quinta-feira, 18 de abril, 2024
26.1 C
Natal
quinta-feira, 18 de abril, 2024

Olho no mapa

- Publicidade -

Os preparativos para a Meia Maratona do Sol seguem a todo vapor. Em sua 4ª edição, a corrida mais bonita do Nordeste mostra que alcançou o formato ideal e movimentará a capital potiguar no dia 11 de novembro, com largada – a partir das 16h – e chegada na Arena das Dunas. As inscrições terminam hoje, ou enquanto durar o lote remanescente, que vale apenas para os percursos de 10km e 5km, já que as vagas para o percurso de 21km foram completamente preenchidas. Os interessados podem garantir a participação exclusivamente no site www.meiamaratonadosol.com.br.
Novo mapa de prova garante mais eficiência para orientar os atletas. A Meia Maratona do Sol acontece no dia 11 de novembro
A novidade é o novo mapa da prova que sinaliza mais modernidade e eficiência para atender os corredores ao longo dos percursos, em especial o trajeto oficial, que é a meia maratona: segue pela BR-101, acessando o Campus Central da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) pela Avenida Passeio dos Girassóis, seguindo pela Avenida Doutor Sólon de Miranda Galvão até a Avenida Engenheiro Roberto Freire, pelo anel viário da universidade, em direção a um dos mais belos cartões postais da cidade, a Via Costeira, quando retorna ao estádio, no bairro de Lagoa Nova, voltando pelo mesmo itinerário.

Ao todo, a Meia do Sol contará com cinco postos de hidratação; três postos de controle, onde ficarão posicionadas as equipes de arbitragem; três locais estratégicos para ambulâncias, que também circularão no percurso programado e receberão o auxílio das motolâncias; um posto de hidratação isotônica excepcionalmente para os atletas que correrão os 21km; fotógrafos espalhados ao longo de toda a corrida e sete pontos fixos de câmeras fotográficas, além de todo o aparato de sinalização da corrida durante todo o trajeto.
Mapa da Meia Maratona do Sol
“Uma estrutura bem planejada pode colaborar para um melhor desempenho dos maratonistas. Por isso, todos os percursos foram pensados para promover o maior conforto e comodidade aos corredores durante o trajeto”, afirma Gabriel Negreiros, diretor da Fábrica de Esportes e Eventos e um dos organizadores da corrida.

Faltando menos de um mês para a prova, a competição deverá reunir seis mil corredores – mesma quantidade do ano anterior – sendo que metade do número esperado está garantida pelos maraturistas, que são aqueles atletas que viajam o país para participar de corridas de rua, movimentando os setores de turismo, comércios e serviços locais.

Como nas edições passadas, a Meia do Sol oferecerá aos corredores infraestrutura de nível internacional, gabaritada com as normas técnicas estabelecidas pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) e normas de segurança instituídas pelo Corpo de Bombeiros e Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio Grande do Norte (CREA/RN).

Segurança

Dada a grande quantidade de atletas que vão percorrer as distâncias ofertadas pela Meia do Sol, os corredores “pipoca” não poderão participar junto com os atletas devidamente inscritos. Uma vez mensurada, a prova é licenciada e organizada de acordo com a quantidade de participantes desejada pelo evento.

“A medida é necessária para a segurança de todos. A presença de não inscritos desequilibra toda a infraestrutura, podendo resultar em complicações nos itens de hidratação, até demora no atendimento médico. Para correr no dia da prova, o uso da camisa oficial da Meia do Sol não é obrigatório. No entanto, a identificação de número de peito e chip garantirá o acesso ao local de largada e demais benefícios da prova determinados no regulamento como o seguro do atleta, kit fruta, massagem pós-prova, acesso as ações dos patrocinadores e descontos nas academias WM Fitness e WM Health”, complementa Gabriel Negreiros.

Já para os potiguares que não vão participar da corrida, a Meia do Sol contará com o apoio da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU) e das polícias rodoviárias Estadual e Federal, minimizando os transtornos no trânsito que poderão ser provocados pelos trajetos ocupados para a realização da prova.

Meia entrada

Para que o direito à meia entrada seja garantido conforme determina o Estatuto do Idoso, o pagamento de 50% está assegurado para pessoas a partir dos 60 anos de idade. Com isso, a organização da prova conta com o auxílio da tecnologia para coibir fraudes.

No dia da prova, segundo o diretor da HC Sports, Nivaldo Pereira, que também organiza a Meia do Sol, a equipe de arbitragem estará apta a desclassificar esportivamente o atleta que competir em categoria que não seja a dele, seja um jovem correndo com inscrição de idoso, seja um homem correndo com inscrição de mulher.

“As ações que visam impedir as irregularidades passam por todos os períodos da prova, inclusive no período de inscrição e entrega do kit atleta. Para auxiliar a arbitragem a identificar as fraudes, o número de peito dos idosos será caracterizado de forma diferenciada. Mesmo assim, as pessoas que forem flagradas cometendo irregularidades poderão responder a processo criminal”, lembra.

Além de ser produzida pela Fábrica de Esportes e HC Sports, empresas responsáveis por organizar os principais eventos esportivos do Rio Grande do Norte, a Meia Maratona do Sol conta com patrocínio da Caixa Econômica Federal.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas