sexta-feira, 29 de março, 2024
27.1 C
Natal
sexta-feira, 29 de março, 2024

Oeste potiguar tem mais de 80% dos leitos covid ocupados

- Publicidade -
A ocupação de leitos críticos para o tratamento da covid-19 voltou a apresentar elevação no Rio Grande do Norte nesta quinta-feira (3). Conforme dados da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap/RN) detalhados no início da noite apontavam ocupação de 84,7% na região Oeste; 55,8% na região Metropolitana e 52% no Seridó. A média estadual estava em 55,8% às 19h14 desta quinta-feira. No mesmo dia, os casos confirmados da infecção pelo novo coronavírus chegaram a 96.855 e o de óbitos a 2.711 (sendo 2 em Natal e 1 em Florânia nas 24 horas anteriores).
Movimentação nos hospitais públicos instalados na região Oeste do Rio Grande do Norte tem aumentado nas últimas semanas
#SAIBAMAIS#Segundo os estudos dos Comitês Científicos dos municípios e do Rio Grande do Norte, o nível de ocupação de 80% seria o limite para reabertura das atividades econômicas no Estado no auge da pandemia. Até o momento, no entanto, todos os decretos acerca do distanciamento social e que limitam as atividades econômicas são os que estavam em vigor desde que a pandemia estava em situação considerada mais tranquila, quando a ocupação de leitos críticos no Rio Grande do Norte chegou a ser de aproximadamente 30%.
Na noite desta quinta, o Hospital São Luiz, em Mossoró, tinha 27 das 30 Unidades de Terapia Intensiva (UTI) ocupadas. No Hospital Giselda Trigueiro, em Natal, somente 1 UTI estava disponível e 25 ocupadas. EM Caicó, no Hospital Regional, 11 UTIs ocupadas e 9 disponíveis. No Hospital de Campanha de Natal, na Via Costeira, 9 ocupadas e 10 disponíveis. No Hospital Regional de Pau dos Ferros, todas as 9 UTIs estavam ocupadas, assim como no Hospital Regional Dr. Tarcísio Maia, em Mossoró. No Hospital Regional de Apodi, os 3 leitos de UTI estavam ocupados, assim como na Unidade Materno Infantil Integrada de São Paulo do Potengi.
A situação é menos complicada nos Hospitais Dr. Mariano Coelho, em Currais Novos, que tinha 3 UTIs disponíveis; no Hospital Infantil Maria Alice Fernandes, em Natal, com 8 UTIs vagas; Hospital Municipal Aluízio Bezerra, em Santa Cruz, com 3 unidades de tratamento intensivo sem pacientes; Hospital Regional Nelson Inácio dos Santos, em Açu, com disposição de 6 UTIs; no Hospital de Campanha de São Gonçalo do Amarante havia uma unidade de estabilização vazia e três no Hospital Regional Lindolfo Gomes Vidal, em Santo Antônio.
Caicó
A Prefeitura Municipal de Caicó publicou um decreto estabelecendo um conjunto de medidas para contenção da pandemia do novo coronavírus. Na publicação, o Município afirma que irá suspender a apreciação de pedidos de autorizações para shows e eventos e grande porte na cidade pelo menos até o dia 8 de dezembro, quando haverá reunião do comitê científico de enfrentamento à covid-19 da cidade. 
No decreto, a Prefeitura faz recomendações sanitárias quanto à não realização de eventos de grande porte que gerem aglomeração desordenada de pessoas, além de afirmar que vai ampliar a fiscalização sobre o cumprimento das medidas sanitárias de prevenção à propagação do novo coronavírus nas atividades comerciais autorizadas a funcionar. 
Pelo decreto, em todo território urbano e rural da cidade recomenda-se a não realização e não organização de shows artísticos e eventos de grande porte, não essenciais. Recomendou-se diretamente aos promotores de eventos que, até que o município atinja indicadores mais seguros, eles se abstenham de realizar festas ou shows em que ocorram aglomerações. 
Em caso dos empresários das festas já autorizadas não atenderem à recomendação, optando pela realização do evento, a Prefeitura de Caicó afirma que “o responsável deve seguir fielmente o protocolo endereçado e aprovado pela Municipalidade”. Porém, determinou que a capacidade de pessoas no local do evento seja reduzida em 50% do que o espaço comporta.
“Os responsáveis pelo evento estarão sujeitos à intensa fiscalização por parte da Vigilância Sanitária, em conjunto com a Policia Militar, para ordenar a suspensão momentânea daquela atividade até que o espaço respeite às normas estabelecidas no protocolo aprovado pelo Município”, disse o decreto.
Os bares e restaurantes poderão manter suas atividades comerciais, desde que respeitadas as exigências de espaçamento de 2 metros entre as mesas, limite de 4 pessoas por mesa e, no caso de duas mesas juntas, 6 pessoas. O limite pode ser excedido caso estejam no local idosos ou crianças do mesmo núcleo familiar. A Prefeitura também explicou que continua obrigatória a utilização de máscaras.
- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas