sábado, 20 de abril, 2024
25.1 C
Natal
sábado, 20 de abril, 2024

OMS e Unicef se preocupam com cobertura mundial de vacinas infantis

- Publicidade -
Em julho, a Organização da Saúde e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) emitiram um alerta à comunidade mundial sobre a baixa cobertura vacinal de crianças no mundo. Segundo as entidades, os dados indicaram que 2021 apresentou o menor número de vacinações entre o público infantil nos últimos 30 anos.
A porcentagem de crianças que receberam três doses da vacina contra difteria, tétano e coqueluche (DTP3) – um marcador de cobertura vacinal – caiu de 86% para 81% entre 2019 e o ano passado. A cobertura da primeira dose da vacina contra o sarampo também caiu para 81% em 2021, o nível mais baixo desde 2008.
Em comparação com 2019, a OMS e o Unicef informaram que, no mundo, mais 6,7 milhões de crianças perderam a terceira dose da vacina contra a poliomielite e 3,5 milhões não tomaram a primeira vacina contra o HPV, imunizante importante que protege as meninas contra o câncer do colo do útero.
“Estamos testemunhando a maior queda continuada na imunização infantil em uma geração. As consequências serão medidas em vidas”, afirmou Catherine Russell, diretora executiva do Unicef. Os órgãos atribuem o declínio na cobertura vacinal ao número crescente de crianças que vivem em ambientes de conflito e de vulnerabilidade, o que acabam dificultando o acesso aos imunizantes; o aumento da desinformação sobre vacinas; e também os esforços focados no combate à covid-19, que teve o isolamento social como uma das estratégias adotadas. Contudo, Catherine rechaça a ideia de colocar o problema na conta da pandemia.
“Embora uma ressaca pandêmica fosse esperada no ano passado, como resultado das interrupções e lockdowns da covid-19, o que estamos vendo agora é um declínio contínuo. A covid-19 não é desculpa”, afirmou. “Precisamos recuperar a imunização das milhões de crianças que perderam suas vacinas ou inevitavelmente testemunharemos mais surtos, mais crianças doentes e maior pressão sobre os sistemas de saúde já sobrecarregados”, alertou a diretora do Unicef. 
- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas