quinta-feira, 18 de abril, 2024
27.1 C
Natal
quinta-feira, 18 de abril, 2024

Olha o mate no Centro

- Publicidade -
As bebidas geladas com mate são um clássico do verão que  agora estão vivendo seu momento alto em Natal. É o que confirma a Delícias do Mate, uma tradicional lanchonete que há 20 anos trabalha essa bebida refrescante no coração da Cidade Alta. A casa, que sempre teve um público fiel, foi “redescoberta” recentemente por uma nova clientela, mais jovem e entusiasmada. O cardápio do local também está se renovando para receber os novos fãs do mate.

A clientela mais jovem tem ajudado a resgatar o gosto pelo mate com limão e movimentado a rua Coronel Cascudo, outrora famosa pelas sapatarias


A clientela mais jovem tem ajudado a resgatar o gosto pelo mate com
limão e movimentado a rua Coronel Cascudo, outrora famosa pelas
sapatarias

O Delícias do Mate é criação de Gaspar Francisco de Lima, um potiguar que após trabalhar 30 anos em São Paulo, resolveu voltar para sua terra natal com algo novo na bagagem. “Estava de férias em Natal, já pensando em voltar e abrir um negócio por aqui. Analisei o que faltava no mercado, e o calorão me fez pensar no chá mate gelado. Praticamente não existia na cidade!”, conta. Ele comprou o maquinário necessário em São Paulo, conseguiu alguém que sabia trabalhar o mate natural, e abriu as portas em Natal. E assim começou a trajetória da casa.

Em duas décadas, o cardápio do Delícias foi se ampliando, mas sem deixar de conservar suas bases e favoritos da casa. O mate pode ser servido puro ou batido com várias frutas; o campeão ainda é o clássico, batido com limão. Mas também pode rolar com abacaxi, maracujá, ameixa, guaraná, laranja, entre outras. Há ainda o mate suíço, batido com limão e leite condensado.

O Delícias do Mate é criação de Gaspar de Lima, um potiguar que após trabalhar 30 anos em São Paulo, resolveu voltar a terra natal


O Delícias do Mate é criação de Gaspar de Lima, um potiguar que após
trabalhar 30 anos em São Paulo, resolveu voltar a terra natal

Os mates estilo vitamina levam leite, enquanto os shakes, mais concentrados, recebem leite, sorvete e cobertura (chocolate ou caramelo) – sendo o favorito da criançada.  O “mate shake” tem leite, sorvete, Ovomaltine, chocolate, morango, e cappuccino. Entre as criações mais recentes estão os mates “Pirangi” (leite, abacaxi e guaraná), “Ponta Negra” (leite, ameixa e aveia), “Cidade Alta” (leite, morango e groselha), “Genipabu” (leite, cacau e canela).

Gaspar ressalta que a parte de salgados também foi incrementada recentemente, tendo pão de queijo mineiro legítimo; pastéis integrais de ricota com tomate seco, creme de palmito, berinjela com abobrinha, e carne de sol com brócolis, frango com milho, e bacalhau); empadas de queijo, frango, bacalhau; queijadas, entre outros. O cardápio ainda conta com sucos diversos, guaraná do Amazonas, e açaí.

Além das versões tradicionais, puro ou com limão, o mate é saborizado em forma de vitamina, com morango, chocolate, sorvete e cappuccino


Além das versões tradicionais, puro ou com limão, o mate é saborizado em
forma de vitamina, com morango, chocolate, sorvete e cappuccino

O mate entrou em um novo ciclo de popularidade, segundo Gaspar. “O público daqui sempre foi mais adulto e de 3ª idade, até que de um ano pra cá tem aparecido um pessoal mais jovem, adolescente, universitário, casais e amigos que marcam encontros aqui. Foi uma surpresa pra mim. O mate virou moda entre eles”, diz. Gaspar ressalta que ainda este ano abrirá um segundo Delícias do Malte. “Tenho uma clientela grande da zona sul que está pedindo. Será em Capim Macio ou Ponta Negra, até o fim do ano”, diz.

Serviço:
Delícias do Mate. Rua Coronel Cascudo, 214, Cidade Alta. Aberto de segunda à sexta das 8 às 18h, e sábados até 14h. Tel.: 3212-3133.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas