explicou que pesquisar antes do Black Friday é importante para evitar ser atraído pela maquiagem de preços. Pela internet é possível conseguir, através de alguns sites, o histórico de preço dos produtos que estão sendo vendidos nos principais sites nacionais. “Outra dica é desconfiar de promoções mirabolantes, de produtos que são bem vendidos em todo o ano”, explicou o advogado. 

Outra orientação se refere a comportamentos na internet, quando anúncios de promoções podem chegar por mensagens encaminhadas. Clara Rodrigues, outra membro da comissão, explica: “Uma boa dica é não abrir todo o conteúdo que recebe, principalmente se tiver um link, mesmo que seja mensagem enviada no grupo da família via Whatsapp.” Isso porque o link pode direcionar para vírus, algum golpe ou fake news que dê informações inverídicas sobre produtos. É preferível pesquisar diretamente nos sites das empresas o produto desejado. 

A Comissão orienta verificar se a página da loja virtual onde vai comprar é segura, se possui certificado digital com a menção "https", principalmente antes de inserir os dados para pagamento.

De acordo com a OAB, todo site de venda deve exibir o CNPJ da empresa ou o CPF da pessoa responsável, além de informar o endereço físico onde a loja possa ser encontrada ou o endereço eletrônico para que possa ser contactada. A página virtual também é obrigada a disponibilizar um canal para atendimento ao consumidor, o chamado Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC). Se houver a falta de alguma dessas informações, desconfie.

O consumidor pode verificar a reputação da loja junto aos órgãos de defesa do consumidor, como o Procon, e na Junta Comercial de sua localidade, assim como pesquisar rankings de reputação em sites, como o www.reclameaqui.com.br. Os comentários de outros consumidores nas redes sociais também podem servir de suporte nesse caso.

A OAB também recomendou que, se o consumidor se sentir lesado, de alguma forma, é importante documentar provas, como prints da promoção e da conta ao qual foi depositado o valor da compra. Com isso, deve-se entrar em contato com algum órgão do sistema de defesa do consumidor ou procurar um advogado ou advogada especializada na área.

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