terça-feira, 23 de abril, 2024
31.1 C
Natal
terça-feira, 23 de abril, 2024

Olhando pra 2017

- Publicidade -

O ministro Henrique Meirelles, da Fazenda, aposta em uma expectativa de crescimento da economia do País já no primeiro trimestre de 2017. O ministro foi mais além ao estimar que no último trimestre de 2017, essa expansão possa atingir 2% sobre igual período de 2016. Não é muita coisa por se tratar de um crescimento em cima de uma base fraca de -3,5% do PIB de 2016. Os analistas econômicos entendem que o Brasil vai retomar o crescimento sustentável da sua economia lá pra 2020, quando a PEC do teto dos gastos e da Previdência Social começarem    efetivamente a ter seus efeitos. 

APLICAÇÃO Enquanto a economia não cresce, a “ciranda financeira” vai fazendo a festa. As aplicações no Tesouro Direto batem recorde de R$ 39 bilhões. No próximo ano, com as mudanças que o governo propõe, a velha caderneta de poupança deverá ter correção mais atraente.  

Juros
O governo faz pressão para que os bancos públicos reduzam as taxas de juros. No Banco do Brasil a taxa do cartão de crédito é de 12,02% ao mês. Vale o ditado: “exemplo pra ser bom deve começar de casa”. A avaliação é que esse movimento de queda será respaldado pela  diminuição dos juros básicos da economia, a partir de 2017.

Estatística

No dramático momento da economia do País, o IPEA, órgão ligado ao Ministério do Planejamento e Gestão, revela que o desemprego é maior entre jovens e quem não terminou o ensino médio. A crise se aprofunda, mas o governo não enviará agora, ao Congresso, a proposta de flexibilização da jornada de trabalho.

PREÇOS Novo levantamento do IBRE/Fundação Getúlio Vargas revela que os preços da ceia de natal acompanham a inflação. O economista do IBRE/FGV, André Braz, diz que dez itens mais consumidos no Natal apresentaram elevação média de 6,77% quando comparados aos preços praticados em dezembro de 2015, percentual próximo da inflação ao consumidor medida pelo IPC-10/FGV, que subiu 6,44% em 2016.   Entre os itens com as maiores altas estão: frutas cristalizadas (13,84%), tender (10,32%) e nozes (10,24%). Já as menores taxas de variação foram  para: pernil (-2,12%), bacalhau (-0,45%) e peru (6,88%).

Aposta no Natal
A segunda loja da rede de “atacarejo” Assaí, no RN, será inaugurada na próxima semana, onde foi a Incarton, no terreno da Coteminas, em São Gonçalo (Gancho de Igapó). Alguns hipermercados vão abrir 24 horas, a  partir de  amanhã (22), até às 18 horas do dia 24, como  o Carrefour que estende o horário de operação de suas lojas. O varejo aposta em boas vendas neste fim de semana, com a população recebendo o 13º salário e o impulso da data.

ESTAÇÃO Sai a Primavera e chega o Verão no Hemisfério Sul.  Será um período de calor com chuvas e frio mais intenso no Hemisfério Norte, até o começo de março. Na Europa, segundo analistas, o Outono quente torna as lavouras mais frágeis a clima frio.

1 A Comissão Especial do Programa Leite Potiguar publica aviso de retificação do edital de credenciamento de fornecedores laticinistas, dentro do Programa Leite Potiguar. A entrega das fichas de credenciamento será  no dia 27 próximo, às 10h, em ato público, no auditório da Emater-RN, no Centro Administrativo. O edital foi publicado no Diário Oficial do Estado e no sítio eletrônico (www.emater.rn.gov.br)
2 No Ceará, sete açudes tiveram aporte de água nas últimas 24 horas. Aliás, no Ceará, para abastecer a indústria será comprada água de esgoto tratada por empresa francesa. O Ceará tem reserva hídrica até março de 2017 e, por isso, o início de racionamento começa já em janeiro, caso o inverno não se intensifique até lá. A expectativa de inverno  é muito grande.
3 Na próxima safra do Centro Sul, a produção de cana-de-açúcar deverá chegar a 694,54 milhões de toneladas, de acordo com o levantamento divulgado pela Conab. Isso representa um crescimento de 4,4% em relação à safra anterior, que foi de 665,59 milhões de toneladas. A área a ser colhida é estimada em 9,1 milhões hectares, aumento de 5,3% se comparada com a safra passada, (8,6 milhões de hectares).

MÃO DE OBRA
Mais 413 concluintes formados pela Universidade Federal Rural do semiárido (Ufersa), em 20 dos 22 cursos de graduação do Campus, em Mossoró.  São  cursos como administração, agronomia, biotecnologia,  contábeis, direito, ecologia, várias engenharias, além de química, veterinária e zootecnia. Ao todo, a Ufersa formou 567 profissionais no semestre.

LEILÃO Para desocupar os seus pátios, o Departamento Estadual do Trânsito (Detran-RN) vai leiloar amanhã (22), cerca de 800 motocicletas de 50 cilindradas. O lance mínimo será de R$ 100,00. O leilão, presencial e online, começa às 9 horas, no auditório da Escola de Governo, com o leiloeiro Francisco Doege.

COMBUSTÍVEL A Casa de Saúde São Lucas, no Tirol, é o primeiro hospital do estado a ser abastecido com  gás natural canalizado distribuído pela Potigás. O hospital está usando o combustível para cocção de alimentos e analisa outras aplicações, como  lavanderia e esterilização de instrumentos.

FACILIDADE Vai começar por Mossoró um projeto piloto do INSS. O Instituto quer liberar o pedido de aposentadoria pela internet. Se não tiver problemas ou desvios será  expandido para outras localidades até o fim de 2017. Não deixa de ser uma forma de desburocratizar a Previdência Social.

SERVIÇO A aérea Azul inicia a Operação Verão com ave natalina em voos internacionais. Ações começaram nesta semana e seguem até o fim de fevereiro, oferecendo ainda  Espaço Kids, snack temporário e ações com o programa TudoAzul. Cerca de cinco milhões de clientes poderão participar, em todo o país e nos destinos  do exterior.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas