sexta-feira, 29 de março, 2024
26.1 C
Natal
sexta-feira, 29 de março, 2024

Onde foi parar a praia dos jogos?

- Publicidade -

FUTEBOL - Uma arena com estrutura profissional foi montada em Potilândia para o beach soccerO Rio Grande do Norte tem um litoral com 400 quilômetros de extensão. Os Jogos Escolares do Estado – maior competição estudantil do país – contam com três modalidades de praia: handebol, futebol e vôlei. Mas, durante a fase final, em Natal, os três esportes são praticados em pontos urbanos ou escolas da cidade, bem longe do mar.

Segurança e transporte foram dois pontos apontados pelo professor Andrey Valério, subcoordenador do Futebol de Areia, para explicar a ausência dos esportes de praia em seu “habitat” natural. “O fato de não ter muita opção de transporte para as praias urbanas de Natal é um primeiro ponto”, confirmou Andrey. “Depois tem a questão da segurança. Não há como fiscalizar o movimento dos alunos na praia, o que poderia tornar-se perigoso. E se um grupo de alunos resolve tomar banho de praia e alguém se afoga?”, indagou.

Segundo Andrey, a arena com estrutura profissional montada no bairro de Potilândia é mais central e está sendo aprovada pelo público, principalmente, da comunidade que ganhou uma nova opção de lazer. “As arquibancadas estão sempre recebendo um bom público diariamente. Os jogos são bons o local foi aprovado por todo mundo”, destacou Andrey, que já pensa em levar eventos profissionais para a nova arena para esportes de praia.

O beach handebol saiu do complexo esportivo do Sagrada Família, onde é praticado o handebol de quadra, para virar atração no Colégio Auxiliadora, que fica há cinco minutos (à pé) da praia (dos Artistas). “Não dá para entender, realmente”, lamenta o professor André Tavares, técnico de handebol do Salesiano e da Facex, que sugeriu para o ano que vem a construção de uma arena – na praia – que possa comportar as três modalidades. Para Antônio Carlos (Cazuza), coordenador de esportes da Facex e que se dedicou ao vôlei de praia desde o primeiro ano da modalidade nos Jern’s, o grande problema é a falta de estrutura. Segundo ele, o governo oferece apenas o mínimo de estrutura.

De acordo com o professor Manoel Modesto, secretário da Codesp (Coordenadoria de Desportos do Estado), o motivo para não levar os esportes de praia para a praia é técnico. “Para montar a arena para o futebol de areia lá em Potilândia já foi difícil imagine para montar uma estrutura para três modalidades, onde para cada uma seria necessário duas quadras, além de banheiros, chuveiro, etc”, explicou Modesto. “Além da questão técnica (montar três arenas, cada uma com duas quadras), tem ainda o investimento que é muito alto e o espaço para construir três arenas”, concluiu Manoel Modesto.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas