sexta-feira, 29 de março, 2024
26.1 C
Natal
sexta-feira, 29 de março, 2024

Olho na mistura do MADA

- Publicidade -

Ramon Ribeiro
Repórter

Rock, rap, pop, soul, funk, psicodelia, reggae, essa deve ser a escalação mais misturada de todas as edições do Festival MADA – Música Alimento da Alma –, que em 2016 chega a maioridade. A uma semana da abertura, a programação completa do evento foi divulgada e mostra um recorte abrangente da música brasileira contemporânea, com nomes consagrados e em ascensão, de estilos e gerações diferentes, como Planet Hemp, Emicida, Liniker, Jaloo, Karol Conka, Rael, Far From Alaska, Plutão Já Foi Planeta, Pedrinho Mendes, Fukai, Jubarte Ataca e muitos outros. Serão dois dias de shows, sexta-feira (23) e sábado (24), na Arena das Dunas.
Ao completar 18 anos de atividades, festival recupera fôlego de antes ao mesclar estilos diversos e dar espaço a artistas em ascensão e novas sonoridades
Referência na projeção de novas bandas e artistas da cena independente, o Mada montou uma programação com 16 shows, sendo oito em cada dia. Nomes em alta na cenário nacional tocam na cidade pela primeira. É o caso do paulista Liniker e do paraense Jaloo. Liniker vem acompanhado da banda Caramelows e traz para Natal seu disco de estreia, “Remonta”, lançado ontem (16). O trabalho sucede o bem comentado EP “Cru”, cuja algumas das músicas são sucesso no Youtube. De estilo nada convencional, Jaloo mostrará para os natalenses sua sonoridade que mistura eletrobrega, funk, pop e um ou outro ingrediente amazônico, marca do seu disco “#1”, de 2015, cuja a direção musical foi assinada pelo produtor Carlos Eduardo Miranda. O artista lançou ontem o novo clipe da música “Chuva”, composição Talma de Freitas e Yara Renó.

Um dos destaques da programação, o Planet Hemp vai promover um clima de revival. Parceiros antigos do festival, os cariocas retornam a Natal com a formação completa 11 anos depois de sua última apresentação em terras potiguares, no Mada de 2005.
Jaloo se apresenta na sexta-feira (23)
Do total de atrações, metade são de artistas potiguares, alguns com projeção nacional, como Far From Alaska e Plutão Já Foi Planeta. Luisa e os Alquimistas volta a subir no palco do festival depois de se apresentar no ano passado. Dessa vez a banda traz o disco novo “Cobra Coral”, lançado em janeiro, e uma participação no RecBeat, festival alternativo que acontece durante o Carnaval de Pernambuco. Completam o time potiguar o Jubarte Ataca, Time de Patrão, Luiz Gadelha e Os Suculentos, Fukai e o veterano Pedrinho Mendes, que vai comemorar os 35 anos da clássica “Linda Baby”, música imortalizada como hino afetivo de Natal.

A edição de 18 anos do Mada acontece na área interna do estádio Arena das Dunas. A dinâmica dos shows permanece a mesma de outros anos, com apresentações alternadas, sem intervalo, em dois palcos idênticos.

Além dos shows, o público poderá visitar a tradicional Feira Mix, que reúne produtos de arte, artesanato e moda ligados à música. Dentre as marcas convidadas, D’Carvalho Bolsas Ecólogicas, Pirogravuras do artista Igor Azevedo, Real Studio Tattoo, de Ruy Ribeiro; Saloon Barbearia, Kalline Siqueira com Arte em Vinil, projeto Transforme-se, Piranga Camisetas, Negra Cor, além do espaço das bandas convidadas.
Liniker e Os Caramelows se apresentam no sábado (24)
Se em edições passadas o festival promovia a integração entre música e audiovisual, com o Festival Curta Natal, este ano o evento deu início a uma ação educativa, chamada de MADA Faz Escola. Durante todo o mês de agosto, o Festival promoveu encontros entre artistas e estudantes, em sete instituições de ensino, sendo cinco escolas públicas, uma particular e o IFRN.

A ação levou cantores, instrumentistas e compositores do Rio Grande do Norte para as salas de aula, onde contaram suas histórias e conversaram sobre o fazer musical com os alunos. Participaram das atividades cerca de 1500 estudantes. O encerramento foi com a aula-espetáculo sobre a presença potiguar na música brasileira.

O MADA 2016 foi contemplado com o Prêmio Funarte de Fluxo Contínuo para Festivais de Música Brasileira, e incentivos da Lei Câmara Cascudo do Governo do Estado e Programa Djalma Maranhão da Prefeitura do Natal, com patrocínio da Oi, Cosern/Neoenergia, Unimed Natal e Skol.

Programação

SEXTA-FEIRA (23)
20h – Jubarte Ataca (RN)
20h40 – Time de Patrão (RN)
21h10 – Luiz Gadelha e Os Suculentos (RN)
21h40 – André Prando (ES)
22h10 – Jaloo (PA)
22h50 – Far From Alaska (RN)
23h30 – Emicida/ Rael (SP)
1h –  Planet Hemp (RJ)

SÁBADO (24)
20h – Pedro Mendes (RN)
20h40 – Fukai (RN)
21h10 – Luísa & Os Alquimistas (RN)
21h40 – Dona Cislene (DF)
22h10 – Plutão já Foi Planeta (RN)
22h50 – Liniker e Os Caramelows (SP)
23h30 – Karol Conká (PR)
1h –  Natiruts (DF)

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas