quinta-feira, 28 de março, 2024
25.1 C
Natal
quinta-feira, 28 de março, 2024

Olimpíadas: A China investiu alto na tecnologia e no design das 37 sedes

- Publicidade -

1 Estádio Nacional – Principal construção para as Olimpíadas de Pequim, é a maior sede dos Jogos, com capacidade para até 91 mil torcedores. Um dos locais que mais deverá receber público ao longo da competição, o Ninho – apelido recebido devido ao acabamento externo – será palco das cerimônias de abertura e encerramento do evento, além das competições de atletismo (pista e campo) e futebol.

2 Centro Aquático Nacional – Uma das obras mais caras para os Jogos, o Centro Aquático Nacional custou US$ 3,4 bilhões ao governo chinês. Com uma arquitetura arrojada, a construção recebeu o apelido de ‘Cubo d’Água’ e faturou os prêmios de design na Bienal de Veneza, em 2004. O Centro Aquático Nacional tem capacidade fixa para 6 mil torcedores

3 Estádio Nacional Indoor – Setor interno do Estádio Nacional, o ginásio poderá receber até 18 mil torcedores para acompanharem as competições de ginástica artística, trampolim e handebol. Construído em 2005 e localizado no Campo Olímpico, o Indoor continuará com as instalações esportivas depois dos Jogos, mas também ganhará a função de expocentro.

4 Hall de Tiro – Localizado no distrito de Shijingshan, a oeste do centro urbano de Pequim, o Hall de Tiro receberá as competições de tiro esportivo (distâncias de 10m, 25m e 50m) dos Jogos Olímpicos de Pequim. Erguido em 2004, poderá abrigar até 5 mil torcedores para acompanharem as disputas.

5 Estádio Wukesong Indoor – Sede dos torneios de basquete masculino e feminino, o Estádio Wukesong Indoor tem capacidade para 18 mil torcedores e está localizado na rota mais importante entre a capital Pequim e o centro tecnológico de Zhongguancun. Depois do encerramento dos Jogos Olímpicos, a edificação se tornará um dos centros esportivos mais importantes da capital chinesa.

6 Parque Olímpico de Remo e Canoagem de Shunyi – Uma das sedes que utilizarão a natureza de Pequim, o Parque Olímpico de Shunyi está localizada no vilarejo de Mapo, no município metropolitano de Shunyi. A raia será o local das disputas de remo e canoagem (velocidade e slalom) dos Jogos. A capacidade fixa do Parque Olímpico é de apenas 1,2 mil espectadores, mas foram instalados mais 15,8 mil lugares temporários.

7Velódromo de Laoshan – Segunda instalação erguida no bairro de Shijingshan, o Velódromo de Laoshan receberá as disputas de pista, BMX e Mountain Bike do ciclismo. Construído especialmente para os Jogos de Pequim-2008, quando poderá receber até 6 mil torcedores, o local terá a capacidade reduzida para 3,5 mil espectadores depois das Olimpíadas.

8 Ginásio da Universidade de Agricultura da China – Uma das arenas erguidas em campi universitários, o ginásio será palco dos torneios de luta livre em Pequim-2008. Tem capacidade temporária para pouco menos de 6 mil torcedores (5.845 oficialmente). Após os Jogos, sua lotação máxima será reduzida para 2 mil lugares.

9 Ginásio da Universidade de Pequim – Sede das competições de tênis de mesa, o Ginásio da Universidade de Pequim foi construído exclusivamente para os Jogos e poderá receber um público de até 8 mil pessoas. O local será utilizado como centro de várias modalidades, como handebol, basquete, badminton e vôlei, além de poder ser usado para aulas e educação física e recreação.

10  Ginásio da Universidade de Tecnologia e Ciência de Pequim – Palco do Mundial de Judô por equipes no final de 2007, o Ginásio da Universidade de Tecnologia e Ciência da capital chinesa receberá os torneios das duas artes marciais olímpicas: judô e taekwondo. Com capacidade para exatos 4.058 torcedores, a instalação terá mais 3.956 assentos temporários durante as Olimpíadas, totalizando 8.014 lugares.

11 Ginásio da Universidade de Tecnologia – Com a possibilidade de abrigar até 7,5 mil torcedores, o Ginásio será o local dos torneios de badminton e ginástica rítmica em Pequim-2008. Após as Olimpíadas, trará facilidades de treinos para os estudantes da Universidade de Tecnologia e será um dos centros oficiais de treinamentos da Federação Internacional de Badminton.

12Centro de Tênis – O Centro de Tênis em Pequim-2008 terá duas funções: além de receber as competições da modalidade durante os Jogos, irá florir o Olympic Green. Isso porque as três quadras principais do complexo esportivo foram projetadas de acordo com a flor de lótus (planta semelhante à vitória régia no Brasil). No total, 17,4 mil torcedores poderão acompanhar os torneios masculino e feminino.

13 Estádio Olímpico Shenyang – Um dos sete estádios destinados a receber as competições de futebol, o Estádio Olímpico de Shenyang  está localizado na capital da província Liaoning. Erguida exclusivamente para os Jogos, a arena tem capacidade para abrigar até 60 mil torcedores em suas instalações para acompanhar a partidas válidas pela primeira fase dos torneios de futebol masculino e feminino das Olimpíadas.

14 Estádio do Centro Olímpico – Localizado ao sul do Centro Esportivo Olímpico, o estádio foi inteiramente reformado para poder receber as competições de futebol e pentatlo moderno (corrida e equitação). A capacidade máxima da arena é de 40 mil torcedores.

15 Ginásio do Centro Esportivo Olímpico – Reestruturado para ser o palco de todos os jogos de handebol dos Jogos Olímpicos, o ginásio localizado no centro esportivo olímpico ainda ganhou a construção de três quadras que serão utilizadas para treinamentos. Na arena principal, 5.451 torcedores poderão acompanhar as partidas in loco.

16 Estádio dos Trabalhadores – O Estádio dos Trabalhadores foi construído em 1959, mas em 2007 precisou passar por uma árdua reforma antes de se adaptar aos padrões do Comitê Olímpico Internacional. Pertencente ao Hyundai, clube da primeira divisão chinesa de futebol, a arena está localizada no bairro de Gongti, distrito de Chaoyang. Além disso, é uma das maiores instalações dos Jogos de Pequim, com possibilidade de receber um público de até 64 mil pessoas.

17 Arena dos Trabalhadores – Instalada no Estádio dos Trabalhadores, também no distrito de Chaoyang, a arena receberá todas as categorias de boxe nos Jogos Olímpicos de Pequim. Nas arquibancadas, 13 mil torcedores poderão se aglomerar para acompanhar a nobre arte.

18 Arena da Capital – No aniversário dos 40 anos de sua construção, a Arena da Capital será palco das competições de vôlei das Olimpíadas chinesas. Erguida em 1968 no distrito de Haidian, passou por uma reforma para receber a modalidade. As arquibancadas do local podem suportar 18 mil torcedores.

19 Campo de softbol de Fengtai – Primeira instalação de Pequim-2008 a ser concluída, o Campo de Fengtai já havia sido reestruturado dois anos atrás, para receber o Mundial de softbol. Com a capacidade para 13,5 mil torcedores, o palco da categoria feminina do beisebol pertence ao Complexo Esportivo de Fengtai, que ainda possui um outro campo para o treinamento das seleções olímpicas.

20 Natatório de Ying Tung – Foi ampliado para poder receber as competições de pólo aquático e a natação do pentatlo moderno. Menor em relação ao outro Centro Aquático Nacional, o Natatório de Ying Tung tem a possibilidade de contar com público de 6 mil pessoas.

21 Circuito Laoshao de MTB – Anexo do Velódromo de Laoshao, o Circuito foi reformado para ser a sede das competições de Mountain Bike nos Jogos de Pequim e receber até mil pessoas. Depois das Olimpíadas, as alterações feitas para a competição serão retiradas, mas a pista continuará à disposição dos atletas chineses.

22 Arena de Tiro de Pequim – A Arena foi erguida em 2004 no distrito de Xiangshan para abrigar nove mil espectadores e todas as competições de tiro nos Jogos. Depois da competição, o local servirá de centro de treinamentos para a seleção chinesa da categoria.

23 Ginásio do Instituto de Tecnologia de Pequim – Não é só a Arena da Capital que receberá o torneio de vôlei das Olimpíadas. Com a capacidade para 5 mil pessoas, o Ginásio do Instituto de Tecnologia de Pequim será sede alternativa para algumas partidas. Após o encerramento dos Jogos, porém, as instalações serão utilizadas pelos alunos do Instituto para o treino de badminton.

24 Ginásio da Universidade de Aeronáutica e Astronomia de Pequim – Reformado exclusivamente para a realização dos Jogos Olímpicos, o local será a sede das competições de levantamento de peso e terá a capacidade para receber um público de até 6 mil torcedores.

25 Arena de Esgrima – Uma das oito sedes temporárias, a Arena de Esgrima acumulará três funções ao longo dos Jogos. Além dos torneios de florete, espada e sabre do tradicional jogo de espadas, o local também será palco das competições de esgrima e tiro do pentatlo moderno e uma das bases para a imprensa. Em setembro de 2007, a Arena recebeu a etapa final da Copa do Mundo de pentatlo moderno, evento que testou as instalações localizadas no Olympic Green com capacidade para 6 mil torcedores.

26 Campo Olímpico de Hóquei – Inaugurado no evento ‘Boa Sorte, Pequim’, o complexo esportivo conta com duas quadras para a prática de hóquei sobre grama: uma principal, com capacidade para 12 mil pessoas; e uma secundária, podendo receber até 5 mil espectadores. O local será demolido após os Jogos.

27  Arena Olímpica de Tiro com Arco – A Arena, localizada entre o Centro de Tênis e o Campo de Hóquei, receberá todas as competições de tiro com arco de Pequim-2008 e contará com público de até 5 mil torcedores. Depois das Olimpíadas, os equipamentos esportivos serão retirados e o local será transformado em parque.

28 Campo Wukesong de Beisebol – Sede das competições de beisebol, o Campo Wukesong terá três gramados para a prática da modalidade: dois principais para jogos e um para treinamento. Na arena principal, 12 mil torcedores poderão acompanhar as partidas, enquanto a secundária tem a capacidade para contar com 3 mil.

29  Arena Chaoyang Park de Vôlei de Praia – Construída em um antigo sítio industrial,  será  sede das competições de vôlei de praia. Das nove quadras construídas, no entanto, seis serão utilizadas para treino dos atletas, duas para aquecimento e apenas uma, com capacidade para 12 mil espectadores, terá os jogos.

 30 Pista Laoshan de Motocross – Assim como o Circuito de MTB, a Pista de Motocross faz parte do conjunto em que está presente o Velódromo de Laoshan, em Shinjingshan. Construída para receber 4 mil torcedores, a Pista será palco do BMX durante a competição.

31 Arena de Triatlo – A Arena de Triatlo foi projetada na região de Changping, englobando a área da Represa de Ming Tomb, e será o local de competição de triatlo. Com capacidade para abrigar até 10 mil pessoas para assistirem à disputa, a região será desmontada depois dos Jogos e reaparelhada para ser utilizada por alunos de várias escolas.

32 Circuito Urbano de Ciclismo de Estrada – A prova de ciclismo de estrada nos Jogos  não será realizada em uma instalação especial, mas sim ao longo das ruas da capital chinesa. No trajeto que será percorrido pelos atletas, o Comitê Organizador do evento realizou uma série de limpezas, reflorestamentos e reconstruções nos locais.

33 Arena Eqüestre de Hong Kong – Localizada no sudoeste da China, a cidade de Hong Kong, por sua tradição no hipismo (obtida sobretudo graças à ocupação inglesa durante os últimos séculos), ganhou o direito de sediar as competições da modalidade nos Jogos Olímpicos de 2008. Para isso, dois centros foram selecionados: o Shatin e o Country Club Beas River.

34 Marina de Qingdao – Localizada no leste chinês, a cidade de Qingdao é uma das mais importantes cidades portuárias do país mais populoso do mundo. Sede de todas as competições de vela, a marina foi equipada exclusivamente para a realização dos Jogos Olímpicos.

35  Estádio Olímpico de Tianjin – Uma das obras mais caras das Olimpíadas de 2008, o Estádio Olímpico de Tianjin custou cerca de US$ 880 milhões aos cofres chineses e será palco de partidas da primeira fase de futebol masculino e feminino. Tem capacidade para  até 60 mil pessoas.

36 Estádio Olímpico de Qinhuangdao – Localizado na província de Hebei, o Estádio Olímpico de Qinhungdao foi uma das primeiras obras a ser concluída para os Jogos, tendo sido entregue ao Comitê Organizador dos Jogos em julho de 2004. Receberá partidas da primeira fase de futebol e poderá abrigar 33.572 torcedores.

37 Estádio de Xangai – Por se tratar de um dos principais centros econômicos e turísticos da China, Xangai não ficou de fora da realização dos Jogos. Por conta disso, o Estádio Olímpico da cidade foi escolhido para ser palco também para receber partidas da primeira fase dos torneios de futebol (masculino e feminino). A arena foi uma das poucas que não foram construídas para as Olimpíadas de Pequim, tendo sido erguida em 1997.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas