quinta-feira, 25 de abril, 2024
32.1 C
Natal
quinta-feira, 25 de abril, 2024

Ocupação deve passar dos 88%

- Publicidade -

Os empresários do setor hoteleiro potiguar estão animados com a proximidade do feriado do Dia de Finados e acreditam que, mesmo com o segundo turno da eleição presidencial ocorrendo no próximo domingo, a ocupação nos hotéis do Rio Grande do Norte deverá ser superior a 88%. Já em relação a emissão de turistas para fora do estado, apesar de Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav) classificar a venda de pacotes como boa para o próximo final de semana, percebe uma procura maior por pacotes para o feriado do dia 15 de novembro, quando será comemorada a Proclamação da República do Brasil.

Segundo avaliação da ABIH-RN, ocupação deve ser semelhante à registrada ano passado, mas números são positivos para o setorDe acordo com o presidente da Associação Brasileira da Indústria Hoteleira, seccional Rio Grande do Norte (ABIH RN), Enrico Fermi, a expectativa do setor é de que a ocupação nos hotéis durante o final de semana do primeiro feriado de novembro seja similar à registrada na mesma data de 2009, ficando em um patamar superior aos 88%. O público deverá ser formado principalmente por turistas de estados próximos, como Ceará, Paraíba e Pernambuco.

Fermi afirma que os hotéis estão recebendo um número alto de reservas. Entretanto, a ocupação poderá variar um pouco, uma vez que é comum as pessoas tomarem uma decisão acerca das viagens apenas na quinta-feira ou sexta-feira que antecedem os feriados prolongados. “Pode ser que a ocupação fique um pouco abaixo do esperado, por causa da eleição no domingo, já que isso pode vir a desestimular algumas pessoas a viajar”, analisa.

Nas agências de viagens do estado, a procura mais intensa é relativa já ao segundo feriado do próximo mês, data que lembra a Proclamação da República do Brasil. A presidente da Abav RN, Ana Carolina Costa, diz que a procura por pacotes para o próximo feriado está boa, mas como o segundo turno da eleição será no domingo, último dia de outubro, a saída de potiguares do estado não será tão forte quanto nos outros anos. “Entre os destinos preferidos para o próximo final de semana, podemos destacar os Estados Unidos e os resorts distribuídos pelo litoral nordestino. Mas para viajar, as pessoas terão que deixar de votar e isso desencoraja bastante”, afirma.

República

Em relação ao feriado do próximo dia 15, Ana Carolina acredita que a grande procura por pacotes para o final de semana que a antecede ocorre pelo fato de o feriado cair em uma segunda-feira. Para esta data, os destinos mais escolhidos pelos potiguares são os internacionais, com destaque para Estados Unidos e países da América Central. “Cuba está bastante procurada para o feriadão de 15 de novembro. Está programado inclusive um voo direto para lá, com mais de 200 natalenses”, completa.

Para a presidente da Abav RN, a busca por destinos internacionais vem sendo incentivada pela cotação do dólar, que tem se mantido entre R$ 1,65 e R$ 1,70, bem como as novas regras alfandegárias, que permitem o retorno ao Brasil com alguns eletrônicos, cosméticos e roupas sem taxação alfandegária.

Desembarques nacionais cresceram 22,7%

O número de desembarques nacionais cresceu 22,7% em setembro deste ano e levando em conta a chegada de passageiros do exterior o crescimento foi de 30,95%, em comparação com o mesmo mês de 2009. Em Natal, o volume de desembarques nacionais também aumentou ao longo do mês passado e com um total superior a 195 mil passageiros chegando à capital do estado em voos domésticos, houve um crescimento de 43% em relação ao mesmo mês de 2009. Mas ao contrário do registrado nacionalmente, o volume de desembarques internacionais sofreu leve redução, ficando 0,9% abaixo de setembro do ano passado. Os dados são da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero).

Em hotéis da Via Costeira, funcionários dizem ter a impressão de que os turistas estrangeiros sumiram ao longo dos últimos dois anos e, em alguns estabelecimentos, o público nacional chega a representar entre 80% e 90% dos hóspedes atualmente. “O último ano em que registramos um bom volume de estrangeiros foi 2008. Entre aquele ano e 2009, a queda de estrangeiros no hotel foi de 310% e em 2010 o movimento desse público tem se mantido baixo”, analisa a diretora de vendas do hotel Sehrs, Mariana Mello.

De acordo com a diretora de vendas, vem sendo percebido o aumento do turismo de eventos na capital e no hotel em que ela trabalha houve um incremento médio de 13% desse público, entre setembro de 2009 e o mesmo mês deste ano. “O público que chega atraído pelo turismo de eventos, representa hoje 30% do nosso total de hóspedes”, afirma.

Em todo o Brasil, foram registrados mais de 6 milhões de desembarques nacionais em setembro deste ano, contra 4,9 milhões na comparação com o mesmo período de 2009, configurando o mês passado como o melhor setembro da série histórica. Assim, o crescimento foi de 22% no período.

Em relação à movimentação internacional, o Ministério do Turismo espera recorde, chegando a 7 milhões de desembarques, contra os 4,7 milhões registrados em 2009. Em setembro, a movimentação destes passageiros cresceu 30,95% em relação ao mesmo período de 2009, com os aeroportos do país realizando mais de 673 mil desembarques.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas