terça-feira, 19 de março, 2024
26.1 C
Natal
terça-feira, 19 de março, 2024

Oitentinha do Mister Gol

- Publicidade -

Alex Medeiros
[email protected]

Faltavam dois meses para começar a Copa de 1970 e os cidadãos ingleses que estavam no México já se movimentavam em torno de um craque da seleção da rainha. Torciam por um carro Ford num evento chamado “Rally da Copa”. Dentro do bólido, estava Jimmy Greaves, um cara que havia disputado a Copa de 1966 e carregava junto com a fama o fato de ser o maior goleador de toda a História da Premier League, disparado o melhor torneio do mundo.

Mas para o bem das outras seleções, aquele piloto que corria no mês de abril não estaria nos campos mexicanos em junho. A idade acima dos 30 e a louca paixão pela velocidade o deixariam de fora do poderoso time do técnico Alf Ramsey, que lutava pelo bicampeonato. O que teria ocorrido no tenso jogo com o Brasil se Greaves estivesse em Guadalajara no dia que Felix fez milagres e um gol solitário de Jairzinho garantiu a vitória brasileira na partida mais difícil?
Hoje, 20 de fevereiro, o ídolo britânico faz 80 anos. A história registra os muitos gols na fase juvenil e escolar, que rapidamente chegaram ao conhecimento dos caçadores de talento e levaram o menino, com apenas 15 anos, ao Chelsea.

Dos 20 anos em diante, Greaves tornou-se fenômeno do gol, deixando ingleses e vizinhos estupefatos com a quantidade de tentos por temporada, com médias que só nos dias de hoje são realizadas por gênios como Messi e Ronaldo.

As atuações entre 1959 e 1961 fizeram seu nome se espalhar na Europa. Durante seis campeonatos, os números espantavam: 33 gols em 1959; 41 em 1961; 37 em 1963; 35 em 1964; 29 em 1965 e 27 em 1969. Estava no Milan.

Foi essencial para o time milanês conquistar a temporada 1961/1962 do Calccio. Com apenas 22 anos voltou para Londres, chamado pelo Tottenham. E ali ele consolidou sua condição de um dos grandes ídolos do futebol inglês.

Na fronteira dos anos 50 e 60, seu futebol era destaque nos bares, esquinas e mídia da Europa. Em meados de 1960, ao retornar aos gramados após um acidente, foi surpreendido com um grande fã clube na gélida União Soviética.

Sua carreira quase encerra precocemente. Tinha só 18 anos quando casou com a namorada grávida. Nem bem havia completado 20 e o mundo desabou. A maior tragédia da sua vida aconteceu enquanto ele experimentava a glória.

Numa noite histórica para o jovem artilheiro. A seleção da Inglaterra vencendo a forte Espanha por 4 x 2, e o inferno se abriu sobre ele. Quando comemorava o triunfo, chegou a notícia de que o seu filho morrera asfixiado em sua cama.

Foram meses até se recompor e reencontrar seu belo futebol. Muitos anos depois, quando já havia pendurado as chuteiras, aquela tragédia voltaria realimentada pela separação da mulher. O alcoolismo quase matou um mito.

Com a solidão e a saudade do filho fazendo-se navalha, Greaves mergulhou na pior das doenças, a da alma. Ao jornal Sunday People declarou: “Meu dia começa com copos de vodka e quando abrem os pubs eu passo à cerveja, numa média de 12 garrafas por dia”.

Um árduo tratamento e o reatamento da relação amorosa resgataram sua vontade de viver. Quando parou de jogar, se tornou comentarista, um dos mais populares apresentadores de TV e escritor com quase duas dezenas de livros publicados. A Inglaterra jamais deixará de louvá-lo como “Mister Gol”. Único.

Oitentinha do Mister Gol

Fake news
Petistas em vertingem ontem na CPI das fake news quando Lindolfo Antônio Alves Neto, sócio da Yacows, a empresa onde Hans River trabalhou, confirmou que houve disparos no Whatsapp para Fernando Haddad e Henrique Meirelles.

Militância
“Alessandra Negrini colocou seu corpo e sua voz a serviço de uma das causas mais urgentes”. Diz a nota da Articulação dos Povos Indígenas (APIB). Pois é, há quem faça exatamente o mesmo a serviço das pautas mais urgentes.

Filiações
O PSL afirma não haver qualquer ação para dificultar desfiliação, confirmando informação dada aqui da desfiliação automática quando alguém troca de legenda. Também informa que aumentou seus filiados de 271 mil para 436 mil.

Jorge Fernandes
Após abnegada busca, com paciência de garimpeiro, o juiz e escritor Ivan Lira de Carvalho lançou luz sobre o mistério da casa em que viveu o nosso poeta modernista. O endereço é Rua Vigário Bartololeu, 605, e a casa já não existe.

Exemplo
O Centro de Educação Profissional João Faustino, no bairro Pitimbu, é um case de sucesso no ENEM entre escolas estaduais. Mais de 45% dos alunos que fizeram as provas em dezembro foram aprovados para cursos na UFRN.

Bal masqué
Expectativa de mais uma multidão logo mais à noite no Largo do Atheneu, a exemplo dos últimos anos, na abertura oficial do carnaval com o já tradicional Baile de Máscara, que terá dois grandes shows com Lia de Itamaracá e Iza.

Brega & Chique
O canal Viva começou a reprisar ontem a novela de Cassiano Gabus Mendes que a Globo exibiu em 1987. Dirigida por Jorge Fernando, tinha uma plêiade com Marília Pêra, Raul Cortez, Jorge Dória, Glória Menezes e Hélio Souto.

Voleibol
As equipes que integram a Federação Norte-rio-grandense de Voleibol reelegeram, por unanimidade, a chapa Igor Ribeiro Dantas (presidente) e Carlos Eduardo Nascimento (vice) para mais quatro anos, de 2021 a 2024.

Futebol
Vigoroso na bola e no temperamento, o zagueiro Piqué, do Barcelona, chamou o jornalista Marçal Llorente de “titella”, que significa marionete em catalão. Ele combate matérias relacionadas a uma crise ético-administrativa no clube.
- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas