sexta-feira, 29 de março, 2024
27.1 C
Natal
sexta-feira, 29 de março, 2024

Oito presos abrem buraco em parede e fogem de CDP

- Publicidade -

Abrigando quase 100 homens num espaço oficialmente destinado para 40, o Centro de Detenção Provisória de Pirangi, na zona Sul de Natal, registrou a fuga de oito presos na manhã de ontem. Eles fizeram um buraco numa das paredes da unidade e fugiram por um terreno baldio situado no entroncamento das Avenidas das Alagoas e Ayrton Senna. No momento da fuga, três agentes penitenciários faziam a guarda dos presos provisórios. No andar superior da unidade, funciona uma Delegacia de Polícia Civil e nenhum dos agentes de plantão percebeu a ação. Após a fuga, a  Coordenadoria de Administração Penitenciária (Coape/RN)  efetuou a transferência de alguns homens e o número de presos caiu para 47 no fim da tarde de ontem. Nenhum dos fugitivos foi recapturado até o fechamento desta edição.
Presos que fugiram do CDP de Pirangi
No CDP Pirangi, os homens presos aguardam a transferência para demais unidades carcerárias, nas quais ficam à disposição da Justiça para julgamento. No momento da fuga registrada ontem, 92 homens aguardavam transferência. A ação dos agentes penitenciários, mesmo em pequena escala e sem o armamento ideal, impediu uma fuga ainda maior. A situação caótica do CDP Pirangi já motivou a interdição do local em anos passados e uma determinação judicial nesse sentido poderá sair nos próximos dias.

No dia 10 de junho passado, o juiz de Execuções Penais da Comarca de Natal, Henrique Baltazar Vilar dos Santos, visitou a unidade. Na ocasião, ele confirmou que iria cobrar da  Coape/RN, a adoção de medidas emergenciais para a redução do número de presos no local. “Eles (a Coape) disseram que estavam negociando com o MP”, informou ontem o juiz Henrique Baltazar. Segundo ele, com isso, a interdição da unidade não foi determinada. A  Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania não se pronunciou sobre para quais unidades os presos provisórios foram transferidos e se a segurança no CDP Pirangi teria sido reforçada.

Lista de fugitivos:
Alan Bezerra Holanda: homicídio
Rogério Nascimento da Silva: tráfico e associação para o tráfico
Gilmar Luiz Scarpin: acusação não detalhada no Mandado de Prisão expedido pela Comarca de Mossoró
Alexsandro Rodrigues de Macedo: roubo
Michael D. de Souza Ferreira: receptação
Anderson Valério dos Santos: porte ilegal de armas
Dyego Ramon F. de Araújo: acusado de furto
Roberto Nascimento Cosmo: preso por regressão de regime

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas