terça-feira, 23 de abril, 2024
28.1 C
Natal
terça-feira, 23 de abril, 2024

ONGs fazem aliança para conter consumo de álcool

- Publicidade -

Brasília (AE) – Inspiradas no sucesso da política antitabagista, organizações não-governamentais de várias partes do mundo resolveram fazer uma nova aliança, desta vez para traçar estratégias de combate ao consumo excessivo de álcool. A decisão foi por representantes de ONGs de mais de uma dezena de países, que se reuniram há duas semanas na sede Organização Mundial da Saúde (OMS), em Genebra, Suíça.

“Ficou claro que, sem uma união mundial, dificilmente conseguiríamos formar – e aprovar – um documento semelhante à convenção-quadro do tabaco”, afirmou o psiquiatra Ronaldo Laranjeira, professor da Universidade Federal de São Paulo, presente à reunião.

A idéia inicial é fazer e divulgar pesquisas que demonstrem os estragos provocados pelo consumo excessivo do álcool. Ponto de partida semelhante ao que foi adotado pelos grupos antitabagistas. “Bebidas alcoólicas são socialmente aceitas, mas é preciso alertar o mundo que, em caso de consumo excessivo, as bebidas têm um impacto negativo tanto em aspectos sociais quanto de saúde”, afirma Laranjeira.

Uma das estimativas brasileiras é de que quase 10% da população seja dependente do álcool. “Não há níveis seguros de consumo de cigarro. O primeiro já provoca estragos para a saúde”, observa Laranjeira. “Mas a dependência do álcool traz estragos de grande monta: perda de emprego, problemas de convívio social, familiar.”     

Ao contrário do que possa parecer, as ONGs contrárias ao abuso do álcool têm um caminho duro a percorrer. Além de mostrar o potencial negativo que o excesso de consumo pode provocar, as ONGs vão lidar com uma indústria que já aprendeu muito com os erros das fabricantes de cigarros. “Nós vamos adaptar estratégias de ONGs antitabagistas, mas eles (os produtores), por sua vez, já iniciaram uma série de medidas de defesa”, afirma Laranjeira.

Como exemplo, ele cita a auto-regulamentação da propaganda de bebidas e as campanhas para que as pessoas não dirijam depois de beber. “São medidas consideradas simpáticas, mas que não têm efeito protetor”, garante Laranjeira.

Em sua avaliação, as medidas foram reforçadas depois de o governo preparar a Política Nacional de Álcool e Drogas, um documento que trazia, entre suas principais ações, a restrição da propaganda de bebidas. Pronto, já submetida à audiência pública, a proposta custa a ser colocada em prática. Ela está há mais de um ano em “avaliação”.

O governo criou uma câmara técnica para discutir o assunto. Três reuniões foram feitas em 2005. Neste ano, nenhum encontro foi realizado. O primeiro está marcado para o fim deste mês.

De concreto, nada avançou. “Não há consenso sobre o assunto, no próprio Congresso há 85 projetos sobre o tema”, afirma o coordenador do Programa de Saúde Mental do Ministério da Saúde, Pedro Gabriel Delgado. A pasta dirige uma Câmara Técnica (CT), formada também pelos ministérios da Justiça, Agricultura, Educação, Cultura, representantes do Senado e da Anvisa.

A CT propõe que o Senado aprove uma lei sobre o tema ou que se aguarde um momento mais propício politicamente para o governo enviar seu projeto de lei. Duas estratégias que, para analistas, significam apenas uma coisa: empurrar com a barriga a discussão. 

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas