quinta-feira, 25 de abril, 2024
25.1 C
Natal
quinta-feira, 25 de abril, 2024

Obama se reúne com Bush

- Publicidade -

EUA - Obama e Bush evitaram divulgar o teor da conversa que tiveram no encontro fechado

Washington (AE) – O presidente eleito dos Estados Unidos, Barack Obama, e sua esposa Michelle,    chegaram à Casa Branca na tarde de ontem para uma visita, a primeira do democrata desde a esmagadora vitória eleitoral na semana passada. O presidente dos EUA, George W. Bush, e a primeira-dama Laura Bush, estavam no pórtico Norte da Casa Branca, de onde saudaram o casal Obama. O casal Obama saiu de uma limusine, foi recebido pelos Bush e todos entraram na mansão, onde o presidente eleito e sua esposa foram recebidos na Sala de Recepções Diplomáticas. No total, a visita durou menos de duas horas. Obama e Bush não falaram com a imprensa e após a visita o atual mandatário acompanhou o casal Obama à limusine.

As principais questões foram discutidas em encontro fechado à imprensa, entre o presidente eleito e o mandatário que em breve deixará o cargo. Os jornalistas puderam apenas fazer fotografias do casal Bush recebendo o casal Obama. Mais tarde, fotos mostraram Bush e Obama andando sob as colunas nos jardins da Casa Branca, em direção ao Escritório Oval. Quando questionado no final da semana passada sobre o encontro com Bush, Obama respondeu: “Eu irei à Casa Branca com um espírito bipartidário e com a consciência de que tanto o presidente quanto vários líderes no Congresso reconhecem a severidade da situação e querem ver as coisas feitas”.

Obama referia-se ao segundo pacote de socorro à economia. Apenas dois meses e meio antes de Obama tomar posse como o 44º presidente dos EUA, e com o mundo enfrentando uma severa crise financeira, uma série de assuntos devem ter sido discutidos pelos dois líderes no encontro no Escritório Oval. Bush prometeu realizar uma transição tranqüila e o encontro de ontem foi uma das poucas chances de os dois discutirem diretamente os graves problemas que esperam o próximo presidente.

Obama já esteve algumas vezes na Casa Branca, mas foi a primeira vez que visitou o Escritório Oval, uma situação diferente de Bush quando o atual presidente foi eleito no final de 2000 – seu pai, George Herbert W. Bush, foi presidente entre 1989 e 1993. Josh Bolten, chefe da equipe de funcionários de Bush na Casa Branca, disse no início da visita que o atual mandatário e Obama estariam sós quando se encontrassem no Escritório Oval. “Eu tenho certeza de que cada um terá uma série de assuntos para discutir”, disse Bolten. “Mas eu acredito que será algo muito pessoal para os dois. Eu acredito que o presidente tentará transmitir para o presidente eleito Obama a maneira como lida com algumas das questões mais importante do dia”, disse Bolten.

Obama pediu na sexta-feira passada pela aprovação do segundo pacote de estímulo econômico, incluída uma extensão do seguro-desemprego. Se o segundo pacote não for aprovado, ele disse, será a sua primeira medida quando tomar posse em 20 de janeiro de 2009. O segundo pacote é apenas uma das potenciais fontes de tensão entre a nova administração e a antiga que sairá em breve.

Políticas polêmicas serão suspensas

Washington (AE) – O chefe da equipe de transição do presidente eleito Barack Obama, John Podestà, disse que a futura administração está revendo as ordens executivas do presidente George W. Bush sobre pesquisa com células tronco, exploração de petróleo e gás e outras questões. Em entrevista para redes de tevês e jornais, Podestà disse que o presidente pode usar esta autoridade para agir rapidamente, sem ter de esperar pelo Congresso. Podestà afirmou que as pessoas devem esperar que Obama use a autoridade executiva para reverter muitas políticas da administração Bush quando ele tomar posse em janeiro. “Há muito que o presidente pode fazer usando sua autoridade executiva, sem esperar pela ação do Congresso, e eu penso que veremos o presidente fazer isso”, afirmou.

O presidente Bush limitou os gastos federais com pesquisa de células tronco, uma posição defendida pelos opositores ao direito do aborto. Obama apóia tais pesquisas em um esforço para encontrar curas para doenças como o mal de Alzheimer. Além disso, a Agência de Administração de Terras dos EUA está abrindo cerca de 145 mil hectares de terras públicas em Utah para exploração de petróleo e gás, gerando protestos de ambientalistas. “Eles querem ter exploração de petróleo e gás em algumas das terras mais sensíveis e frágeis de Utah”, declarou Podestà. “Eu penso que é um erro.”

Podestà disse ainda que Obama está trabalhando para montar um gabinete que seja diversificado, incluindo republicanos e independentes, como parte de uma ampla coalização. Outros assessores próximos de Obama também destacaram que até mesmo membros da atual administração poderão servir no futuro governo. “Eu penso que tudo é uma possibilidade neste momento”, disse a co-presidente da equipe de transição de Obama, Valerie Jarrett, para a NBC, quando foi questionada se a nova administração vai considerar manter o secretário de Defesa Robert Gates. “Eu penso que, de certa maneira, montar o gabinete é como um jogo de quebra-cabeças e ele (Obama) quer ter certeza que irá representar a diversidade de nosso país, diversidade em perspectivas, diversidade em raça.”

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas