quarta-feira, 24 de abril, 2024
29.1 C
Natal
quarta-feira, 24 de abril, 2024

Obama indica adversário para compor novo governo

- Publicidade -

EUA - Barack Obama com Bill Richardson:  mais um nome da equipe de Clinton no próximo governo

Chicago (AE) – O presidente eleito dos Estados Unidos, Barack Obama, nomeou ontem Bill Richardson como secretário do Comércio, colocando um segundo ex-adversário político na equipe. Richardson, de 61 anos, foi embaixador dos Estados Unidos na Organização das Nações Unidas (ONU) e secretário de Energia durante a administração Clinton (1993-2001), além de cumprir atualmente segundo mandato como governador do Estado do Novo México. Richardson serviu sete mandatos no Congresso dos EUA como representante e participou de várias missões diplomáticas à Coréia do Norte, Sudão, Cuba e Iraque.

Richardson disputou a nomeação para a candidatura democrata à presidência dos EUA no começo deste ano. Na segunda-feira, Obama havia nomeado outro ex-adversário nas primárias para o gabinete: a senadora Hillary Rodham Clinton, indicada para a Secretaria de Estado. Obama disse ontem que Richardson é um dos líderes “na diplomacia econômica da América. Durante seus períodos como governador estadual e no Congresso, Bill viu como funciona nossa economia e o que impede que ela funcione melhor”. Segundo Obama, Richardson criou 80 mil novos empregos no Novo México, estado que hoje tem um dos índices mais baixos de desemprego nos EUA.

Fazendo uma piada, Obama disse estar profundamente decepcionado com Richardson porque o democrata raspou a barba, a pedido da esposa. Um dos políticos hispânicos mais importantes dos EUA, Richardson, filho de pai nicaragüense e mãe espanhola, se comprometeu a trabalhar para reativar a economia americana. Ele falou em inglês e espanhol no discurso que fez ao lado de Obama. Richardson agradeceu o apoio da comunidade latina e disse que é preciso aumentar a cooperação entre os EUA e a América Latina. Ele defendeu o livre-comércio. Obama ainda considera a nomeação de outro político hispânico, o representante democrata Xavier Becerra, da Califórnia, para ser o representante comercial dos EUA, chefe do USTR (United States Trade Representative). A informação partiu de dois funcionários do Partido Democrata que falaram sob anonimato. O presidente eleito se moveu rápido para formar seu gabinete, com mais da metade dos cargos preenchidos menos de um mês após ter sido eleito o 44º presidente americano em 4 de novembro.

Entre os cargos ainda não preenchidos estão: os secretários dos departamentos do Interior, Transportes, Trabalho, Energia, Habitação e Desenvolvimento Urbano, Educação, Agricultura e Assuntos dos Veteranos Militares. Obama ainda precisa nomear os chefes das agências de inteligência, incluído o dirigente da Agência Central de Inteligência (CIA).

Quando Richardson assumir seu novo cargo em janeiro de 2009, o governo do Novo México ficará com a atual vice-governadora, a democrata Diane Denish. Ela cumprirá o restante do mandato de Richardson até 2010.

No estado vizinho do Arizona, a saída da governadora democrata Janet Napolitano, que ocupará a Secretaria de Segurança Interna, significará, pela lei local, que um republicano ocupará o cargo. Napolitano será substituída pelo secretário de Estado do Arizona, o republicano Jan Brewer.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas