sexta-feira, 29 de março, 2024
26.1 C
Natal
sexta-feira, 29 de março, 2024

Olha quem está aqui…

- Publicidade -

VICENTE ESTEVAM – INTERINO [[email protected]]

Para o torcedor americano que há alguns anos acompanha o clube da Cruz de malta, o jogo desta noite contra o Vasco traz a lembrança do ano de 1977 e parte de 1978, quando o zagueiro Joel Santana (na época ainda desconhecido), atendendo pelo nome de Joel Natalino. Não demorou muito a chegar a titular absoluto do Vasco e, tempos depois treinador do próprio Vasco, até os dias atuais, quase um judeu errante. Seu currículo como treinador é recheado, passou por vários times brasileiros, sem nunca desgrudar da forma liberal como trabalha, dificilmente se  irritando. Campeão Estadual/RN em 1977, a equipe rubra sagrou-se vencedora jogando com Cícero, Ivan  Silva, Joel Santana, Argeu e Olímpio, Zeca, Alberi e Garcia, Ronaldinho, Aloísio e Soares, tendo também participado da campanha vitoriosa, Zeca, Ivan Xavier, Cosme, Pedrada, Jorge Nunes e Joel Ribeiro, este falecido  há pouco tempo.  Hoje, o América encara um adversário que luta para se segurar no G-4, daí não dar moleza ao adversário americano. No jogo de ida, dia 19/07 em São Januário, placar igual em 1×1, o técnico Oliveira  Canindé, hoje no Santa Cruz.

Olha quem (2)
O presidente americano naquele  Estadual era o prof. Jussier Santos. Depois que Joel retornou ao Rio, JS ganhou projeção e títulos pelo Vasco, titular absoluto da zaga cruzmaltina. como também algum tempo depois na condição de treinador, inclusive uma boa temporada na seleção da África do Sul. Sem nunca perpetuar-se num clube só, Santana rodou por várias equipes, sempre sem tempo para esquentar o lugar. Atualmente à frente da equipe vascaína, a missão dele é trazer o time da Cruz de  Malta  à cúpula da “B” no Brasileirão. O time vascaíno atualmente é o 3º colocado com 54 pontos lado a lado com  o Joinville, perdendo apenas a vice liderança por ter  duas vitórias a menos. 

Série “C” começa a arrepiar
Largou com unhas e dentes  a disputa mais temível do Campeonato Brasileiro, que é a Série “C”, principalmente devido os jogos do mata mata. Na 1ª rodada o CRB foi ao Rio de Janeiro e  bateu o Madureira por 2×1, jogando por um empate ou até mesmo derrota por 1×0 no estádio “Rei Pelé”. O técnico dos alagoanos é conhecido dos natalenses: é Ademir Fonseca, o mesmo que andou por aqui tempos atrás treinando o ABC FC.

Série (2)
Enquanto isso, pelo que há muito vem preocupando o torcedor cearense à incrível má sorte do Fortaleza na luta desesperada tentando retornar à série “B”. É que o tricolor foi domingo à Macaé e empatou sem gol. Isso significa que, qualquer empate com gol no jogo da volta classifica o visitante. Esta é a quinta tentativa do Fortaleza visando a  retornar à série “B”. Até sábado, já haviam sido vendidos mais de 50 mil ingressos para a Arena Castelão no jogo da volta. Os outros resultados da “C”   no mata mata: Paysandu 2×1 Tupi/MG e Salgueiro 0 x 1 Mogi/SP.

COMO EXPLICAR?
 O amigo aí da poltrona, sabe como explicar um time que, há 72 horas havia derrotado o Cruzeiro, líder isolado da série “A”, jogando na Arena das Dunas, mas em seguida, no seu “alçapão” (o Frasqueirão) perde para o discreto time  do Luverdense, por 1×0? O mesmo surpreendente time da cidade Lucas do Rio Verde, no jogo de ida,  dia 15 de julho,  derrotou o ABC por 3×1. A esta altura, um resultado desastroso.

Ufa!
A velha tirada do folclórico torcedor carioca Neném “Prancha”, autor da frase histórica “Futebol é uma eterna caixinha de surpresas”, a cada dia mais se torna uma verdade. Aí estão vários jogos das séries “A”, “B”, “C” e Copa do Brasil  com escores estapafúrdios, surpreendentes. Eis alguns, bem recentes: Chapecoense 5×1 Internacional/RS, Goiás 6×0 Palmeiras,  Corinthians 5×2 Goiás, Cruzeiro 5×0  Chapecoense,  Flu 5×2 São Paulo, Ceará 5×1 Vila Nova, Avaí 5×0 Vasco, América/RN 5×2 Fluminense (Copa do Brasil),  Guaratinguetá 5×1 Guarany/Campinas, e ainda quase um total de 50 jogos com placar de 0x0…

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas