ONC representa desafio aos alunos dedicados pelo estudo das ciências

Publicação: 2019-03-16 00:00:00 | Comentários: 0
A+ A-
Direcionada para estudantes devidamente matriculados no 9º ano do ensino fundamental e nas 1ª, 2ª e 3ª séries do ensino médio e estudantes da 4ª série do ensino técnico e que não tenham ingressado em curso superior de escolas brasileiras públicas e privadas, situadas em todo território nacional, neste ano letivo acontece a 4ª edição da Olimpíada Nacional de Ciências (ONC), que tem por objetivo despertar e estimular o interesse pelo estudo das ciências, como também aproximar, por meio do conhecimento, as instituições do ensino superior, os institutos de pesquisa e sociedades científicas das instituições do ensino médio e do fundamental.

A competição é aberta a estudantes do 9º ano do ensino fundamental e todas as séries do ensino médio
A competição é aberta a estudantes do 9º ano do ensino fundamental e todas as séries do ensino médio

Embora que voltado para estudantes de escolas públicas e particulares, será importante que as secretarias municipais de Educação, e a Secretaria Estadual de Educação (SEEC) incentivem as escolas jurisdicionadas no Rio Grande do Norte a participarem do evento.

Estudo tem demostrado que discente atuante em olimpíadas educacionais - como matemática, língua portuguesa, ciências- apresenta melhor desempenho na aplicabilidade do ensino e aprendizagem em sala de aula.

A ONC é promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações (MCTIC) e constitui um programa da Sociedade Brasileira de Física (SBF), Associação Brasileira de Química (ABQ) e pelo Instituto Butantã e Sociedade Astronômica Brasileira (SAB). Para participar desta edição, é necessário que estudantes se inscrevam a partir de 1º de junho até 6 de agosto de 2019. Podem participar alunos do ensino médio e do último ano do ensino fundamental (9º ano).

Primeira etapa é na escola
Para se inscrever é necessário que a unidade de ensino tenha, pelo menos, um professor credenciado. A primeira fase acontecerá nas escolas e a aplicação da prova que terá a duração máxima de três horas é de responsabilidade da escola/professor credenciado. As provas desta fase vão envolver questões de astronomia, biologia, física e química. As provas serão corrigidas pelos professores da escola, de acordo com a orientação e gabarito fornecidos pela Comissão da ONC (CONC). As notas da 1ª fase serão divulgadas no dia 30 de agosto e elas contarão como classificação para a 2ª etapa da Olimpíada.

A prova da 2ª fase terá a duração de quatro horas. A parte teórica terá 8 questões e se houver a parte experimental, terá no máximo três questões e valor de 40% da nota final. A 2ª etapa da Olimpíada acontece no dia 21 de setembro de 2019. A divulgação do resultado final será no dia 1º de novembro de 2019.

As inscrições, o regulamento e os resultados podem serão divulgadas na página oficial da ONC. A premiação está prevista para acontecer no dia 28 de novembro de 2019.









continuar lendo


Deixe seu comentário!

Comentários