Cookie Consent
Brasil
Oftalmologistas promovem campanha nacional de esclarecimento sobre os riscos de doença que causa cegueira
Publicado: 14:27:00 - 19/05/2022 Atualizado: 15:08:39 - 19/05/2022
O Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) e a Sociedade Brasileira de Glaucoma (SBG) promovem em maio uma série de ações com foco no diagnóstico e no tratamento precoces do glaucoma, considerado a maior causa de cegueira evitável. Neste sábado (21), ocorrerá o ponto alto da campanha, com a realização de uma maratona de atividades nas redes sociais: o 24h pelo Glaucoma. Nesta data, por meio do canal no Youtube do CBO, serão transmitidas reportagens em vídeo, entrevistas com especialistas e esclarecimentos sobre uso de medicamentos, realização de tratamentos e formas de acesso ao atendimento no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).
Cedida


Com a iniciativa, pretende-se conscientizar a população sobre os riscos desse transtorno e destacar a importância de fazer consultas e exames de prevenção com regularidade. De acordo com Cristiano Caixeta Umbelino, presidente do CBO, quanto antes o problema for identificado, mais cedo poderá ser iniciado o atendimento específico, com a redução de chances de complicações. 

“O glaucoma é uma doença ocular que provoca a atrofia do nervo óptico. Como ele é o responsável por fazer a conexão entre o olho e o cérebro, acaba ficando comprometida a transmissão de sinais entre esses dois órgãos, o que pode levar à cegueira. De forma geral, a doença decorre do aumento da pressão intraocular. Trata-se de um processo lento, que pode progredir durante anos, até o aparecimento dos primeiros sintomas”, ressaltou o presidente do CBO.

Também serão exibidos depoimentos de pacientes e de celebridades com alertas sobre a necessidade de prevenção contra essa doença. Nomes como os dos cantores Almir Sater e Carlinhos Brown; dos atores Caco Ciocler e Tony Ramos; das atrizes Beth Goulart e Maria Clara Gueiros; e da empresária Luiza Helena Trajano já empenharam apoio à iniciativa. Outras informações sobre a campanha do CBO e da SBG podem ser acessadas no site 24hpeloglaucoma.com.br.

Segundo Caixeta, há perto de 1,5 milhão de pessoas com glaucoma no Brasil. No entanto, ele lembra que há um grande contingente de casos que não foram ainda diagnosticados. No mundo, estima-se que, em 2020, havia 80 milhões de pessoas com diagnóstico de glaucoma. Uma projeção da Associação Internacional de Prevenção da Cegueira (IAPB, do nome em inglês) indica que o total de pacientes com glaucoma em todo o mundo chegará a 112 milhões até o ano de 2.040.

Leia também

Plantão de Notícias

Baixe Grátis o App Tribuna do Norte

Jornal Impresso

Edição do dia:
Edição do Dia - Jornal Tribuna do Norte