sábado, 20 de abril, 2024
24.1 C
Natal
sábado, 20 de abril, 2024

Olhares sobre a gastronomia potiguar

- Publicidade -

Novos capítulos no registro da culinária potiguar em livro ganharão as estantes – e as cozinhas. “Expedição Brasil Gastronômico” (Ed. Melhoramentos/Ed. Bocatto) será lançado hoje (sexta), durante a 16ª edição do Festival de Gastronomia de Tiradentes (MG). A viagem realizada pelos autores Guta Chavez, Dolores Freixa e Rodrigo Ferraz registrou a gastronomia de seis estados brasileiros – incluindo o Rio Grande do Norte. Outro lançamento, em Natal, será o de “Segredos dos Chefs”, dia 28/08, no Cascudo Bistrô. O livro reúne as receitas dos restaurantes que integraram o Festival Brasil Sabor 2013 no RN.
O cultivo da flor de sal na Cinsal, de Mossoró, foi um dos lugares visitados pela expedição
“Expedição” é um projeto do próprio festival gastronômico de Tiradentes, que pôs em 2012 uma equipe para percorrer 18 mil quilômetros entre seis estados e 51 cidades do país para pesquisar a cadeia produtiva de suas respectivas culinárias. O objetivo era catalogar região, produto, produtor, centro de distribuição e consumidor final. A primeira edição do livro traz sabores de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Pernambuco, Ceará, Rio Grande do Norte e Amazonas, distribuídos entre 300 páginas.

A pesquisa seguiu critérios rigorosos. Foram avaliados, por exemplo, os costumes alimentares que fazem com que determinados ingredientes sejam tão especiais para certas regiões. Outro ponto chave foi o fator humano. Foram priorizados produtores que utilizam a agricultura como atividade de subsistência, gerando renda e contribuindo para o desenvolvimento de sua região. “A expedição refletiu sobre o conjunto de fatores que influenciam na qualidade e na particularidade do produto: as condições geográficas somadas às tradições e à mão do homem”, disse Guta Chaves.

O capítulo do RN contou com o trabalhos das chefs Adriana Lucena (Taiá Bistrô), Gabriela Sales (Senac) e Ângelo Madeiros (Prato Perfeito/UnP), e receitas testadas pelos chefs Nívea Pedrosa (Cook & Luxo), Tadeu Lubambo (Camamo) e também dos colaboradores. Além do livro, foi produzido um documentário em longa-metragem, realizado pelo gastrônomo Rusty Marcellini.

No RN, os pesquisadores mapearam potencialidades culinárias do litoral, Costa Branca, Seridó e oeste potiguar. Foram documentados os mel de abelha de Jandaíra; a pesca artesanal de vôngoles (os búzios) em Diogo Lopes; a castanha de caju de Serra do Mel; a produção de flor de sal em Mossoró; o arroz da terra de Felipe Guerra; as ovas de curimatã de Caicó; as receitas de camarão de Natal, e ostra orgânica de Tibau do Sul e Pipa.

No próximo ano, um novo livro será lançado trazendo o resultado da segunda etapa da Expedição que, em 2013, passou pelos estados de São Paulo, Bahia, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio Grande do Sul, além do Distrito Federal.

Arroz de Festa, do Cascudo Bistrô, tem receita no livro Segredo dos ChefsSegredos de Cozinha dos restaurantes

O livro “Segredos dos Chefs” traz as receitas dos 21 pratos correspondentes aos restaurantes que participaram do Festival Brasil Sabor-RN, realizado pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes. Todas as receitas usaram algum tipo de ingrediente típico regional. Há pratos como o “dueto de tacos”, do Botequim Tá na Hora; o risoto de camarão, jerimum e provolone do Camarões; a pizza de tapioca da Casa de Taipa; o arroz de festa do Cascudo Bistrô, entre outros. Os livros estarão disponíveis nos restaurantes.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas