quinta-feira, 18 de abril, 2024
28.1 C
Natal
quinta-feira, 18 de abril, 2024

ONG mobiliza voluntários no RN

- Publicidade -

O próximo final de semana será repleto de ação solidária. Os dias 25, 26 e 27 de abril serão dedicados ao Dia Global do Voluntariado Jovem em todo o país. Ações de cidadania e solidariedade vão envolver os jovens do Rio Grande do Norte que estão dispostos a doar ações para melhorar o mundo em que vivem.

“A grande idéia é de que os jovens escolham um problema. Perceber um problema em sua volta e agir para que toda a sociedade ganhe é ação solidária”, disse Mônica MacDowell, diretora da Ong Natal Voluntários. O dia Global foi oficializado em 2001, o ano do voluntariado. As ações solidárias aumentaram e, em 2002, o “dia global” passou a ser realizado em um final de semana.

Em Natal há mais de 40 ações cadastradas. Os problemas que o Estado enfrenta com chuvas e o aumento significativo do número de casos de dengue vão receber apoio de voluntários que já criaram ações para o “SOS chuva” (apoio solidário às vítimas das enchentes), e para a “caçada ao Aedes aegypti”, causador da dengue.

O voluntário que quiser colaborar com o Dia de Ação Global pode se inscrever no site do programa. Há inscrições para ações de grupos. O site www.diaglobal.org.br mostra a ação em todos os estados. “Ainda não dá para fazer um levantamento de quantas pessoas estarão envolvidas. Normalmente o número de voluntários aumenta muito na última semana”, justificou Mônica Macdowell.

O “Ação Global” ocorre nos dias 25, 26 e 27 de abril, porém, 20% das ações ultrapassam o final de semana e acontecem até o dia 15 de maio.  As ações são autônomas. Não há um encontro para reunir todos os voluntários. “Os voluntários trocam experiências entre si”, disse Mônica.

As ações envolvem a solidariedade de cada um. O projeto busca atrair o jovem para a solução dos problemas que os cercam. “É fundamental a participação extrapolar a ação. É necessário ultrapassar a ação voluntária. O enfoque agora é para a questão da cidadania”, falou a diretora da Ong Natal Voluntários.

O ano de 2008 foi definido como data internacional do saneamento. Com base nesse tema, Natal já apresenta grupos que vão atuar nesse tipo de ação. Uma delas é um trabalho capaz de transformar “óleo de cozinha” já utilizado em sabão ecológico, do grupo Escoteiros do Mar Artífices Náuticos.

O meio ambiente também receberá atenção especial. Mudas serão plantadas e há ação prevista para educação sócio-ambiental, que será realizada pelo grupo “A Roda” (Associação de Ritmos, Origens, Desenvolvimento e Aprendizagens). 

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas