terça-feira, 23 de abril, 2024
25.1 C
Natal
terça-feira, 23 de abril, 2024

Olavo de Carvalho critica parlamentares do PSL

- Publicidade -
A visita de uma comitiva de deputados do PSL à China para conhecer um sistema de reconhecimento facial desenvolvido no País foi alvo de críticas do filósofo da direita Olavo de Carvalho, conhecido como um dos pensadores ligados ao governo de Jair Bolsonaro.

Olavo aponta analfabetismo funcional


Olavo aponta analfabetismo funcional

“Tem uma turma que fica dizendo aí que eu sou o guru do governo Bolsonaro. Se eu fosse, a primeira coisa que não estaria acontecendo é esta viagem de meia dúzia de senadores e deputados do PSL à China para negociar a instalação do sistema de reconhecimento facial nos aeroportos”, disse Carvalho em um vídeo publicado em seu perfil no Youtube. “O que vocês sabem do sistema chinês? Vocês estão fazendo uma loucura, entregando o Brasil à China.”

Olavo de Carvalho nega ter influência sobre o novo governo, mas estaria por trás de duas indicações à Esplanada dos Ministérios, Ernesto Araujo (Relações Exteriores) e Ricardo Vélez (Educação). O filósofo é bastante influente entre o eleitorado de direita que constitui o núcleo da popularidade bolsonarista e é frequentemente citado pelos filhos do presidente em comentários nas redes sociais.

O filósofo comentou que a empresa que estaria por trás do convite aos deputados é a Huawei, uma gigante de tecnologia que teve representantes presos recentemente na Polônia e Canadá, este último a pedido dos Estados Unidos.

“O problema do Brasil é a ignorância, o analfabetismo funcional, a presunção dos semianalfabetos”, esbravejou o pensador, que fez questão de ler os nomes dos parlamentares eleitos um a um. “Bando de caipira. Inclusive você, Carla Zambelli (PSL-SP). Já te ajudei muito, se você não sair desse negócio, eu não te ajudo mais.”

Zambelli afirma que intenção é ajudar o país


Zambelli afirma que intenção é ajudar o país

Zambelli, que tem origem no movimento Vem Pra Rua e se elegeu deputada por São Paulo no ano passado, respondeu em um vídeo publicado nas redes sociais. “Eu sou muito mais brasileira que muita gente aí. Aliás, eu moro no Brasil”, disse a deputada em referência a Olavo. Que  mora nos Estados Unidos desde 2005.

“Não viemos em nome do Executivo. Parlamentares não têm prerrogativa de fechar contrato algum, viemos conhecer e ver o que há de bom, além de fomentar as exportações do Brasil”, disse a deputada eleita ao Broadcast Político, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado.

Olavo de Carvalho é um dos responsáveis pela indicação de dois ministros do Govenro Bolsonaro — Ernesto Araújo (Relações Exteriores) e Ricardo Vélez Rodríguez (Educação).

Ainda na China, Zambelli afirmou que os parlamentares que fazem parte da comitiva ainda não foram empossados e, desta forma, não falam em nome do Brasil. “Ninguém na comitiva tem poder para tal”, disse.

A deputada eleita disse que toda a viagem foi custeada pelos parlamentares e pela embaixada da China, “sem ônus para os cofres públicos”. Ela afirmou também que eles ainda não foram conhecer qualquer empresa de reconhecimento facial e que isso está programado para daqui alguns dias. “E não é só uma empresa” disse.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas