sexta-feira, 29 de março, 2024
27.1 C
Natal
sexta-feira, 29 de março, 2024

ONG Natal Voluntários é reconhecida pela ONU

- Publicidade -

REPRESENTANTES - Membros das Nações Unidas em Natal A boa articulação com os setores público e privado e o engajamento das organizações não governamentais fizeram da ação voluntária desenvolvida em Natal uma referência mundial. O reconhecimento foi dado esse final de semana com a visita de representantes do Programa de Voluntários das Nações Unidas. A ONG Natal Voluntários foi escolhida para coordenar no Brasil os “8 Jeitos de Mudar o Mundo”.

Os representantes do programa desenvolvido pela Organização das Nações Unidas (ONU) concederam ontem, no Serhs Natal Grand Hotel, uma entrevista coletiva sobre o voluntariado e os objetivos do milênio. Durante o final de semana, eles acompanharam ações voluntárias na cidade. Na agenda constavam também audiências com a governadora, prefeito de Natal e presidente da Câmara Municipal.

“Viemos conhecer de perto e aprender um pouco sobre os projetos desenvolvidos aqui”, afirmou o diretor regional para América Latina do programa, Douglas Evangelista. Segundo ele, a qualidade do voluntariado em Natal é resultado de um processo de associativismo. “O que mais importa é ser de qualidade e sustentável”, frisou ele, destacando que Natal sempre se destacou no aspecto da criatividade.

Segundo o diretor geral do Programa de Voluntários da ONU, André Carvalho, a idéia de conscientização do trabalho voluntário é essencial para projetos na área. Ele destacou a capacidade de Natal em construir parcerias. “Os objetivos do milênio são baseados nas opiniões e decisões dos líderes de estado; por isso a importância de uma boa articulação”, observou.

André Carvalho destacou ainda que as organizações que trabalham com o voluntariado precisam das decisões das autoridades para facilitar o trabalho. “O setor público toma as decisões, o privado gera riqueza; precisamos desse atores importantes”, falou ele, ressaltando que Natal tem um trabalho avançado nessa área. Para a presidente do Natal Voluntários, Mônica Mac Dowell, a visita dos representantes da ONU serve, antes de tudo, como um estímulo. “Percebemos que estamos no caminho certo.” Como exemplo de articulação, ela citou o projeto Asa Branca, em que o Natal Voluntários intermedia instituições públicas e privadas para capacitar e inserir no mercado de trabalho, por meio da educação, jovens de baixa renda.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas